A importância do Patrimônio Cultural para a memória social.

  • 0

   Na antiguidade os filósofos pré-socráticos possuíam um templo de valor cultural o “Antenas”, ao qual, ensinavam conhecimentos para os indivíduos. Assim sendo, a humanidade foi se aprimorando e construindo templos históricos. Entretanto, no século XXI a preservação dos templos culturais estão sendo escassa. Pois, a desigualdade social afastou a grande maioria da população dos Museus.

  Em primeiro lugar, é necessário constratar a importância do conhecimento atribuindo de gerações a geração atual. De acordo com uma pesquisa do (IPEA) mostrou que 70% da população nunca foi a Museu ou centro cultural e a metade não vai a cinemas. Por conseguinte, crianças, jovens, adultos e idosos passam a vida sem conhecer conteúdos de obras dos antepassados, pois a maioria vivem em cidades sem acesso a museus e shopping.

   Outrossim, um incêndio em 2018 destruio o Museu Nacional do Rio de Janeiro, ao qual, o Museu tinha 200 anos e era um marco do Brasil. Desse modo, fez com que perdesse grandes valores da história brasileira. Além disso, os indivíduos da geração atual não vai ter conhecimento de conteúdos literários, fósseis, obras de artes e registros históricos que eram pertencentes desse templo.

     A fim de que, os conhecimentos sejam passados para as populações. É importante que o ministério da Cultura em conjunto com o Conselho do Governo, mande funcionários para cuidar da preservação de conteúdos dos Museus. Porém, é aconselhável que mande convite de turismo para as escolas públicas, fazendo com que as crianças e adolescentes tenham um amplo conhecimento histórico. Portanto, esses meios buscam solucionar esse empasse.

Compartilhar

2 Correções

  1. Na antiguidade os filósofos pré-socráticos possuíam um templo de valor cultural ,o “Antenas”, ao qual, ensinavam conhecimentos para os indivíduos. (ok, entendi que desejou fazer uma alusão ao passado, contudo na continuação do texto você não retomou esse exemplo de forma coesa, lembre-se que um paragrafo deve ter início, meio e fim) Assim sendo, a humanidade foi se aprimorando e construindo templos históricos. (Utilize mais exemplos contemporâneos, ou então construa uma linha temporal de exemplos relacionando a sua tese principal) Entretanto, no século XXI a preservação dos templos culturais estão sendo escassa. Pois, (uso do ponto e vírgula indevido, quando o pois tem a função explicativa é antecedido por vírgula) a desigualdade social afastou a grande maioria da população dos Museus. (Por que? Como? Pense em responder isso em seus argumentos, e se essa é sua principal tese dê uma introdução a ela e não fuja do tema).
    Em primeiro lugar, (ao utilizar esse conector, na segunda parte do texto deve dar continuidade a ele colocando algo como: Já em segundo plano…) é necessário constatar / constatar a importância do conhecimento atribuindo passado de gerações a geração atual. Já que, de acordo com uma pesquisa do IPEA mostrou que 70% da população nunca foi a Museus ou centros culturais e a metade (metade do que? que tal utilizar um pronome como dessa, para se referir a população) não vai a cinemas. Por conseguinte, crianças, jovens, adultos e idosos passam a vida sem conhecer conteúdos de obras dos antepassados (ao visitar cinemas, por exemplo, não necessariamente temos contato com a cultura ancestral), pois a maioria vivem em cidades sem acesso (será que só o acesso dificulta isso?) a museus e shopping.
    Outrossim, um incêndio em 2018 destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, ao qual, o Museu (repetições de palavras e termos deixam o texto pesado e cansativo, tente substituir por um pronome ou substantivo) tinha 200 anos e era um marco do Brasil (ser “antigo” não é o que dá importância ao museu). Desse modo, fez com que perdesse grandes valores da história brasileira. Além disso, os indivíduos da geração atual não vai ter terão conhecimento de conteúdos literários, fósseis, obras de artes e registros históricos que eram pertencentes desse templo.
    A fim de que, os conhecimentos sejam passados para as populações. (vírgula) É importante que o ministério da Cultura em conjunto com o Conselho do Governo, mande funcionários para cuidar da preservação de conteúdos dos Museus. Porém, (Também) é aconselhável que mande convite de turismo para as escolas públicas, fazendo com que as crianças e adolescentes tenham um amplo conhecimento histórico. Portanto, esses meios buscam solucionar esse empasse.
    – Aconselho ler redações nota 1000, pois assim poderá observar exemplos da estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
    – O uso das pontuações e dos conectivos em diversos momentos foi indevido, por isso o estudo desses se faz importante;
    – Seus argumentos foram bastante fracos e não mantiveram uma conexão entre si;
    – Evite utilizar coloquialismos e se atenha a termos mais formais;
    – Nota: entre 450 a 550.

    • 1
  2. Achei o repertório muito bom, porém o falta um desenvolvimento maior do tema. E se atente para os erros gramaticais, tais como o uso de vírgulas e da crase, além disso poderia ter ter uma ligação maior entre as frases, para que não fiquem frases tão pequenas e partidas ao longo do texto. A proposta de intervenção eu achei boa, só faltou um modo/meio e um desenvolvimento melhor par que fizesse mais sentido.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.