Iniciante

A importância do pensamento coletiva para a harmonia social

  • 0

 

O individualismo crescente a partir do mundo moderno nos aproxima de relações sobre o seu avesso: o coletivismo.  Contudo, a solidez, o tamanho ou a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de cada sociedade.entretando como diz o  poeta Ivan Teorilang “Nossas atitudes impensadas, nossa ira por fatos irrelevantes, nosso individualismo e nossas críticas injustas, nos deixam expostos a uma represália resultante, que nos levará à perda de um bom amigo e à conquista de um grande inimigo.”

Viver em grandes metrópolis requer do cidadão conhecimento para entender aquilo que não comprendemos, sobre o desumano, o sofrimento e que também não aprendemos juntos, a buscar ligação nas relações sociais entre indivíduo e sociedade.

Existe, no interior de cada sociedade, um conjunto de valores que especificam e diferenciam, o que é o bem e o que é o mal, aquilo que é melhor do que é pior, o que pode e não pode ser feito, etc. Isso significa dizer que os valores morais são uma espécie de “código de conduta” que dita como cada indivíduo deve agir no interior daquela sociedade para integrar-se e adequar-se a ela. Também é necessário ressaltar que esse código de conduta composto pelos valores morais, por ser construído e consolidado no interior de cada sociedade, é variável, sendo impossível encontrar sociedades completamente distintas com valores morais absolutamente iguais. Sendo manifestação um ato coletivo em que os cidadãos se reúnem publicamente para expressar uma opinião pública. O objeto das manifestações são, em geral, tópicos de natureza política, econômica e social.

Mudanças nas políticas sociais implementadas por diferentes governos que visam a proteger os mais vulneráveis, os que estão em pobreza absoluta, também são direcionadas para a diminuição da desigualdade, um dos programas PTC Programa de Transferência Condicionada, realidade em muitos países da América Latina, no Brasil temos um exemplo a Bolsa Família, mas como à desigualdade é como o tamanho do país, as politicas sociais são insuficientes para contribuir para a harmonia social, o poeta Ivan nos diz:”Não se desanime nem se atemorize com a adversidade, pois ela existe apenas para ser vencida, aprimorada e aperfeiçoada”. Vivemos em sociedade e temos que reivindicar  direitos e não esquecermos dos deveres, convertendo-se em ferramenta de mudança social. Devemos ressaltar que políticas públicas que objetivam a diminuição das desigualdades são :os investimentos em educação,saúde, justiça social,  estas iniciativas buscam melhorar as condições dos que vivem em situações precárias ou de vulneráveis.

Compartilhar

3 Correções

  1. Alguns erros gramaticais e algumas fugas do foco principal que seria o texto dissertativo-argumentativo.
    Pouca opinião sua sobre o assunto abordado.
    Apresentou fatos que são realidades de varias conjuntos sociais, mas não teve foco em nenhum.
    Poucas soluções que não causariam um impacto maior nos leitores, tais como as já existentes.
    No caso, seria bom implementar mais com suas soluções.
    De certa forma, uma redação longa e um pouco cansativa que tem sim seu potencial, mas foge da sua conclusão

    • 1
  2. Bom dia!
    Senti um pouco de confusão na sua redação, e um dos motivos disso é a falta de conectivos, eu acredito.
    A sua introdução ficou um pouco longa e cansativa demais. Oposto á sua introdução, seu desenvolvimento ficou curto demais e não apontou problemas diretos pra serem combatidos na conclusão.
    Em relação á sua conclusão, acredito que também tenha ficado longa demais, e sem o apontamento dos meios pra solucionar os problemas (Problemas esses, que não foram muito abordados no seu desenvolvimento)
    Mas você tem potencial! Escreve muito bem, e já deu um grande passo pra sempre melhorar – Escrever uma redação. Estudando um pouco mais sobre os conectivos e sobre o modelo de redação do Enem e de outros vestibulares você chega lá! Abraço.

    • 0
  3. Vamos por competências
    1- Há vários erros gramaticais, principalmente de vírgulas, crase e ortografia. 120
    2- Não aborda o gênero dissertativo-argumentativo completamente, não tem proposta de intervenção evidente, não apresenta tese, tangencia o tema (o qual não fica evidente se é sobre individualismo, coletividade ou desigualdade). Também não possui repertório produtivos, todos os argumentos são baseados no achismo. 40
    3- Não possui muita organização, os períodos são muito longos e, de novo, não possui repertório sociocultural. 120
    4-

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.