Na obra “Casa-grande e senzala”, o sociólogo Gilberto Freyre destrincha a multiplicidade de origens da formação identitária do Brasil, a qual foi marcada pela confluência de diversas culturas, linguagens e etnias. Em contrapartida, a despeito dessa pluralidade, o folclore, importante formador e representante da identidade brasileira, não é devidamente valorizado e reconhecido no cenário hodierno do país, em um processo de esquecimento da validade da tese defendida pelo estudioso. Nesse raciocínio, para reverter esse problema, é necessário analisar a desestruturação da brasilidade e a massificação do entretenimento como fatores motores do revés.
Diante desse panorama, percebe-se que a população não tem contato frequente com histórias nativas de seu país, de forma que parte relevante do patrimônio imaterial brasileiro é ocultada. Por outro lado, cabe lembrar um dos fenômenos característicos da República Velha no Brasil: o forte apelo à criação de símbolos nacionais, a fim de gerar um sentimento coletivo de pertencimento à pátria. Contudo, decorridas tantas décadas após esse período, verifica-se que a maioria do povo brasileiro não tem orgulho de sua nação, porque ignora diversos aspectos identitários, como as narrativas tradicionais dos múltiplos povos originais — indígenas, negros, entre outros —, os quais contribuíram para a formação tupiniquim. Isso ocorre devido à falta desses elementos culturais na rotina popular, já que estes não figuram suficientemente nos espaços públicos, o que acarreta na redução do significado atribuído ao folclore. Assim, ressalta-se a importância de redescobrir essas práticas brasileiras.
Ademais, a indústria de entretenimento dificulta a valorização de atividades de tradição regional. Isso ocorre na medida em que a programação midiática é padronizada e replicável para ser comercializada em escala mundial — assim como ressaltaram os ilustres filósofos de Frankfurt, Adorno e Horkheimer —, disseminando estereótipos sociais que se infiltram na mentalidade do brasileiro que, dessa forma, não conhece toda a rica diversidade cultural do país, exemplificada por danças, cantigas, vestimentas e culinárias. Logo, o Brasil possui vasto e interessante folclore, o qual precisa ser reconhecido.
Portanto, a falta de oportunidades de interagir com as tradições brasileiras, concatenada à alta disponibilidade de entretenimento de massas, ameaça a identidade do Brasil, sendo o folclore um importantíssimo recurso para resgatá-la e fortalecê-la. Nesse sentido, o Ministério da Cultura deve, por meio de fundos do orçamento público, promover festivais de entrada gratuita ao longo do ano – integrantes de um projeto chamado “Folclorar” -, os quais destaquem as manifestações folclóricas, contando com programações como, por exemplo, contações de histórias orais, apresentações musicais e eventos gastronômicos. Além disso, a mídia nacional há de engajar sua produção na realidade de seu país, trazendo o folclore para os canais de rede aberta. Essas medidas trazem, como finalidade, formar uma população consciente da pluralidade e da beleza tupiniquins, retratadas por Gilberto Freyre.
rafaselvati
A sua redação aborda muito bem o tema da valorização do folclore brasileiro, e a estrutura argumentativa está clara e bem fundamentada.
Desenvolvimento do tema: A redação é extremamente pertinente ao tema e demonstra compreensão profunda do problema da falta de valorização do folclore brasileiro.
A proposta do projeto “Folclorar” é excelente, porém, pode ser especificada para dar mais clareza à execução.
IsadoraMartinss
São apenas apontamentos de como seu texto poderia melhorar:
1A frase “as quais perfeito para a formação tupiniquim” pode ser reescrita para melhorar a concordância e a compreensão. Uma sugestão seria: “os quais foram essenciais para a formação tupiniquim.”
2Na frase “contando com programas como, por por exemplo,” tem uma repetição de “por”. A frase pode ser simplificada para: “contando com programas como, por exemplo,”
3Há uma repetição da palavra “características” na frase “uma das características características da República Velha”. Reescreva para: “uma das características da República Velha”.
4Na conclusão, em “Essas medidas trazem, como especificamente, formar uma população consciente”, pode ser reescrita para: “Essas medidas visam formar uma população consciente”.