A importância dos museus para a preservação da memória social

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A origem dos museus remete à Grécia Antiga, onde eram realizadas exposições  de artefatos na ágora. Desde esse período, já se compreende a importância que a memória social tem para um povo. Seja no âmbito político ou  filosófico, entende-se que museus representam instituições de intenso valor de coesão para a sociedade e de manutenção e responsabilidade de todos.

A mitologia grega trás consigo uma narrativa relacionada a existência de locais onde fossem expostos itens que representassem estruturas culturais, políticas e sociais, seja de sua época, seja do passado. Esse mito trazia consigo uma relação direta entre a memória e a sabedoria, demonstrando a compreensão de que não é possível tomar boas decisões, seja na vida pessoal ou na esfera pública, sem ter uma consciência clara dos acontecimentos do passado. A necessidade de elaboração de uma narrativa mítica reforça a importância atribuída pelos gregos a ideia de um museu.

Paralelo a isso, tem-se que, atualmente, alguns países compreendem o potencial que museus tem para relembrar os acontecimentos (bons ou ruins) que acometeram sua população. Por exemplo, o Museu de Munique, na Alemanha, cita os horrores praticados pela nação no período da Segunda Guerra Mundial. Esse fato, além de trazer à memória dos alemães o horrendo retrato da Segunda Guerra, representa um compromisso que o próprio Estado, enquanto tal, assume, perante a população, de nunca mais praticar tais atos.

Portanto, é necessário reforçar na população a necessidade da manutenção de museus. Através de parcerias público-privado de incentivo a cultura ligados a educação, o Estado pode organizar eventos, mostras ou passeios com o intuito de familiarizar os alunos ao conceito e ambiente de um museu, fazendo com que estes percebam progressivamente a importância de rememorar a sua história, desenvolvendo um maior grau de sua consciência enquanto povo.

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4 Correções

  1. C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 120
    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 200
    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 200
    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
    Nota Final: 840

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  2. a introdução e desenvolvimento 1 ficaram perfeitooos
    acredito que o 2 desenvolvimento vc possa melhorar um pouco mais, organizar um pouco melhor
    acho q tb n precisava de “bons ou ruins”
    tb aconselho a trazer uma citação e dados.

    Paralelo a isso, tem-se que, atualmente, alguns países compreendem o potencial que museus tem para relembrar os acontecimentos “”(bons ou ruins)”” que acometeram sua população. Por exemplo, o Museu de Munique, na Alemanha, cita os horrores praticados pela nação no período da Segunda Guerra Mundial. Esse fato, além de trazer à memória dos alemães o horrendo retrato da Segunda Guerra, representa um compromisso que o próprio Estado, enquanto tal, assume, perante a população, de nunca mais praticar tais atos.

    Pessoalmente, eu organizaria assim, acredito que fiquei um pouco mais coeso..

    Paralelo a isso, tem-se o Museu de Munique, na Alemanha, que cita os horrores praticados pela nação no período da Segunda Guerra Mundial. Esse fato , representa a compreensão do país no potencial que museus tem para relembrar os acontecimentos, além de trazer à memória dos alemães o horrendo retrato da Segunda Guerra, representando um compromisso que o próprio Estado, enquanto tal, assume, perante a população, de nunca mais praticar tais atos.

    daria 800

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  3. Sua redação está ótima, mas você não pode usar 1° pessoa no texto como você fez em “Paralelo a isso, temo que” você nunca pode ser colocar na redação.
    Quanto a sua proposta quem do estado vai cuidar disso? É importante ressaltar quem vai tomar a previdência, por exemplo no seu caso poderia ser o ministério da cultura

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  4. Eu acho que sua redação esta boa, voce fez o uso repertórios que são bons e gostei muito da sua introduçao, mas eu senti falta de argumentação, nao consegui visualizar nenhum “problema”, entao talvez no enem voce perderia pontos por isso, tambem observei alguns erros que foram apontados nessas outras correçoes, mas em geral esta boa

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