Sociedade, por definição sociológica, é um conjunto de indivíduos que habitam em certo período de tempo e espaço, se relacionando, em prol de um bem comum. Ou seja, o pensamento coletivo é essencial para a existência da sociedade, uma vez que ela depende do mesmo para se caracterizar como tal. É comum à modernidade uma sensação de independência social, que pode ter como causa o distanciamento e a falsa dissociação dos trabalhos realizados. Não se pensa nos processos antecedentes ao produto final, negligenciando que para que ele exista, depende-se do coletivo. Isto se relaciona com o conceito de pirâmide social, que mostra que para que exista a ponta, precisa haver a base.
Desde o feudalismo, na Idade Média, a forma de pirâmide é utilizada para hierarquizar a sociedade, demonstrando na base o povo, os servos e no topo a nobreza, os que governam. Porém, a nobreza depende do trabalho do servo para sustentar-se e esse conceito ainda prevalece. O indivíduo moderno, independente de sua posição hierárquica, gira em torno da economia, isto é, fornece e recebe do âmbito econômico. Ou seja, é uma colaboração mútua, todos estão diretamente conectados.
Entretanto, este fato não vem sendo considerado, é notório que grande parte da população pensa no benefício próprio ao invés do coletivo. O problema é que, quando trata-se de sociedade, uma ação individual pode ter uma reação coletiva, afetado inclusive quem executou-a. Um episódio que ocorreu no Brasil em 2018, conhecido como Greve dos Caminhoneiros, exemplifica isso, a maior parte do país se encontrou em estado de calamidade pública com falta de suprimentos e a alta do combustível quando apenas um grupo social interrompeu sua atividade, uma das causas alegadas era inconstância no valor do diesel e a Petrobras, empresa responsável, perdeu milhões na bolsa após o ocorrido. Toda a sociedade foi afetada.
Tendo em vista a ameaça à harmonia social, faz-se necessárias medidas para conscientizar a sociedade. Cabe ao Ministério da Educação promover nas escolas palestras ministradas por sociólogos e docentes sobre a importância do pensamento coletivo, esperando-se assim tornar a população mais ciente disto.
anaaa
Olá, achei sua redação incrível. Comecei a treinar minha redação para valer a pouco tempo, mas né.
Gostei do repertório que você utilizou na redação! As causas, consequências e as alusões ao evento histórico que você citou, usando a pirâmide social do feudalismo e o fato da greve dos caminhoneiros ficaram ótimos. Apenas o seu último parágrafo, onde faltou o detalhamento da sua proposta de intervenção.
Uma dica é que você poderia evidenciar o meio/modo, como por exemplo utilizar “por meio de…” deixaria mais explicito ao corretor.
Espero ter ajudado! :)
Yago42409
Olá, sua redação está incrível, sinto que não tenho muito o que comentar por estar muito boa e porque a sua estrutura é diferente da minha, eu utilizo 2 teses, então fica difícil avaliar a sua, mas o que eu posso dizer é que achei que sua proposta de Intervenção ficou simples para a sua redação, você escreveu algo muito bom mesmo, nisso o corretor espera uma proposta mais detalhada, até porque ficou pequena comparada ao resto do texto, se houver uma diferença grande de linhas entre os parágrafos acredito que seja prejudicial, mas é isso, não tenho o que falar mesmo, sua redação ficou incrível, parabéns.