A importância do Sistema Único de Saúde

  • 0

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal. É imprescindível no país, pois, sem ele indivíduos necessitados de atendimento médico sem condições financeiras para tê-lo ficariam  situações precárias de saúde e até mesmo, irem à óbito.

Apesar de, estabelecer cinco princípios básicos: universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, é indubitável, a necessidade de melhorias no programa.

Quando, se há surtos de epidemia entre o todo o país, instituições privadas de saúde são prioritariamente fechadas. Fomentando em super lotações em hospitais públicos, o que gera fila enormes e crises entre as pessoas.

Além disso, possui pouquíssimas- e lotadas- unidades de UTIs, o que causa desânimo para os cidadãos carentes de auxílio médico e angústia a seus familiares, principalmente na perda do ente querido.

Dessarte de todos esses fatos, é essencial, que o Governo Federal financie ajuda para criar-se novas normas ao sistema, para a construção de novos centros de UTIs e de traumas, espalhando-os por todo o país. Porque de acordo com um provérbio árabe, “Quem tem saúde tem esperança e quem tem esperança tem tudo”.

Também, planejar-se novos métodos de integração ao SUS, juntamente com o Ministério da Saúde, auxiliando em um atendimento rápido e eficaz, como por exemplo, incluir outros tipos de transporte de pacientes. Em suma, garantindo maior segurança, saúde e esperança à população brasileira.

(Por favor corrijam como se fosse uma redação para o ENEM – 5 competências-)

Compartilhar

3 Correções

  1. A estrutura utilizada não é o padrão Enem, logo você perde muitos pontos na competência 2 que inclui estrutura e repertório. A estrutura dos parágrafos também está equivocado, pois é necessário seguir uma estrutura básica de “introdução, desenvolvimento e conclusão” em cada parágrafo.
    Para o gênero de texto que é cobrado pelo Enem, dissertativo – argumentativo, é utilizado 4 ou 5 parágrafos, o que não ocorreu.
    É evidente que faltam inúmeros elementos de coesão – conectivos – e coerência entre os parágrafos, o que faz com que você perca pontos na competência 3 e 4.
    Há ainda alguns erros gramaticais, o que implica na perda de ponto na competência 1.
    E por fim, a conclusão que está dividida em 2 parágrafos desestruturados, é deficiente nos elementos essencial para uma boa conclusão estilo Enem – Agente, modo, meio, detalhamento e finalidade – dentre os quais só foi abordado agente e modo, tendo ainda uma finalidade muito superficial ao final.
    Por conta de todos esses fatores, acredito que tal redação tiraria as seguintes notas:
    C1: 140
    C2: 140
    C3: 140
    C4: 120
    C5: 140
    Total: 680

    • 0
  2. Oie, tudo bem? Na minha opinião fica:
    comp 1 = 120;
    comp 2 = 80;
    comp 3 = 80;
    comp 4 = 120;
    comp 5 = 120
    Totalizando: 520
    Então, como dito no comentário anterior a estrutura da sua redação não se encaixa muito com a que o Enem requer, então teve muitos argumentos que foram mal encaixados no texto, diminuindo a sua nota. Outro detalhe importante foi a questão do desenvolvimento que foram 3 parágrafos que não conseguiram aprofundar a tese, esses foram os fatores negativos que mais me chamaram a atenção. Mas você mostrou um grande potencial de escrita, que, com mais pratica resultará em uma excelente redação. Lembrando que eu não tenho experiencia com redações, essa foi apenas minha opinião como leitora. Espero ter ajudado, beijos <3

    • 0
  3. C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 80
    C4 – 120
    C5 – 120
    Nota = 560
    Boa redação! Noto que você escreve bem, tem bom repertório, no entanto o que fere na sua redação é principalmente a questão estrutural
    Na redação do Enem é bom abrir parágrafo para uma introdução, em seguida para 2 ou 3 argumentos ( 3 se for mesmo necessário pois 2 já é o suficiente) e por fim um para a conclusão.
    Seus argumentos da forma que foram elaborados estão bem vagos, utilize elementos de coesão para deixá-los mais articulados e retome a sua tese que é a ideia que você irá desenvolver no texto, a qual você deve deixar clara na sua introdução.
    Use adjetivos também para colocar seu posicionamento.
    Evite a linguagem coloquial em prol da formal.
    Na conclusão atenta-se ao seguinte esquema:
    Aborde (1) o agente, (2) a ação, (3) o modo, (4) a finalidade e (5) um detalhamento.
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.