A importância do ensino profissionalizante

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(Por favor corrijam de acordo com a grande do Enem, e se possível com nota!!!)

 

De acordo com os dados divulgados pelo Portal da Indústria, o número mais de 10%. Esses números demonstram que o problema da importância profissionalizante está presente de forma complexa na realidade brasileira, uma vez que, dificulta à entrada e o rendimento dos brasileiros dentro das indústrias. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a negligência governamental, bem como a formação educacional lacunar.

Neste cenário, primeiramente, percebe-se a omissão estatal presente na questão. Para Aristóteles, a política tem como príncipal função preservar o afeto entre as pessoas de uma mesma sociedade. Nessa perspectiva, é lícito afirmar, que o investimento em educação profissional está cada vez menor, sendo que não há uma maior preocupação dos responsáveis em emplantar verbas que resolvam tal impasse, trazendo assim sérios danos na vida econômica dos trabalhadores.

Em paralelo, a educação deficitária é um entrave na resolução da problemática. Conforme Kant, o ser humano é responsável pela educação que teve. Sob essa lógica, é notório apontar que a qualificação técnica empregada a pessoas em capacitar um cargo dado pelos seus respectiveis responsáveis, é considerado de baixa formação, pois, não se tem uma estrutura adequada para empregar estudantes de determinados cursos em empresas renomeradas.

Portanto é indispensável intervir sobre a questão. Para isso ocorra o governo, deve desenvolver investimentos que atuem numa melhor formação desses profissionais, por meio de palestras e web transmitidas por conferências virtuais desses órgãos, a fim de melhorar as formas de conhecimentos e especializações a serem passadas para outros grupos. Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança presente em território nacional.

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5 Correções

  1. Critérios Enem

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
    Bom.

    Compreensão da proposta de redação. …
    Regular, pois houve fuga ao tema.

    Seleção e organização das informações. …
    Bom. Precisa de mais coesão e coerência. Mesmo dando exemplos de ideias de terceiros, estas precisariam ser breves e conexas ao tema.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
    Bom. Faltou vocabulário específico para tratar do tema, seja ensino, pesquisa, escolas técnicas, ofícios, etc.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos…
    Regular. É cilada achar que toda medida estatal respeitará os direitos humanos, como se colocasse todo mundo num campo de concentração do Ministério da Educação e impusessem mais leis resolveria todos os problemas do mundo…

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  2. C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto-160
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista -80
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação -200
    C5. Respeito aos direitos humanos-160
    nota: 760

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  3. Competência 1: Domínio da língua portuguesa
    Você cometeu alguns deslizes na sua introdução, quando você diz que “o número mais de 10%. Esses números”. Não deveria ter esse ponto logo após a porcentagem, faltou informação e ficou sem sentido. Uma dica que eu te dou é que sempre que você tiver que colocar ponto logo em seguida usar um conectivo, assim a leitura fica mais fluida.

    Portanto nota: 160

    Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
    Nessa competência, julgando suas teses e argumentos você foi muito bem! Nota-se que conseguiu compreender tema, utilizando repertórios diversos, mostrando domínio sob a proposta. No entanto, ao escolher a tese 2, não foi uma boa escolha para voce defender, tem haver com o tema sim, porém voce foge um pouco ao tentar argumentar

    Nota: 160

    competência 3: Organização e defesa
    Ao analisar os dois parágrafos de desenvolvimento, notei a falta de fatos em defesa do seu ponto de vista.
    Desenvolvimento 1: Concordo plenamente com voce, a falta de investimentos governamentais age de fora constante para a problemática e cabe perfeitamente como tese para argumentar sob o tema. No entanto, falta provas, fatos, pesquisas… se voce tivesse adicionado algum dado de fora para complementar o seu ponto de vista ia ser perfeitooo!!!
    Aconselho que ao fazer sua próxima redação você procure utilizar além de filósofos algo que possa te ajudar a provar o que você quer defender! Nesse caso de falta de investimentos governamentais você pode usar, por exemplo, a PEC 241 que tem como finalidade congelar “gastos e investimentos públicos” durante 20 anos. Dessa forma você provaria que a omissão governamental prejudica o cenário educacional.

