Iniciante

A Importância do Saneamento Básico no Brasil

  • 1

Após a proclamação da república, em 1889, diversos símbolos pátrios passaram por um processo de substituição, incluindo a célebre bandeira nacional. Inspirado nos ideais positivistas, o lema “Ordem e progresso” se fixou como característica marcante da identidade brasileira e perdura até os dias atuais. Entretanto, ao sair do campo teórico e analisar a falta de saneamento básico no Brasil, nota-se que os termos idealizados na bandeira do país não se concretizam, já que a negligência governamental e a crescente urbanização inviabilizam o progresso e a resolução do entrave.

Sob esse viés, é lícito postular a omissão do poder público como impulsionador desse revés. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o papel do Estado é garantir o bem-estar social, no entanto, esse ideal não ocorre no Brasil. À luz dessa prerrogativa, o governo investe de maneira mínima na coleta e no tratamento do esgoto, sobretudo falha em evitar a contaminação de rios e principalmente as praias, como resultado sofrem com o fenômeno de Maré Vermelha, que destrói peixes e corais. Desse modo, a negligência das autoridades compromete o ciclo ecológico, o que precisa ser sanado na sociedade brasileira.

Outrossim, é imperativo pontuar a crescente urbanização como agravante da problemática supracitada. Nesse sentido, em sua obra “A urbanização desigual”, o geógrafo Milton Santos, demonstra a crescente urbanização como fator que impulsiona vários problemas dentro da cidade. Nessa ótica, o crescimento acelerado da população não acompanha a infraestrutura dos espaços públicos, o que provocou uma exclusão das zonas periféricas. Dessa forma, é dada pouca importância a projetos de saneamento para aqueles que vivem nesses locais “mais afastados”, por conseguinte sofrem com o aumento de casos de doenças como Dengue e Giardíase.

Portanto, cabe ao Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, investir na coleta e no tratamento do esgoto em todo o país, a fim de universalizar esse direito tão importante e diminuir os impactos ao meio ambiente. Tal ação poderia ser feita através da construção de novas estações de tratamento de esgoto em todo o território nacional. Além disso, investir na técnica de dessalinização de água nas regiões mais quentes do país, como visto em Israel, com o intuito de beneficiar a população e assim alcançar a ordem e o progresso.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua introdução ficou muito bem escrita, com um vocabulário muito bom , embasamento interessante e ficaram bem visíveis seus argumentos.

    Desenvolvimento: muito bom também. Seu vocabulário é maravilhoso!!! Gostei do embasamento e das palavras, só fiquei confusa sobre o que seja a Maré Vermelha que você citou no primeiro desenvolvimento.

    Conclusão: lembre-se sempre de retomar a tese. Acho que ficaria melhor no lugar de “poderia” utilizar “poderá”, porque dá uma ideia de certeza, sabe? De convicção de que isso precisa ser feito. Por fim, acho que faltou um detalhamento da proposta.

    • 1
  2. Olá Yago,

    Primeiramente, é possível notar já nas primeiras frases que é um texto muito bem escrito. O vocabulário é rico e as construções sintáticas seguem perfeitamente a regra padrão. Os únicos erros que consegui encontrar foram na frases: “(…) Após a proclamação da república, em 1889 (…)”, na qual o termo Proclamação da República deve ser escrito com iniciais maiúsculas; e “(…) o geógrafo Milton Santos, demonstra a crescente (…)”, na qual você separou o sujeito do predicado utilizando a vírgula. De resto, não observei nenhuma outra inadequação.

    No que diz respeito à introdução, ela está muito bem escrita. Apresenta claramente o tema e já expõe os argumentos que serão utilizados para sustentar a tese. Além disso, também menciona um evento histórico e uma corrente filosófica, o que dá mais legitimidade ao texto, mesmo que tenham sido brevemente citados.

    O segundo parágrafo também funciona muito bem. A alusão ao filósofo Thomas Hobbes é boa e dá mais embasamento ao texto. O desenvolvimento do primeiro argumento citado na introdução, bem como o uso dos conectivos demonstram o domínio da coesão textual.

    Para o terceiro parágrafo posso dizer o mesmo. A citação do livro de Milton Santos encaixa perfeitamente no argumento proposto. Os conectivos também são utilizados de maneira eficaz, contribuindo para a coesão.

    Sobre a conclusão, ela cumpre os cinco elemento requisitados. O uso do “Governo Federal” como agente, entretanto, pode ser considerado muito vago, tome cuidado com isso. Tente ser mais específico e citar algum ministério ou outra instituição. Ademais, a utilização do advérbio “através” pode ser considerado um coloquialismo, o termo “por meio de” funciona melhor.

    Por fim, outras duas observações, que, apesar de serem pormenores, merecem sua atenção, pois você já apresenta um ótimo nível de escrita. Evitar esses pequenos deslizes deixa o texto ainda mais limpo e coerente.

    1. A falta de paralelismo verbal temporal na frase “(…) o crescimento acelerado da população não ACOMPANHA a infraestrutura dos espaços públicos, o que PROVOCOU uma exclusão (…)”, um verbo está no presente e o outro no pretérito.

    2. Na frase “(…) investir na técnica de dessalinização de água nas regiões mais QUENTES do país (…)”, talvez seja melhor utilizar o adjetivo secas, já que existem regiões quentes onde há abundância de água (região amazônica, por exemplo).

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.