A importância do Saneamento básico para a qualidade de vida do Brasileiro.

  • 0

-A manutenção de um Saneamento Básico de qualidade  é imprescindível para a qualidade de vida de qualquer indivíduo, estando esse direito presente na Constituição Federal, em especial na Lei 14.026/20. No entanto, seja por fatores históricos ou operacionais, o direito ao Saneamento Básico ainda não está presente à todos os brasileiros.

-Considerando a história do país, em que foi observado uma concentração maior de obras de Saneamento e Infraestrutura nas regiões mais estratégicas do país (Litoral), em detrimento de regiões do interior do Brasil, e ainda assim, privilegiando apenas uma pequena parcela da população, fez com que o acesso aos insumos básicos, como água potável e esgoto tratado fosse visto como um luxo, e não como um direito primordial, enquanto que a massa populacional ficava à mercê da insalubridade, cujo cenário se agravou com a urbanização, e o surgimento das “Favelas”, lugares tipicamente com pouca ou nenhuma infraestrutura de saneamento.

-E como resultado dessa “Elitização” desses direitos básicos, pode-se observar uma tendência maior da população mais pobre de sofrer com doenças que poderiam ser facilmente evitadas com uma infraestrutura adequada de saneamento, como leptospirose, hepatite, além de verminoses em geral, que podem acometer tanto a população urbana quanto a rural, sobrecarregando assim o sistema público de saúde, para além de quedas de estatísticas de qualidade de vida em geral.

-Portanto, como ações para reverterm ou mesmo amenizar esse cenário, é necessário que o ministério da Saúde, em cooperação com o ministério da integração nacional, proporcione obras de saneamento em todo o território nacional, contanto também com o auxílio de Estados e Municípios, uniformizando assim o acesso ao saneamento à toda população do país, e além disso, o Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde, realizar ações para o combate de doenças oriundas da insalubridade do saneamento, com o propósito de erradicar essas doenças, seja através de vacinas, ou acesso facilidado de tratamentos adequados.

Compartilhar

3 Correções

  1. Breves considerações sobre o texto:

    INTRODUÇÃO: Uma reescrita da Introdução, deixaria o texto assim escrito:

    A manutenção de um Saneamento Básico de qualidade é imprescindível para a qualidade de vida de qualquer indivíduo. Nesse sentido, esse é um direito presente no art. 225 da Constituição Federal, e também, em especial na Lei 14.026/20. No entanto, seja por fatores históricos ou operacionais, o direito ao Saneamento Básico ainda não é uma realidade para todos os brasileiros. Isso acontece devido a (argumento 1 – A1) e por falta de (argumento 2 – A2). {projeto de texto}

    • Interessante produzir três ou quatro períodos na introdução. Assim, há condições de o leitor ler e entender o sentido do texto. Ressaltar também a produção de um “spoiller” de texto (projeto de texto) para dar consistência ao que se vai discutir do desenvolvimento 1 e 2 (D1 e D2).
    • Não esquecer de ligar os períodos com conectivos inerentes à ideia que se quer mostrar. (adição, adversidade, oposição, conclusão e etc).
    • Evitar períodos longos, com o auxílio do “gerundismo” (…qualquer indivíduo, estando esse direito…). Estudar regras de crase para cometer desvios gramaticais como em (…está presente à todos os brasileiros.). Não há crase diante do pronome indefinido “todos”. Isso compromete a nota estipulada pela Competência 1 na redação do Enem)
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    DESENVOLVIMENTO (D1) – PRIMEIRO PARÁGRAFO: Observações para a reescrita do primeiro desenvolvimento (D1):

    Em primeira análise, vê-se que historicamente há concentração maior de obras de Saneamento e Infraestrutura nas regiões mais estratégicas do país como no litoral. Ligue o 1º ao 2º período com uma EXPRESSÃO CONECTIVA ou CONECTIVO (Em face disso, nesse sentido, nesse pensamento, nessa ótica, nesse ponto de vista…) Em face disso, (citar um repertório sociocultural que trate de ideia ligada ao que foi dito no – tópico frasal – início do segundo parágrafo (D1). Em seguida, ligada Com um CONECTIVO, escreva uma frase explicativa do repertório sociocultural. Em seguida, introduzido por um CONECTIVO CONCLUSIVO (dessa maneira, portanto, logo, assim…) escreva um período com MARCA DE AUTORIA (Essa marca vincula as informações que você tem sobre o assunto à sua opinião própria, dando “a sua cara” para o argumento em tom crítico). Exemplo: “Dessa forma, enquanto não houver projetos de saneamento básico para a população, haverá problemas na saúde pública do país”.

