Os museus espalhados por vários países, ressaltam a importância de explicar a história e origem dos povos de diferentes localidades. No Brasil, a desvalorização e negligência da cultura exposta dentro dos museus, por parte do Governo Federal é preocupante, pois demonstra que não há importância da preservação da biografia do povo brasileiro, o que deveria ser diferente.
Museu, conhecido também como templo das Musas, é a instituição dedicada a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou valor artístico. O Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, que infelizmente foi alvo de incêndio em 2018 por falta de manutenção, contava com mais de 20 milhões de itens de valor sociocultural para o país. Com o ocorrido o prejuízo dos acervos foi quase total. Essas instituições são importantes para a educação e ensino de crianças e jovens, que podem compreender como a cultura, a religião, a sociedade e a economia do país foi fundada e moldada desde os momentos mais antigos até os dias atuais.
A ausência de recursos e verbas para a manutenção e reformas nos museus do Brasil, faz com que o conhecimento e interesse da população em desfrutar desses espaços de ensino diminua ou até mesmo seja inexistente. Segundo o filósofo John Locke, essas ações são de violações do “contrato social”, já que os responsáveis por isso, ou seja, as organizações governamentais, não cumprem com a função de garantir que esses locais sejam visitados pela própria população brasileira. Com esses acontecimentos, os bens históricos e o povo sofrem com o tratamento que os museus estão levando, colocando em risco a compreensão acerca dos anos passados.
Portanto, medidas devem ser tomadas para que a memória e consciência sobre o país sejam conservadas. Uma reestruturação dos museus deve ser feita pelo Governo Federal em conjunto com a Secretaria da Cultura, mostrando a importância de preservar os artefatos históricos dos brasileiros. As instituições de ensino devem incentivar a visita a esses lugares com guias que possam ensinar sobre as diferentes áreas expostas nos museus. Com isso, evitando acidentes e perda de artigos dos antepassados.
Agradeço se corrigirem conforme Enem. ;)
jenneg
Bom dia,m tudo joia? Vamos começar então
Introdução: Começou de forma muito boa, mas acho que se quiser seguir o modelo da redação MIL, você poderia citar algum repertório sócio-cultural nos três primeiros parágrafos, seguindo dica da planilha de 40 redações nota mil do Lucas Felpi (recomendo ver)
D1: O modelo enem pede no mínimo 6 conectivos na redação, sendo um no começo de cada parágrafo e o restante espalhado pelo texto. Você começou sem. Tente usar: em primeiro plano, em primeira análise, etc.
D2: mesma coisa, apenas gostaria de parabenizar todo o resto do parágrafo
C: começou muito bem, porém não seguiu os 5 elementos da proposta de intervenção que são: ação, agente, modo/meio, detalhamento e finalidade, que são pedidos pelo modelo ENEM
[email protected]
Oii
Achei sua redação muito boa, tem bastante coesão, acho que para os critérios de avaliação do enem ela se encaixa muito bem, só não tenho muita certeza se conseguiria os 200 pontos na C1, pois pelo que vi os que conseguem, tem uma escrita muito formal mesmo, mas acho que você foi muito bem.
malu03
Amigo (a) , sua redaçao esta bem elaborada em questao de organizaçaodos pararafos, apresenta bastante citaçoes, e estatiscas, as palavras estao bem relacionadas entre si. O que EU mudaria é o fato de apresentar uma citaçao do Governo Federal, nao sei se voce esta estudando para o Enem, mas ja vi videos de professores dizendo, que normalmente alunos perdempontos na redaçao,por citaram algo relacionado. Por mais que seja importante, ne.
Mas de resto nao tenho oque questionar, esta bem bacana :)
Phalange kkkkkkk, friends, ne?