Durante o período das Grandes Navegações, cartas enviadas à Portugal, enalteciam a beleza encontrada nas regiões litorâneas do Brasil. Já na contemporaneidade, devido ao reconhecimento dessas belezas estéticas, o turismo vem como uma forma de fomentar o mercado interno e propiciar o desenvolvimento econômico. Entretanto, há implicações que impossibilitam a implantação de um modelo turístico que seja sustentável. Isso ocorre pela falta de educação ambiental e, também, pelo despejo impróprio de lixo.
Em primeiro plano, cabe ressaltar que a educação ambiental em falta, constata-se na formação do indivíduo com indiferença segundo as questões ambientais. Segundo o filósofo Florestan Fernandes, a escola e a educação fortalecem a cultura cívica, como fruto, a atenção ao interesse comum, àquilo que é público. Contudo, a responsabilidade educacional sobre o meio ambiente, voltada para a sustentabilidade, é um conceito recente no ideário brasileiro. Consequentemente, indivíduos leigos no assunto, permitem que entre os turistas, ocorra a degradação do patrimônio material e da conservação nesses ambientes.
Ademais, cabe salientar que o Brasil é um dos países em que há mais consumo do mundo e, como consequência, o descarte incorreto de produtos e embalagens solidifica-se. De acordo com os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil (2020), os resíduos urbanos destinados inadequadamente no Brasil, foram de 25,3 milhões de toneladas em 2010, para, 29,4 milhões de toneladas por ano em 2019. Nesse sentido, a forma irregular do lixo corrobora na beleza exótica, manchada, pelos seus próprios apreciadores.
Portanto, uma vez evidenciada que as ações de alguns turistas promovem à degradação patrimonial e material, medidas são necessárias ao investimento no turismo sustentável. Logo, o poder Executivo deve, por meio de verbas direcionadas ao Ministério do Meio Ambiente, propor medidas de instrução aos visitantes sobre a preservação dessas áreas. Sendo feito por intermédio de cartilhas que elucidem a importância do comportamento sustentável durante as visitas e, também, a fiscalização e aplicação de multas rígidas aos poluidores. Com isso, o objetivo de instruir os turistas e garantir o despejo consciente do lixo será alcançado, e assim como nas cartas enviadas no período das Grandes Navegações, a beleza do Brasil será resguardada.
rayssaasilv
Olá!!
Bom, eu gostei da sua introdução e do seu D1 (Desenvolvimento 1). Ambos estão bem organizados, os repertórios utilizados são persistentes e você desenvolveu bem a sua tese.
Já no D2, acredito que poderia ter relacionado mais os dados apresentados com o problema que você deseja articular, que seria o despejo impróprio do lixo, correto? Você poderia argumentar mais, em como ou o que leva as pessoas a fazerem o descarte indevido.
Na conclusão seria bom se você tivesse feito uma retomada da tese, logo de início. – Portanto, a falta de educação ambiental e o despejo impróprio do lixo, evidencia-se que as ações de alguns turistas promovem à degradação patrimonial e material. Desse modo, medidas são necessárias no que se refere ao investimento no turismo sustentável- De resto, está ótima.
Espero ter ajudado!
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Sua introdução está muito boa! Gostei do repertório relacionando o período das Grandes Navegações ao tema proposto, além de conter a tese e os argumentos que serão debatidos no decorrer do texto.
O segundo desenvolvimento ficou, na minha visão, bastante expositivo, pois você apenas colocou um tópico frasal, um dado estatístico e logo depois terminou o parágrafo. Sendo assim, apesar do seu D1 ter sido muito bom, provavelmente sua redação teria sofrido alguma penalização acerca da competência que avalia a marca de autoría. Ademais, acredito que esse dado estatístico é muito específico e você iria lembrar dele se caísse um tema parecido no ENEM ou em outro concurso? Se a resposta for não, recomendo que comece a utilizar cada vez menos dados estatísticos e priorize mais a sua opinião acerca do tema. Lembre-se: Argumento é mais importante do que repertório nos parágrafos de desenvolvimento. Eu teria citado no seu lugar uma dessas opções: Revolução industrial ou teoria da justa medida)
O parágrafo de conclusão possui todos os elementos exigidos, além de possuir um detalhamento eficiente. Porém, acredito que seria interessante você dar uma breve retomada aos argumentos antes de começar a propor medidas intervencionistas. Boa frase de encerramento.
No geral, você escreve bem e, se melhorar alguns pequenos detalhes, tenho certeza que conseguirá uma boa nota!
Detalhe:
turistas promovem à degradação → turistas promovem a degradação
Apenas identifiquei esse erro, nada que poderia prejudicá-la.
Bem, espero que eu tenha ajudado em algo! Se ficou alguma dúvida em relação à correção, pode me chamar :)