Estudante

A importância do ensino profissionalizante

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     A Lei das Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB) define que a finalidade da educação é o pleno desenvolvimento do educando e sua qualificação para o trabalho, sendo dever do Estado garantir esse direito. Entretanto, ao analisar o cenário brasileiro atual, notam-se desafios para a efetivação da referida lei, uma vez que a importância do ensino profissionalizante ainda é uma pauta que carece de ser discutida. Deve-se, portanto, avaliar a relevância desse modelo de ensino para a população brasileira, bem como a postura estatal perante a sua manutenção.

     Em primeiro plano, verifica-se que o ensino profissionalizante é fundamental para os brasileiros, principalmente para a parcela vulnerável socioeconomicamente. Nesse contexto, o curta-metragem “Vida Maria” retrata o cotidiano de uma família acometida pela extrema pobreza, e apresenta as dificuldades dos personagens em mudar essa condição, em razão da falta de oportunidades. Assim, compreende-se que a qualificação fornecida pelo ensino profissionalizante é capaz de contribuir para modificar essa situação, pois assegura a entrada no mercado de trabalho com maior remuneração e, consequentemente, possibilita melhores condições de vida para as famílias contempladas. Dessa maneira, esse modelo de ensino auxilia na preservação da segurança econômica dos indivíduos.

     Ademais, é possível observar a ação governamental diante do ensino profissionalizante. Nesse sentido, o filósofo Zygmunt Bauman define como “instituições zumbi” as organizações que, apesar de existentes na sociedade atual, não cumprem seu papel de maneira efetiva. Paralelo a isso, percebe-se que as escolas técnicas brasileiras se assemelham às instituições descritas por Bauman, visto que não são atendidas por políticas públicas suficientes para suprir a demanda populacional. Pode-se citar, por exemplo, que o número de vagas disponíveis gratuitamente é limitado, o que torna inacessível o ingresso de grande parte dos indivíduos, principalmente os de baixa renda. Desse modo, compreende-se que o Estado não cumpre sua função de forma eficaz, pois este negligencia o direito dos cidadãos.

     Diante dos fatos mencionados, evidencia-se a urgência de ações governamentais para aperfeiçoar o ensino profissionalizante no Brasil. Por conseguinte, é dever do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação – órgão responsável pela administração do sistema de ensino brasileiro –, promover políticas públicas para tornar esse modelo de ensino acessível para todos os cidadãos. Essa ação será feita através da inserção do ensino profissionalizante nas escolas, fora do horário das aulas, a fim de fornecer aos estudantes a qualificação para o trabalho sem comprometer os estudos. Com isso, os cidadãos brasileiros terão acesso ao desenvolvimento pleno de sua educação, conforme proposto pela LDB.

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1 Correção

  1. Introdução

    – tem citação
    – contextualizou bem com o tema
    – apresentar teses

    D1

    ✔ tópico frasal
    ✔ repertório
    ✔ Fundamentação
    ✔ marcar de autoria

    D2

    ✔ tópico frasal
    ✔ repertório
    ✔ Fundamentação
    ✔ marcar de autoria

    Conclusão:

    ✔ retormou a tese da introdução
    ✔ agentes
    ✔ detalhamento
    ✔ Ação
    ✔ modo
    ✔ finalidade
    ✔ texto circuito

    Nota: 960

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