    Desenvolvimento 2: Aqui nesse paragrafo, você embolou um pouco ao tentar ligar o pensamento de Kant com o seu argumento.
    Como eu te disse, faltou você se organizar na hora de montar seu desenvolvimento. Sua tese é ótima, porém falta provar de fato o que você diz, com algo externo ou com mais informações sob o assunto que defende. Você pode trazer por exemplo, como isso ocorre na realidade.

    Portanto: nota 120

    Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
    Nessa competência é analisado a famosa COESÃO TEXTUAL.
    Portanto, é evidente que você soube utilizar bem os conectivos, porém em algumas partes houve falta deles, veja: “Portanto é indispensável intervir sobre a questão. Para isso ocorra o governo…”. Aqui observa-se uma dificuldade para o leitor entender o que você diz, pois eu tive que voltar ao inicio do paragrafo para entender a ação. Eu colocaria, por exemplo, “Em suma, constata-se a necessidade de sanar os desafios relacionados a implementação de um ensino profissionalizante para a sociedade brasileira. Dessa forma, o Governo…”. Assim seria uma possibilidade que EU faria para tornar uma leitura mais fluida para o meu corretor, pois dessa forma eu voltaria dizer o tema ( porem problematizado) e dessa forma tornaria algo mais fácil de ler e compreender.

    Por ter notado algumas falhas nesse quesito nota: 120

    Competência 5: Proposta de intervenção
    Faltou detalhamento!!!
    Para conclusão ( para mim parte mais difícil de escrever) você deve se organizar demais!
    Quando for construir uma conclusão responda TODAS essas perguntas que eu vou colocar aqui para as DUAS teses que você escolheu
    Ação (o que?) O que pode ser feito para solucionar a tese 1 ou tese 2? No seu caso, o que pode ser feito para sanar a negligencia governamental ou a educação deficitária.

    Na sua conclusão você não traz uma medida especifica para nenhuma de suas teses

    Agente (quem?) Quem pode resolver isso? Se pergunte sempre antes de escrever!

    Voce cita somente o Governo como agente responsável em sanar a medida. Mas sera que o Governo não disponibiliza verbas mas o Ministério da Educação não repassa?
    Pense nos 3 poderes, Executivo, Legislativo e Judiciario… nenhum deles pode ajudar a solucionar os desafios? Pense em outros órgãos sem ser só o Governo.

    DICA: GOMIFES
    G – Governo
    O – ONGs
    M- Mídia
    I- Indivíduos
    F- Famílias
    E- Escolas
    S- sociedade

    Utilizando GOMIFES, você pode ter uma ideia melhor e mais rápida na hora de escolher um agente para solucionar sua medida, uma vez que o tempo do Enem não é amigo dos vestibulandos.

    Efeito (para quê?) Qual efeito da sua medida? Em sua redação voce menciona 1 efeito que sua medida traz, porem esse efeito não cabe as duas propostas de intervenção
    Modo (como?) Você diz que através de palestras… porem como eu disse faltou voce dizer sob sua outra medida.
    Detalhamento (explicação e exemplos) Faltou voce detalhar de forma clara os efeitos da sua proposta de intervenção… como te disse utilizamos 2 teses/ argumentos para construir uma redação, logo espera que tenha duas propostas na conclusão. Sendo essas duas propostas detalhadas como lhe disse, respondendo todas essas 5 perguntinhas

    Levando em conta que voce fez uma medida para solucionar 2 problemas e isso não é indicado, pois um deles acaba não sendo resolvido por inteiro, assim ficam varias perguntas sem respostas em sua conclusão, entende?