    OBSERVAÇÕES PARA UMA BOA PRODUÇÃO TEXTUAL (1º Desenvolvimento):

    – Colocar ESTRATÉGIA COESIVA (incialmente, em primeira análise, de início, e outros) para iniciar o primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1).
    – Escrever períodos curtos. Eles dão coesão (facilidade para ligar as ideias com conectivos) e coerência (sentido, significado) ao texto.
    – Use a MARCA DE AUTORIA para fazer uma crítica, preferencialmente negativa sobre o assunto abordado (“Logo, medidas devem ser tomadas para a resolução imediata da falta de cuidados com o saneamento básico tão necessário à população carente do país.”).
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    DESENVOLVIMENTO (D2) – SEGUNDO PARÁGRAFO: Observações para a reescrita do primeiro desenvolvimento (D2):

    Ademais, a “elitização” dos direitos básicos tende a prejudicar os mais pobres, por exemplo, com doenças advindas da falta de infraestrutura de higiene coletiva. Ligue o 1º ao 2º período com uma EXPRESSÃO CONECTIVA ou CONECTIVO (Em face disso, nesse sentido, nesse pensamento, nessa ótica, nesse ponto de vista…) Nesse sentido, (citar um repertório sociocultural que trate de ideia ligada ao que foi dito no – tópico frasal – início do segundo parágrafo (D2). Em seguida, ligada Com um CONECTIVO, escreva uma frase explicativa do repertório sociocultural. Em seguida, introduzido por um CONECTIVO CONCLUSIVO (dessa maneira, portanto, logo, assim…) escreva um período com MARCA DE AUTORIA (Essa marca vincula as informações que você tem sobre o assunto à sua opinião própria, dando “a sua cara” para o argumento em tom crítico). Exemplo: “Dessa maneira, se continuar o descaso público com o saneamento, a população carente poderá sobrecarregar o sistema público de saúde com doenças advindas da falta desses cuidados.”

    OBSERVAÇÕES PARA UMA BOA PRODUÇÃO TEXTUAL (2º Desenvolvimento):

    – Colocar ESTRATÉGIA COESIVA (incialmente, em primeira análise, de início, e outros) para iniciar o primeiro parágrafo de desenvolvimento (D2).
    – Escrever períodos curtos. Eles dão coesão (facilidade para ligar as ideias com conectivos) e coerência (sentido, significado) ao texto.
    – Use a MARCA DE AUTORIA para fazer uma crítica, preferencialmente negativa sobre o assunto abordado (“Logo, medidas devem ser tomadas para a resolução imediata da falta de cuidados com o saneamento básico tão necessário à população carente do país”).
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO: Proposta de Intervenção (dicas para uma ótima elaboração)

    – Um projeto de intervenção deve ter claros os objetivos, respeitando-se os direitos humanos (não romper com os valores de cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural).
    – Um projeto de intervenção deve ter os elementos exigidos pela matriz do Enem: (agente, ação, meio/modo, finalidade e o detalhamento)
    – Um projeto de intervenção deve ser claro, objetivo e conciso. E lembre-se de que a proposta de intervenção é considerada muito boa, detalhada, quando tem total relação com o assunto central e com aquilo que foi trazido por ele ao longo de seu texto.

