Segundo o filósofo teórico Albert Einstein, a tecnologia excedeu a nossa humanidade. Em contrapartida, o uso de tecnologias no cenário escolar não funciona de forma eficaz, pois o que deveria ser utilizado para fins elucidativos, usa-se, na maioria das vezes, para lazer em aulas vagas, dificultando assim, o ultrapasso social dito por Einstein. Esse cenário antagônico é fruto tanto dos problemas na gestão governamental, quantos das discrepâncias sociais existentes no país. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a utilização inadequada dos meios tecnológicos nas instituições de ensino deriva da baixa atuação dos setores governamentais, o que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de investimentos das autoridades nas escolas públicas do país, tornam esse âmbito pouco atraente e inacessível, ainda mais pelo fato de muitas instituições proibirem a entrada de aparelhos tecnológicos manuais levados por alunos, influenciando o distanciamento dessa massa do ambiente em questão. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Concomitantemente a isso, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotora do problema. Segundo dados do Censo Escolar, no ano de 2018 38% das escolas de anos iniciais e 20,5% das escolas de anos finais ainda estão desconectadas, portanto, é notória a desproporcional oferta de oportunidades de ensino, aprendizagem e uso tecnológico entres os discentes que constituem instituições públicas e privatizadas. Partindo desse pressuposto, alunos de zona periférica e condições de vida em níveis escassos abandonam os estudos, o que ocorre em virtude da falta de recursos, do desestímulo familiar e da sensação de ser diferente por não possuir um aparelho tecnológico. Tudo isso retarda a resolução desse empecilho, já que a disparidade contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, o uso da tecnologia dentro da escola é fundamental para garantir que a instituição reflita a realidade social vigente, além de propiciar um ambiente interativo e mais próximo da realidade dos estudantes. Dessarte, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Governo juntamente com o MEC – Ministério da Educação -, será revertido na criação de salas de informática com computadores e/ou tablets disponíveis, por meio da inclusão do corpo discente, com o fito da realização de pesquisas educacionais para solucionar as atividades propostas por seus professores. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da problemática supracitada e o ultrapasso tecnológico será mais explícito, fazendo jus ao pensamento de Einstein.
Muchiutti66
Sou iniciante, mas fiquei chocada com a sua redação, achei ela muito incrível com palavras diferentes do que costumamos ver em algumas redações, mas não dificultou a leitura. Achei sua redação com um desenvolvimento de texto ótimo e muito bem estruturada!!! E com toda certeza se atitudes como a solução que vc colocou na conclusão fossem cumpridas, tornaria a vida de nós estudantes, e até mesmo dos professores muito mais fácil.
Maina
Bom dia Abner
Olha, sou somente uma iniciante.
Sua redação ficou ótima, porém no primeiro parágrafo vc utilizou vírgulas desnecessárias, como: …”gestão governamental quantos das discrepâncias sociais existentes no país”.
Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento contrária o segundo.
“muitas instituições proibirem a entrada de aparelhos tecnológicos manuais levados por alunos, influenciando o distanciamento dessa massa do ambiente em questão”.
“alunos de zona periférica e condições de vida em níveis escassos abandonam os estudos, o que ocorre em virtude da falta de recursos, do desestímulo familiar e da sensação de ser diferente por não possuir um aparelho tecnológico”.
No primeiro parágrafo você crítica instituições por não permitirem a entrada de aparelhos celulares e no segundo você já diz que os alunos de zonas periféricas abandonam os estudos por causa de não possuírem aparelhos celulares.
gabrielly530@
Abner07 sua redação foi excepcional. Você conseguiu situar várias palavras diferentes e sinônimos sem fazer com que o leitor tenha dificuldade na leitura, além de expor alusões históricas o que deixou sua redação bastante enriquecedora. Fiquei maravilhada ao ler e como com simples palavras você conseguiu convencer o leitor. Parabéns
clariceramos23
Olha, eu sou apenas uma estudante do 3° ano do ensino médio . No entanto , eu tentar dar-lhe uma dica; logo na introdução quando você colocou uma citação, ficou parecendo que você foi contra a mesma ,quando utilizou o termo ‘em contrapartida’. Mas, em suma, sua redação está muito boa e bem estruturada. Espero ter ajudado.
laurawsilva
tipo não sou corretora nem nada e tals, sou apenas um mera estudante de ensino médio, mas cara pra mim seria mil NA CERTAAA!! Eu tipo gostei muitoooo da sua redação, bem detalhada, conectivos apropriados, norma culta MARAVILHOSAA. AMEI as tuas analogias, a ordenação dos parágrafos, enfim. Mas né, isso é uma opinião minha, pq tbm sou iniciante na redação, mas obvioo que vc foi muito bem, parabens
vhfraga99
Nota 1000
Competência I:(200) demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II:(200) compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III:(200) selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV:(200) demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V:(200) elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural