“Se queres prever o futuro, estude o passado”. Tais palavras do filósofo Confúcio denotam a importância da memória e compreensão da história para a construção do futuro. No entanto, atualmente nosso país enfrenta a desvalorização social dos principais “responsáveis” pelo zelo de acervos históricos: os museus. Assim, cabe analisarmos este cenário a fim de encontrar medidas remediativas para esta situação.
Inicialmente, vale ressaltar que nos últimos anos a destruição de acervos importantes por incêndios nos museus se tornou recorrente, e até mesmo comum. No caso mais recente, do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, perdemos um dos itens mais valiosos: Luzia, o fóssil mais antigo encontrado nas Américas. Com isso, notamos que o desdenho da história faz com que esta seja aos poucos apagada e, infelizmente, possa ser esquecida.
Por outro lado, os avanços da tecnologia nos permitem ter acesso às exposições artísticas e históricas pela internet, muitas vezes gratuitamente. Esse tipo de iniciativa pode democratizar a experiência de visitar um museu, além de garantir melhor conservação dos acervos, pois não precisam mais ficar expostos a todo tempo.
Portanto, é necessário que o Ministério da Educação, junto à Secretaria Especial da Cultura, implemente por meio da Base Nacional Comum Curricular visitas periódicas à museus – presenciais ou virtuais – que se relacionem aos conteúdos discutidos em sala de aula. Tais atividades devem ocorrer, no mínimo, anualmente a partir do Ensino Fundamental I, para que, além de alunos que saibam sobre história e arte, as escolas possam favorecer a compreensão e conscientização por parte deles, e assim possamos construir um futuro melhor.
Yasmin Gouveia
Vou pautar algumas coisas que percebi, caso eu esteja errada me avise ;)
Primeiro: Eu particularmente considero a introdução a parte mais importante do texto, uma vez que a mesma contém “spoilers” de tudo o que será tratado no texto. Contudo, percebi que ela está um pouco incompleta. Sua citação foi genial e você contextualizou muito bem o assunto, parabéns! No entanto, faltou mais foco na pincelada da sua tese. Senti falta daquela quebra de realidade que a intro deve trazer. Faltou mostrar que nem tudo são flores de maneira mais crítica. Dica: quando for reescrever, deixe altamente claro que a ideia do filósofo está sendo violada, não quebre a tese.
Outra coisa: não entendi porquê a palavra “responsáveis” está com aspas, pois elas trazem ideia de logo incerto nesse caso, e vc deve apresentar tudo com muita certeza e clareza.
Mais uma coisa: você não está tão presente no seu texto. Apesar de utilizar o verbo “analisarmos”, não senti que você está realmente preocupada com esse problema. Dica: utilize a palavra “infelizmente” na intro ex: “infelizmente esse impasse está cada dia mais evidente”. Obs: a redação é a parte mais humana da prova, esteja presente nela.
Segundo: utilize sinônimos. Evite AO MÁXIMO repetir termos.
Outra coisa: citar um fato histórico de tamanha importância foi muito bom, mas não senti firmeza no seu argumento ao terminar o parágrafo. Cite como o descuido por parte dos responsáveis em garantir a preservação desses itens podem afetar ainda mais a estrutura histórica do Brasil.
Terceiro: cadê o aprofundamento no terceiro paragrafo? Essa parte do texto é de extrema importância, pois deve conter argumentos mais profundos acompanhados de dados estatísticos. Ao invés de fazer isso você apresentou uma proposta de intervenção estranha e vazia, e fugiu do tema, isso fez com que essa parte do texto não tivesse nenhum sentido.
Outra coisa: seus parágrafos não estão conectados. Parece que vc pegou partes isoladas de textos qualquer e juntou em um só. Apenas conectivos não bastam, o assunto precisa estar bem estruturado.
Mais uma coisa: foque em estudar a estrutura da dissertação pra entender o que deve conter em cada parágrafo.
Obs: eu descartaria completamente esse parágrafo. Foi uma total ofensa a pessoas que valorizam as visitas ao museu. Além disso Tudo foi muito contraditório. Você disse no primeiro parágrafo que a preservação desses locais é algo inerente, mas depois demonstrou certa indiferença dizendo que as tecnologias substituem essa área física o que não é verdade. Você precisa defender com unhas e dentes o que vc citou no início do texto, mantenha sempre a mesma linha de raciocínio.
*** por que citou a secretaria especial da cultura se ela é responsável pelo turismo? Cite apenas a Secretaria de Cultura que garante a preservação dessas áreas. Uma boa seria citar o estatuto dos museus/legislação museológica que prevêem estas coisas. Dica: estude mais sobre as leis, leia artigos… não coloque qualquer coisa no seu texto.
*** “… além de alunos que saibam sobre história e arte…” o q vc quis dizer com isso? Não tem conexão. O q vc quis dizer com “…favorecer a compreensão”?. Dica: CUIDADO com a conjugação dos verbos e a maneira como as palavras estão posicionadas. Foi bom vc dizer que isso deve estar no dia a dia dos alunos de maneira que eles cresçam entendendo que o tema é algo de suma importância para a vida do brasileiro, mas você não soube colocar isso muito bem.
JaySouza1
Olá, tudo bem? Espero que sim!
Bom…
Sua redação vem bem estruturada e contextualizada, no entanto há alguns erros gramaticais e quebra das teses, é necessário destacar elas para o leitor. A conclusão ficou muito boa e eu gostei, porém falta detalhar, ok?
Tirando esses equívocos, está muito bom e obedece boa parte das competências do Enem, não sei se posso dar uma nota, mas daria de 800 a 860 pontos. Parabéns!