Aprendiz

A importância do incentivo à cultura popular para a identidade de um povo

  • 0

A Constituição Federal de 1988, assegura o acesso à cultura para todos. No entanto, é notório que boa parte da população brasileira não tem o incentivo adequado para a prática de atividades populares. Isto, evidencia-se principalmente no interesse supérfluo do Governo e no descaso, consequentemente, de determinadas pessoas quanto aos eventos de sua região.

Neste contexto, é importante ressaltar que, ao não dedicar a importância necessário à cultura o Governo perde uma excelente oportunidade de alavancar a economia local. Com efeito, esta é substancial para a formação da identidade de um povo, nessa lógica, o Carnaval é um ótimo exemplo pois movimenta muito dinheiro, e ainda, para muitos estrangeiros, é impossível pensar no Brasil sem o relacionar com tal manifestação. Infelizmente, além de pouca, a cultura tem suas verbas desviadas por políticos corruptos, fato este, que a Polícia Federal deixou evidente com a Operação Lava-Jato.

Diante disto, sem certo incentivo, a população deixa de valorizar as festas, danças e comidas, por exemplo, da região. Deste modo, apenas determinada cultura é exaltada, o que não deve ocorrer, haja vista que é a diferença que torna um povo especial. Nessa lógica, na série Malhação Viva a Diferença, produzida nos Estúdios Globo, cinco garotas com culturas e ideais distintos tornam-se melhores amigas, suas diferenças as definem e tornam fortes. Assim é um povo e suas culturas.

Portanto, faz-se necessário que o Governo, juntamente com a mídia, promovam campanhas de incentivo à cultura popular, além de oferecer ajuda financeira para isto. Tal ação precisa ocorrer em praças públicas, teatros, Escolas e Faculdades, visando maior incentivo e assegurando o acesso à cultura como a Constituição Federal de 1988 prevê.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oieeee, primeiro quero dizer que amei sua argumentação e como vc defendeu suas ideias e as expôs.
    MINHAS DICAS:
    Se atente ao tema, nele não cita especificadamente o país Brasil, mas sim fala da cultura num contexto geral. Então, tome cuidado para não fazer o seu texto com base no Brasil, já que ele não foi citado no texto. Com isso, no início diga > A Constituição Federal Brasileira de 1988…

    .Eu não indicaria vc restringir sua introdução ao Brasil, como eu falei acima, então nessa parte > é notório que boa parte da população brasileira .. vc poderia dizer : é notório que muitos povos, como grande parte da população brasileira….

    . Procure NÃO generalizar, tipo, tem gente no Brasil que valoriza a cultura e tem gente que não, então vc n pode simplesmente dizer que TODA a população não valoriza, okayy??

    . Carnaval acontece no mundo todo? E a operação Lava Jato, onde foi? Cuidado para não esquecer de informar isso ao redator, pois como eu disse, o tema não é específico do Brasil, então vc precisa deixar isso claro.

    . Vc citou a malhação, pra que vc explora melhor esse repertório eu indicaria trazer esse no início desse parágrafo.

    .Sua proposta de intervenção faltou o POR MEIO DE/ MODO. Lembre-se de completar os 5 :
    AGENTE
    OBJETIVO
    AÇÃO
    POR MEIO DE / MODO
    DETALHAMENTO

    . Escolas e faculades não precisam de letra maiúscula, são nomes comuns.
    .

    VC VAI ARRASAR !!! BOA SORTE.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.