Segundo a filósofa Angela Davis, “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, esta frase exemplifica o quão necessário é a ação ao combate contra o racismo. E para que a importância do movimento antirracista seja reconhecida e fortalecida se faz necessário maior exposição midiática e leis de proteção e incentivo ao movimento antirracista.
Primeiramente vale ressaltar do grande poder de influência exercido pela mídia em nossa sociedade atual, o movimento antirracista americano “Black Lives Matter” provou isso em 2020, quando o movimento foi fortalecido ao redor do mundo através das redes sociais. Tal acontecimento demonstra que com o apoio das mídias, tanto televisão quanto redes sociais, fortalecem o movimento antirracista.
Além disso, é de necessidade extrema que existam políticas públicas de proteção e incentivo, segundo a filósofa Hanna Arendt, “A essência dos direitos humanos é o direito de ter direitos”. A partir desta frase notamos que é fundamental que existam leis que protejam e estimulem o direito de apoiar e participar de movimentos sociais, tal como o antirracista.
Portanto, se torna essencial que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos crie uma lei que garanta a proteção física e moral daqueles que fazem parte de movimentos antirracistas, além de promover o incentivo de apoiar tal causa através das redes sociais e televisão. Sendo assim, tornando a população mais informada e consequentemente mais atuante na luta antirracista.
Mari_borges
1- Sua ideia de contextualização é boa, porém poderia melhorar a partir daqui: “esta frase exemplifica o quão necessário é a ação ao combate contra o racismo.” Ex: A citação da filósofa é uma reflexão da importância de combater o racismo em nossa sociedade.
2-Senti falta da tese;
3-Seu encaminhamento argumentativo está claro, porém atente-se às palavras utilizadas. Ex: A fim de oferecer visibilidade ao movimento antirracista, para que se fortaleça e ganhe popularidade…
4- No primeiro desenvolvimento há muito repetição de palavras;
5- Sua alusão foi boa, porém achei a argumentação superficial;
6- O segundo argumento também está superficial, poderia aprofundar mais
7- Sua alusão foi boa, porém faltou argumentação
8- Na conclusão, você poderia ter utilizado a conclusão por retomada, falando sobre a filósofa Angela Davis;
9- Seu texto está organizado e segue um caminho.
Continue tentando!
Boa sorte e bons estudos
Estercar
Boa noite,
Normalmente uma introdução contém a contextualização, a relação da contextualização com o tema e a tese, porém o seu parágrafo não contém a tese, que é a apresentação dos argumentos que vão ser abordados no texto. Sugiro que você use como repertório músicas, filmes, livros, documentários e tal pois são mais fáceis de se relacionar do que frases de filósofos ou alusões.
Os seus parágrafos argumentativos não estão bem trabalhados (aconselho que você escreva no mínimo 6 linhas cada parágrafo).
Eu fiquei confusa com os agentes da sua conclusão. Já que a sua redação aborda sobre o racismo, por que não usar apenas o Ministério da Cidadania? O que a família e os direitos humanos tem a ver com o agente? Além de não haver o meio e o detalhamento, e eu também achei a sua ação meio vaga.
Como eu faria: ”Portanto, é essencial que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio de uma nova lei efetiva, garanta a proteção física e moral dos cidadãos que fazem parte do movimento antirracista, como também aplique multas à aqueles que fizerem a violência. Desse modo, a luta antirracista se torna mais praticada.”.
Portanto, C1: 120
C2: 80
C3: 120
C4: 80
C5: 40
Total: 440
laurahpinel
Oie!
Competência 1 – Domínio da língua portuguesa: 120
Competência 2 – Compreensão da proposta: 80
Competência 3 – Organização e defesa: 160
Competência 4 – Conhecimentos linguísticos e argumentação: 120
Competência 5 – Proposta de intervenção:
Nota final: . A nota é apenas uma simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional.
-> O tema é “A importância do movimento antirracista” e para mim, não senti que essa questão foi respondida. Falasse da importância da mídia no movimento, a necessidade de políticas públicas para apoiar o movimento, mas para mim não ficou claro qual é a importância do movimento em si, entendesse? Achei que tu conseguiu organizar bem teu texto sim, mas essa questão foi o que fez falta pra mim.
Espero ter ajudado! :D