Fahrenheit 451, obra de Ray Bradbury, apresenta em sua distopia a realidade de um local onde os livros são proibidos, e junto a eles, todas as suas histórias e críticas sociais são censuradas. Fora da ficção, o combate ao conhecimento ainda é constante, dessa vez, através da intolerância quanto às memórias: os museus, que retém todo o acervo histórico e cultural do país vem sendo negligenciados, mesmo estes tendo um grande potencial para a correção de erros já cometidos e a base para a evolução científica e tecnológica nacional. Mediante a isso, torna-se indubitável debater acerca da importância dos museus para a preservação da memória social.
Nesse sentido, é importante evidenciar que os artefatos históricos têm grande valor memorial, sobre tudo, no que se refere aos erros cometidos no passado que não podem ser repetidos. A Ditadura Militar, iniciada em 1964, é considerada um dos períodos mais difíceis da democracia brasileira: a censura à liberdade política e de expressão e as torturas vigentes da época marcaram um grande entrave social que não pode ser aceito mais uma vez. Assim, guardar os relatos e as vivências desse período tão conturbado é necessário, pois, isso alerta a sociedade para reconhecer possíveis ameaças contra a democracia novamente, através da preservação da memória social.
Outrossim, resguardar os museus também é importante para as lembranças e os feitos científicos nacionais, auxiliando o descobrimento de novos fatos e relembrando a necessidade da ciência no país. A Teoria da Relatividade, publicada por Albert Einstein no século XX, descreve vários fenômenos astrofísicos, dentre eles, a existência de Buracos Negros, presença comprovada cerca de cem anos depois, através de estudos e de um registro fotográfico que “viralizou” no mundo inteiro. Tal comprovação pôde ser feita tomando como base os estudos de Einstein, e que confirma assim, a relevância de manter estudos e obras científicas, não só para retomar a memória, mas também como desenvolvimento e base tecnológica para mais descobrimentos.
Portanto, ao se deparar com a importância das obras e dos momentos históricos do país, é necessário garantir a preservação dessas cuidando dos museus nacionais que as guardam. É preciso que o Poder Legislativo fiscalize os cuidados com os museus brasileiros por meio de acompanhamentos estatais, a fim de preservar as memórias contidas neles, ademais, cabe também à mídia juntamente à ONGs especializadas criar uma conscientização para dar mais valor às obras históricas e culturais, por meio de campanhas publicitárias que incentivam as idas aos museus. Por meios como esses será possível garantir a memória social e toda sua importância, evitando situações como a de Fahrenheit 451.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎ Fahrenheit 451, obra de Ray Bradbury, apresenta em sua distopia a realidade de um local onde os livros são proibidos, e junto a eles, todas as suas histórias e críticas sociais são censuradas. Fora da ficção, o combate ao conhecimento ainda é constante, dessa vez, através da intolerância quanto às memórias: os museus, que retém todo o acervo histórico e cultural do país vem sendo negligenciados, mesmo estes tendo um grande potencial para a correção de erros já cometidos e a base para a evolução científica e tecnológica nacional. Mediante a isso, torna-se indubitável debater acerca da importância dos museus para a preservação da memória social.
OBS:
▪︎Nesse caso a vírgula deve vir depois do ( e ) ficando assim (e, junto a eles, todas…).
▪︎Uso inadequado de (através) uma vez que significa algo que atravessa. Subtitua por (por meio ou por intermédio).
▪︎Equívo de vírgula depois de (dessa vez).
▪︎(dessa vez, através da intolerância quanto às memórias: os museus). Isso aqui tá sem coesão.
▪︎Deixe sua tese clara.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Nesse sentido, é importante evidenciar que os artefatos históricos têm grande valor memorial, sobre tudo, no que se refere aos erros cometidos no passado que não podem ser repetidos. A Ditadura Militar, iniciada em 1964, é considerada um dos períodos mais difíceis da democracia brasileira: a censura à liberdade política e de expressão e as torturas vigentes da época marcaram um grande entrave social que não pode ser aceito mais uma vez. Assim, guardar os relatos e as vivências desse período tão conturbado é necessário, pois, isso alerta a sociedade para reconhecer possíveis ameaças contra a democracia novamente, através da preservação da memória social.
OBS:
▪︎(sobre tudo) se escre junto (sobretudo).
▪︎Equívoco de vírgula depois de (sobretudo).
▪︎Ausência de vírgula depois de (expressão).
▪︎(é necessário, pois, isso alerta a sociedade para reconhecer possíveis ameaças contra a democracia novamente, através da preservação da memória social) tá sem coesão.
▪︎Use conectivos para ligar as partes do seu texto.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Outrossim, resguardar os museus também é importante para as lembranças e os feitos científicos nacionais, auxiliando o descobrimento de novos fatos e relembrando a necessidade da ciência no país. A Teoria da Relatividade, publicada por Albert Einstein no século XX, descreve vários fenômenos astrofísicos, dentre eles, a existência de Buracos Negros, presença comprovada cerca de cem anos depois, através de estudos e de um registro fotográfico que “viralizou” no mundo inteiro. Tal comprovação pôde ser feita tomando como base os estudos de Einstein, e que confirma assim, a relevância de manter estudos e obras científicas, não só para retomar a memória, mas também como desenvolvimento e base tecnológica para mais descobrimentos.
OBS:
▪︎Equívoco de vírgula depois de (dentre eles).
▪︎Novamente uso inadequado de (através) ao mesmo tempo uma repetição e isso afeta a competência 4.
▪︎(e que confirma assim, a relevância de manter estudos e obras científicas, não só para retomar a memória, mas também como desenvolvimento e base tecnológica para mais descobrimentos) Solto.
▪︎Use conectivos.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, ao se deparar com a importância das obras e dos momentos históricos do país, é necessário garantir a preservação dessas cuidando dos museus nacionais que as guardam. É preciso que o Poder Legislativo fiscalize os cuidados com os museus brasileiros por meio de acompanhamentos estatais, a fim de preservar as memórias contidas neles, ademais, cabe também à mídia juntamente à ONGs especializadas criar uma conscientização para dar mais valor às obras históricas e culturais, por meio de campanhas publicitárias que incentivam as idas aos museus. Por meios como esses será possível garantir a memória social e toda sua importância, evitando situações como a de Fahrenheit 451.
OBS:
▪︎Ausência de vírgula depois de (museus brasileiros).
▪︎Coloque um ponto final depois de (contidas neles).
▪︎Ausência de vírgula depois de (à mídia).
▪︎Erro de concordância em (à ONGs) o correto é (às ONGs), visto que ONGS está no plural.
▪︎Repetição de (por meio).
▪︎Poderia ter detalhado mais sua solução. Quem iria participar dessas campanhas publicitárias? Detalhe.
NOTA:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 140
C5: 160
TOTAL: 780
Qualquer coisa estou à disposição.
cartola682
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 160
Uso incorreto de vírgulas e algumas palavras ex:. sobretudo
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Bom uso dos conhecimentos históricos para embasar a tese.
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160
Uso incorreto do indubitável. Ficou incoerente.
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200
Tem todos os 5 elementos
FabioCS
Olá estou avaliando como aluno.
Primeiramente seu texto ficou muito bom sério, super bem construído.
O que tenho a colocar é o uso de aspas “” quando for mencionar uma obra, ficar atento a alguns pontos como sentido de palavras e expressões, percebi de alguns termos atrapalharam um pouco na leitura, então ler novamente o texto mais calmamente pode ajudar a encontrar esses pequenos erros.