Iniciante

A importância do pensamento coletivo em prol de uma harmonia social.

  • 2

No contexto mais filosófico, a harmonia faz parte da metafísica de Leibniz, que indica uma concordância que é pré-determinada, ou seja, que foi criada por Deus desde o princípio. Um elemento que tem harmonia é algo que está disposto de forma equilibrada e justa entre as partes de um todo. Assim, a harmonia muitas vezes é o resultado de um sentido de paz entre pessoas, ou a concordância de opiniões ou sentimentos entre pessoas. O individualismo crescente a partir do mundo moderno nos aproxima de relações sobre o seu avesso: o coletivismo. Contudo, a solidez, o tamanho ou a intensidade dessa consciência coletiva é, que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de cada sociedade.

Assim, podemos afirmar que a solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas. Existe, no interior de cada sociedade, um conjunto de valores que especificam e diferenciam, o que é o bem e o que é o mal, aquilo que é melhor do que é pior, o que pode e não pode ser feito, etc. Isso significa dizer que os valores morais são uma espécie de “código de conduta” que dita como cada indivíduo deve agir no interior daquela sociedade para integrar-se e adequar-se a ela. Sendo Manifestação um ato coletivo em que os cidadãos se reúnem publicamente para expressar uma opinião pública. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de participantes. O objeto das manifestações são, em geral, tópicos de natureza política, econômica e social convertendo-se em ferramenta de mudança social.”.

Portanto, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social. A centralidade da justiça social está ligada à ideia de viver bem no Estado. Estado e organizações da sociedade civil vêm desenvolvendo políticas públicas que possam fornecer políticas de compensação, capazes de melhorar a vida de pessoas socialmente vulneráveis. Um bom exemplo de políticas sociais são aquelas voltadas para as crianças, com o intuito de romper com o processo de pobreza intergeracional, caso dos Programas de Transferência Condicionada (PTC), realidade em muitos países da América Latina – entre eles o Bolsa Família no Brasil. Para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Melany!
    Nota: 760
    Você escreve muito bem, as ideias estão bem esclarecidas no texto, porém na banca do Enem, na C5 por exemplo, vc teria que ter a intervenção e consequentemente responder as perguntas, quem? oque? Como? Para que? pois todos o temas da redação do Enem é um problema, que tem um solução), mas a princípio vc escreve muito bem, bom espero ter ajudado, assim como vc estou aprendendo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.