Aprendiz

A importância do incentivo à cultura popular para a identidade de um povo

  • 0

O Brasil é conhecido por ser um país rico culturalmente, onde festas como Carnaval e Ano Novo são mundialmente famosas. Entretanto, a própria população tende a não reconhecer algumas tradições culturais, consequentemente por falta de conhecimento sobre elas. Ouvir música ou assistir filmes de produção nacional, não se resume apenas em um momento de distração, mas também é identificar momentos e situações do próprio cotidiano. 

         Uma das maiores festas anuais acontece em território brasileiro, o São João no Nordeste do Brasil, onde comidas e danças típicas são apresentadas ao público local ou não. Festas como essa reforçam a ideia de pertencimento de um povo, que mostra com orgulho através da arte as suas dores e vitórias. Do mesmo modo, a literatura de cordel também faz parte do repertório cultural brasileiro que pouco se vê sendo trabalhado em instituições de ensino. A produção e estrutura realizada pelos cordelistas é repleta de vivência de um Brasil que não é conhecido por muitos, fazendo-se assim uma das peças fundamentais para o exercício de pertencimento. 

          Embora exista um aumento na produção e promoção de filmes nacionais, nota-se ainda uma preferência por conteúdos internacionais, sendo esses os mais procurados nos cinemas. O filme “O Auto da Compadecida” é um exemplo de filme que retrata a história do nordeste no ponto de vista de dois nordestinos, trazendo assim em evidência situações pertinentes de uma cultura regional. 

          Deste modo, a importância do incentivo à cultura popular faz-se necessária pois é a partir dela que a população sente-se pertencente ao local onde vive. Propostas como feiras culturais desde o Ensino Infantil são válidas pois desde cedo as crianças têm contato com culturas diversas do próprio país. Outra proposta válida é maior incentivo do Ministério da Cultura a festas e costumes regionais, com a implantação de programas voltados para o reconhecimento destes. 

Compartilhar

2 Correções

  1. SUA REDAÇÃO FICOU MUITO BOA, MAS PRECISA MELHORAR ALGUNS ASPECTOS, ESTÁ NO CAMINHO CERTO, PARABÉNS
    POR FAVOR
    CORRIJA A MINHA DE VOLTA!!!!!!

    Competência 1: Dominar linguagens (DL) 140

    Competência 2: Compreender fenômenos (CF) 160

    Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP) 180

    Competência 4: Construir argumentação (CA) 160

    Competência 5: Elaborar propostas (EP)140

    • 1
  2. Olá, vou corrigir sua redação nos padrões do Enem, espero te ajudar!
    C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Não encontrei erros ortográficos apenas o termo sente-se, que da ideia de sentar,não de sentir, o correto seria irá sentir-se; precisa melhorar a pontuação; você esqueceu o espaçamento do primeiro parágrafo; a concordância esta adequada.
    Nota: 160
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Demonstrou conhecimento ao citar festa e filmes nacionais, senti falta de mais argumentação e desenvolvimento no terceiro parágrafo
    Nota: 160
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Achei sua introdução bem estruturada, mas faltou a apresentar os dois argumentos; o segundo parágrafo ficou bem desenvolvido e estruturado; o terceiro parágrafo ficou bem estruturado, mas poderia ter sido ais desenvolvido, com mais argumentação.
    Nota: 160
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Texto bem coeso e articulado, muito bem.
    Nota: 200
    C5. Respeito aos direitos humanos
    Na proposta de intervenção é necessário ficar evidente a ação, os agentes, o medo ou meio, detalhamento e efeito. Você apresentou duas propostas sem muito desenvolvimento, escolha uma delas e cumpra o requisitos para ficar completa.
    Nota: 120
    Nota: 800
    Você está no caminho certo, reveja seus erros e continue treinando:)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.