a importância do voto consciente para a sociedade brasileira

  • 1

O filósofo Aristóteles acreditava que a forma mais elevada de convívio humano somente pode ser alcançada através do Estado. Diante disso, vimos que o supracitado se conecta à importância do voto consciente para a construção mais harmônica de nossa sociedade, visto que o direito mencionado só será conquistado diante a consciência eleitoral. No entanto, o descaso e a desinformação para com as eleições só evidencia a desvalorização da dignidade humana e das lutas históricas para conquistar tal direito.

Primeiramente, vale citar: “Quem sabe faz a hora, e não espera acontecer”. O trecho do hino contra o regime ditador “Cantando” é visto como um apelo à ação e à união do povo brasileiro. Acerca disso, mesmo com anos de lutas populares afins da inserção do direito ao voto por todos os grupos sociais, hodiernamente, no Brasil, o descaso com as eleições é visto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a partir do aumento exacerbado de votos nulos; o mesmo adverte que tal ação deslegitima o processo eleitoral, visto que, quanto maior a quantidade de votos nulos, menor a necessidade de votos válidos para eleger um candidato. Tal ação só evidencia a indiferença da nação para com sua própria história.

Ademais, somente a valorização do conhecimento pode acabar com a desinformação em período eleitoral. Dito isso, a pesquisa por fontes confiáveis sobre candidatos que disputam tal cargo deve sempre ser posta em primeira pauta, assegurado que muitos eleitores não se atentam às propostas de governo e projetos de lei de determinado postulante, resultando em elegidos sem experiência, escolhidos unicamente por interesses pessoais. Prova disso, está o impeachment de Dilma Rousseff, que segundo a plataforma Senado Brasil, mesmo após eleita com 51,64% de votos em 2016, a insatisfação do povo com suas decisões acabaram resultando em uma votação em plenário com 61 votos a favor da destituição, fato esse que denuncia a desonra e o descaso de uma importante conquista: o voto.

Portanto, faz-se imprescindível a busca de soluções para a problemática. As escolas — responsáveis pela transformação social — devem estimular a população a solicitar melhorias em relação ao voto consciente através de projetos, palestras e atividades que envolvam a criança ou o adolescente em aulas e ações comunitárias capazes de mobilizar o Estado e a sociedade. Tal iniciativa terá a finalidade de promover o convívio predito por Aristóteles, levando o Brasil a uma realidade elevada e harmônica.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, boa noite! Não sou especialista, mas bora corrigir sua redação!

    Obs. Melhor tema impossível, considerando a data kkkkk

    – Introdução: bom parágrafo, porém acho que você se enredou demais na contextualização e poderia ter deixado sua tese em mais evidência.
    ~ Gramática: repetição de palavras (diante e direito) e uso da primeira pessoa (⚠️) no plural (vimos e nossa).

    – D1: apesar de você ter trazido uma boa contextualização, o parágrafo acabou se tornando expositivo. Ou seja, você não trouxe a problemática do tema, o X da questão, que nesse caso seriam: por que (principalmente se considerarmos a luta pelo sufrágio universal, fim do voto censitário e afins) há um aumento do votos brancos e nulos? Por que isso é algo ruim (consequências)?
    ~ Gramática: Sempre comece os parágrafos (com exceção da introdução) com o tópico frasal, repetição de palavras (direito, voto, visto).

    – D2: Excelente parágrafo, com bom repertório, apenas um pouco desorganizado e com falta de conectivos.

    – Conclusão: bem organizado, contando com os 5 elementos (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), retornar a citação da introdução contribui muito para a coesão textual. Entretanto, achei sua proposta de intervenção um pouco fraca pois durante toda redação você abordou apenas os eleitores, sem citar as críticas. Então, não seria mais interessante tomar uma atitude de curto prazo para influenciar aqueles que já votam?

    – Geral: você escreve bem, no geral. Porém, recomendo expandir seu vocabulário para evitar a repetição de palavras e utilizar melhor (e com mais frequência) os conectivos. No mais, acho que se continuar estudando, você chega no 1000.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.