A importância dos jovens no mercado de trabalho (NÃO É ENEM)

  • 1

(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:

I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.

II ESTRUTURA:

Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.

III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)

(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)

Segue a redação:
                     Na sociedade espartana, os adolescentes eram educados e treinados para serem guerreiros e líderes militares. Isso é um exemplo de que há muito tempo os jovens vem sendo a base para o futuro do país. Nessa perspectiva, a inserção do jovem no mercado de trabalho é de extrema importância para o futuro do Brasil. Pois para garantir a evolução do mercado ocupacional trabalhista, é preciso investir na atual geração. Entretanto muitos deles ainda encontram dificuldades para serem empregados.

                      De início, é notório destacar que desde a terceira evolução industrial, a grande quantidade de mão de obra utilizada foi substituída por máquinas. Desta forma, na contemporaneidade a tecnologia tem se inovado e avançado cada vez mais. Dessarte, a famigerada Geração Z, uma geração conectada e ágil, que destaca-se por sua capacidade de multitarefas, é uma excelente aliada para as empresas devido a sua facilidade com as novas tecnologias do mercado de trabalho.

                                  Ademais, cabe destacar que por mais que esses jovens tenham qualidades inovadoras, muitas empresas preferem pessoas mais experientes. Outrossim, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, as chances de pessoas mais novas conseguirem o primeiro emprego é de 64% menor do que para adultos mais experientes.

                                       Portanto, ainda que os jovens sejam o futuro do mercado de trabalho, mesmo sendo um geração que acompanha com facilidade as inovações tecnológicas trabalhística, é desvalorizado pelas empresas, perdendo para pessoas mais velhas e com mais tempo de trabalho. Dessa maneira, comprometendo o futuro do mercado ocupacional trabalhista.

(OBS: Peço desculpas se a minha explicação em relação a pontuação ficou grande, é que muitas pessoas criticaram as minhas redações porque se basearam no Enem, chegando até a dar votos negativos nelas, o que na minha opinião não acrescenta em nada).

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução ótima, mas faltou uma sequência lógica sobre o tema, também teve alguns erros de português na pontuação.
    Desenvolvimento: Ficou muito bom, mas acho que para ter uma coerência, você poderia colocar os dados primeiros e depois os seus argumentos.
    Conclusão: Deu para entender a ideia, mas acho que você poderia usar mais advérbios e conjunções conclusivas

    • 1
  2. Sua introdução ficou maravilhosamente boa ao meu ver seu repertório é muito bom mas senti falta de um olhar crítico em relação ao tema , você não deve deixar informações soltas , tem que ter uma sequência então é importante vc usar no final de seus desenvolvimentos um conectivo ” Dessa modo ” Dessa forma ” fechando seu parágrafo com sua marca de autoria pra não ficar apenas descritivo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.