A importância do trabalho voluntário para a construção de uma sociedade mais igualitária no Brasil

  • 0

Promulgada pela ONU em 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde, educação, segurança, transporte e ao bem-estar social. Conquanto, ainda existe indivíduos que estão impossibilitados de desfrutar desses direitos, fazendo com que o trabalho voluntário seja cada vez mais necessário para auxiliar essa parcela. Nessa perspectiva, há dois fatores que evidenciam o crescimento do trabalho comunitário, como a ineficácia estatal e o sentimento de ajudar o próximo.

Em primeira análise, segundo o pensador Thomas Robbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Visto que, muitos governantes não dão a devida importância à população e ao que esta necessita, por conseguinte, voluntários dispõem-se para auxiliar essa demanda por meio de ações sociais. Ademais, a verba que deveria ser destinada para atender a sociedade, na maioria das vezes é desviada para o aproveitamento individual, como é explicado na máxima de Karl Max em que este afirma que o capitalismo prioriza o lucro em detrimento dos valores. Devido a isso, é notável que o Brasil encontra-se cada vez mais distante de conseguir construir uma sociedade mais igualitária.

Além disso, o filme “O amor é contagioso” mostra o médico Patch Adams que na luta contra a depressão descobre que sua vocação é ajudar as pessoas. Diante disso, é fulcral pontuar que o comportamento altruísta – existente em alguns indivíduos – é um dos percussores no aumento do número de voluntários no Brasil. Ainda sim, de acordo com o pensamento Utilitarista, o indivíduo deve agir de forma a produzir a maior quantidade de contentamento para todos. Depreende-se então que, a presença de valores éticos e morais é imprescindível para contribuir com a formação de um indivíduo com vontade de ajudar o próximo sem receber nada em troca.

Logo, é evidente que o trabalho voluntário impera na sociedade e para que esse feito continue beneficiando à população, fazem-se necessárias medidas. Desse modo, cabe ao Estado investir em projetos que visem um melhor direcionamento dessas ações sociais e auxiliar com recursos financeiros, de acordo com a necessidade de cada situação. Aliado a isso, o Ministério da Educação – órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação – deve incentivar o trabalho voluntário a partir de palestras nas escolas, condicionando o indivíduo a pensar nas consequências de tais atos, contribuindo na formação cidadã e com isso, o país estará cada vez mais próximo de construir uma sociedade mais democrática.

 

Oi gente, gostaria que a redação fosse corrigida com as notas das competências. Obrigada!! ♥

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência um: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa- 160 pontos.
    Competência dois: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema-160 pontos.
    Competência três: selecionar, relacionar, organizar, interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista-160 pontos.
    Competência quatro: demostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação- 160 pontos.
    Competência cinco: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos- 200 pontos.

    • 0
  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 180
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 190
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 175
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação -200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.