    CONCLUSÃO DO TEXTO: Reescritura do parágrafo conclusivo do texto

    Portanto, é preciso ações para amenizar esse cenário. Para tanto, o Ministério da Saúde com o Ministério da Integração Nacional deve proporcionar construção de obras de saneamento, principalmente em áreas periféricas dos espaços urbanos. Isso deve ser por meio de investimentos financeiros e com a finalidade de uniformizar o acesso ao saneamento a toda população do país. Além disso, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), deve realizar ações – como campanhas de conscientização, campanhas de vacinação e programa de tratamento adequado de doenças – nas periferias das cidades, com a finalidade de combater mazelas oriundas da insalubridade da falta do saneamento. Se isso for feito, poderemos ver a erradicação de problemas como as doenças causadas pela falta de tratamento de esgotos.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    Espero ter ajudado com essas dicas smples. BONS ESTUDOS!

    • 1
  2. Faltou a manutenção temática na proposta de intervenção.
    Você não deixou suas teses evidentes.
    Você precisa usar mais conectivos dentro dos parágrafos , como “Sob esse viés/lógica , nesse contexto/sentido/viés, desse modo e dessa forma/maneira
    Você cometeu erros de regência , crase e de vírgula.
    Você não respondeu a pergunta do tema no decorrer do seu texto.
    Muitas partes da sua argumentação são rasas.
    NOTAS:
    C1:160
    C2:160
    C3:120
    C4:120
    C5:200
    TOTAL: 760
    ]

    • 0
  3. A manutenção de um Saneamento Básico de qualidade é imprescindível para a qualidade de vida de qualquer indivíduo, estando esse direito presente na Constituição Federal, em especial na Lei 14.026/20. No entanto, seja por fatores históricos ou operacionais, o direito ao Saneamento Básico ainda não está presente à todos os brasileiros.

    -Considerando a história do país, em que foi observado uma concentração maior de obras de Saneamento e Infraestrutura nas regiões mais estratégicas do país (Litoral), em detrimento de regiões do interior do Brasil, e ainda assim, privilegiando apenas uma pequena parcela da população, fez com que o acesso aos insumos básicos, como água potável e esgoto tratado fosse visto como um luxo, e não como um direito primordial, enquanto que a massa populacional ficava à mercê da insalubridade, cujo cenário se agravou com a urbanização, e o surgimento das “Favelas”, lugares tipicamente com pouca ou nenhuma infraestrutura de saneamento.

    -E como resultado dessa “Elitização” desses direitos básicos, pode-se observar uma tendência maior da população mais pobre de sofrer com doenças que poderiam ser facilmente evitadas com uma infraestrutura adequada de saneamento, como leptospirose, hepatite, além de verminoses em geral, que podem acometer tanto a população urbana quanto a rural, sobrecarregando assim o sistema público de saúde, para além de quedas de estatísticas de qualidade de vida em geral.

    -Portanto, como ações para reverterm ou mesmo amenizar esse cenário, é necessário que o ministério da Saúde, em cooperação com o ministério da integração nacional, proporcione obras de saneamento em todo o território nacional, contanto também com o auxílio de Estados e Municípios, uniformizando assim o acesso ao saneamento à toda população do país, e além disso, o Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde, realizar ações para o combate de doenças oriundas da insalubridade do saneamento, com o propósito de erradicar essas doenças, seja através de vacinas, ou acesso facilidado de tratamentos adequados.

    VOCÊ COLOU APENAS UM CONECTIVO INTERPARÁGRAFO: PORTANTO, O MODELO ENEM EXIGE 2.
    CONSIDERE QUE O CORRETOR DESCONHECE TUDO SOBRE O TEMA, VOCÊ PRECISA EXPLICAR TUDO BEM DETALHADAMENTE.
    TENTE CONECTAR MELHOR SEU TEXTO, PARECE QUE SÃO 4 PARÁGRAFOS DE TEXTOS DIFERENTES
    EVITE O USO DE GERÚNDIOS COMO CONSIDERANDO
    MUITAS FRASES PARECEM MAIS EXPOSITIVAS QUE DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS

    C1: 160
    C2:120
    C3:80
    C4:120
    C5:160
    TOTAL: 640

    PROCURE NO YOUTUBE POR: POXA LULU , LUMA E PONTO , DUDA ANDRADE, BELLA NAZAR , FPTV E PROFESSOR NOSLEN ELES SÃO PROFESSORES DE REDAÇÃO EXCELENTES

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.