Atualmente, no século XXI, com o advento de novas tecnologias e o avanço nos meios de comunicação, vivemos um tempo conhecido como Era da Informação. Porém, utilizando os conceitos postulados pelo filósofo Zygmunt Bauman, no que diz respeito à Modernidade Líquida, a relação das pessoas com o conhecimento e a informação, tornou-se vazia em significado. Nesse contexto, o Brasil é um país que precisa reafirmar a importância de museus e da História e, além disso, que deve preservar a memória social e cultural de sua população.
Com isso, deve-se notar o quão importante é analisar o seu passado histórico. De acordo com Winston Churchill, quanto mais uma pessoa olha para o passado mais longe ela consegue enxergar o futuro. Nesse sentido, a Museologia deve ser valorizada, visto que, através dela é possível analisar contextos políticos, econômicos e culturais de diversas outras sociedades. E, dessa forma, pode-se observar o seu presente, para que, de forma efetiva consiga-se construir possibilidades futuras. Por isso, o Estado não pode privar da sua população uma ferramenta tão importante como os museus.
Ademais, para que uma sociedade consiga se desenvolver e evoluir, é necessário que os seus integrantes saibam de onde partiram e o objetivo que pretendem conquistar. Nesse âmbito, o escritor Ariano Suassuna disse que, um povo só é forte quando sua cultura é bem disseminada entre todos, e que, assim, qualquer novo conhecimento ou informação irá agregar para uma comunidade bem construída, com conceitos aprofundados. Levando isso em conta, é mais que evidente que não se pode ignorar o grande valor das instituições que organizam artefatos e mentefatos, para que estes consigam representar toda uma época.
Portanto, com base no que foi proposto, o Governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação, deve organizar palestras e eventos em escolas públicas, contratando profissionais como filósofos e historiadores, para incentivar a ida à museus e contar sobre o nosso legado histórico. Para que, com isso, se construa uma sociedade melhor e plena em desenvolvimento. Finalmente, desse modo estaremos ultrapassando a Modernidade Líquida, e merecendo a denominação de Era da Informação.
Kamzsiqueira
Oii, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Recomendo que não use “atualmente”.
2- Não há necessidade de trazer duas alusões na sua introdução. Você deixou apenas duas linhas para mencionar sua tese e contextualizar com a situação brasileira. Atenção, trabalhe seus períodos de forma a abordar claramente o rumo de seu parágrafo.
3- Postulados são conceitos, incluir ambos em uma mesma sentença torna a frase redundante. Coloque apenas “(…)utilizando os postulados de Zygmunt Bauman(…)”.
4- “História” com “h” minúsculo.
5- Retire o “que” depois de “além disso”.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- Vírgula depois de “passado”.
2- Retire a vírgula depois de “visto que”.
3- Retire o ponto depois de “e” e acrescente vírgula.
4- Remova “pode-se” e “o seu”, adicione “(…)é exequível examinar seus reflexos no presente(…)”
5- Remova a vírgula antes “para que”.
6- Vírgula depois de “efetiva”.
7- Mova o “da” e substitua por “à”.
8- “Quanto os”.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 2:
1- Converta para “(…) o escritor Ariano Suassuna exprime que um povo (…)”
2- Você também pode mencionar que é ele, isso traz para o seu corretor a ideia de que você tem não sabe apenas o raso sobre a citação a qual está mencionando. Ex: “(…)o escritor Ariano Suassuna- importante dramaturgo brasileiro- exprime que (…)”.
3- Resuma a sua citação e argumente mais.
4- Você repetiu “que” muitas vezes em um curto período, altere por frases que não precisem utilizar essa conjunção.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise da Conclusão:
1- Não precisa colocar “Governo Brasileiro”.
2- Seu parágrafo tem períodos confusos.
3- Organize melhor seus agentes conclusivos.
4- “O Ministério da Educação, deve por meio de(…)”.
5- Bem, ao invés de levar historiadores e filósofos para as escolas, não seria uma melhor proposta organizar visitas à museus, de modo a propor a preservação da memória social?
6- Mova a vírgula depois de “historiadores”.
7- Retire o ponto antes de “para”.
Dica: Seu texto apresenta exagero de vírgulas, estude mais sobre pontuação, uma vez que ela pode diminuir significativamente a sua pontuação na C1. Dá para perceber que você tem uma base na dissertação, todavia, sugiro que procure mais sobre a construção da introdução. Cuidado com muitas alusões e pouca argumentação, o que você menciona tem muito peso, mas o que tu fala com tuas palavras tem mais ainda, sua alusão é apenas uma cereja, seu ponto de vista é seu bolo, e ele que precisa ter destaque.
Total: 720
C1: 80
C2: 120
C3: 120
C4: 200
C5: 200
Boa sorte!!!
Vai dar tudo certo. :))
AliceRodrigues500
A principio uma redação merecedora de aproximadamente 850 pontos.
-Sem nenhum erro de coesão e coerência ou gramatical.
-bem estruturado e desenvolvido
– boa explicação da proposta de intervenção
–o único problema que pontuo, é alguns erro de pontuação ao decorrer no texto. principalmente o uso da virgula.