    Faltou também você voltar a sua introdução. Como eu falei no começo não entendi muito bem a referencia que você utilizou, mas para finalizar uma redação é importante que a gente volte a introdução para acabar. Eu prefiro sempre começar a minha redação com algum repertorio sociocultural ( música, filmes, livros…), citações ou marco histórico pois assim fica mais fácil de voltar na conclusão para finalizar

    Logo sua nota é: 80

    NOTA FINAL: 640

    Lembrando que eu não sou corretora do Enem, eu estudo bastante redação e tirei 920 na redação do Enem 2021 e fui aprovada em Letras… meu intuito aqui é poder transferir pra alguém o que eu aprendi e aprender com vocês também, afinal a prova está chegando e eu vou fazer novamente pra tentar mudar de curso kkkkkk
    Desejo para voce bons estudos, acredite sempre no seu potencial… voce não é uma nota e pode ir muitoooo longe!
    Bons estudos e boa prova!
    Isabel

    Qualquer duvida ou algo que eu consiga te ajudar pode mandar mensagem!!

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  4. Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    De acordo com os dados divulgados pelo Portal da Indústria, o número mais de 10%(1). Esses números demonstram que o problema da importância profissionalizante está presente de forma complexa na realidade brasileira, uma vez que,(2) dificulta à(3) entrada e o rendimento dos brasileiros dentro das indústrias. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a negligência governamental, bem como a formação educacional lacunar.

    (1)Esse período está incompleto.
    (2) Não tem essa vírgula.
    (3) Não tem crase.

    Neste cenário, primeiramente, percebe-se a omissão estatal presente na questão. Para Aristóteles, a política tem como príncipal(4) função preservar o afeto entre as pessoas de uma mesma sociedade. Nessa perspectiva, é lícito afirmar,(5) que o investimento em educação profissional está cada vez menor, sendo que não há uma maior preocupação dos responsáveis em emplantar(6) verbas que resolvam tal impasse, trazendo assim sérios danos na vida econômica dos trabalhadores.

    (4) “principal”
    (5) Não tem vírgula
    (6) “implantar”, mas, nesse contexto, a palavra mais adequada seria “direcionar”.

    Em paralelo, a educação deficitária é um entrave na resolução da problemática. Conforme Kant, o ser humano é responsável pela educação que teve(9). Sob essa lógica, é notório apontar que a qualificação técnica empregada a pessoas em capacitar um cargo dado pelos seus respectiveis(7) responsáveis, é considerado de baixa formação, pois, não se tem uma estrutura adequada para empregar estudantes de determinados cursos em empresas renomeradas(8).

    (7) “respectivos”
    (8) “renomadas”
    (9) Kant escreveu isso mesmo?? É uma afirmação controversa… mas opinião cada um tem a sua, né 😊

    Portanto(10) é indispensável intervir sobre a questão. Para (11) isso ocorra(12) o governo(13),(14) deve desenvolver investimentos que atuem numa melhor formação desses profissionais, por meio de palestras e web(15) transmitidas por conferências virtuais desses órgãos(16), a fim de melhorar as formas de conhecimentos(17) e especializações a serem passadas para outros grupos(18). Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança presente em território nacional.

    (10) Tem uma vírgula
    (11) Faltou um “que” aí
    (12) Tem uma vírgula
    (13) Qual governo? Opte por escrever “governo federal” ou “Estado”
    (14) Não se separa sujeito de verbo, então não tem vírgula
    (15) O que é isso? Seria webpalestras?
    (16) Quais órgãos?
    (17) Erro de concordância. Essa palavra deve ser escrita no singular
    (18) Faltou o detalhamento em sua proposta de intervenção

    CI – 120 (tem muitos desvios gramaticais, conforme destaquei acima)
    CII – 200 (fala sobre o tema; o texto é dissertativo-argumentativo; tem uma tese; e demonstra conhecimento de outras áreas do conhecimento, apesar de achar uma delas controversa 😊)
    CIII – 80 [A qualidade da argumentação foi um pouco problemática. Nesse sentido, tenho algumas observações: 1) No primeiro parágrafo, você tem um período incompleto, o que afeta o entendimento da sua contextualização; 2) Ainda na introdução você aponta duas consequências do tema (“dificulta à entrada e o rendimento dos brasileiros dentro das indústrias”), mas você não as retoma no desenvolvimento; 3) sua argumentação é muito superficial nos dois parágrafos de desenvolvimento; 4) Aquela contextualização de Kant ficou muito confusa, por isso não dá pra entender o desenvolvimento 2; 5) falta explicar muita coisa na sua proposta de intervenção, como o que citei anteriormente; 6) alguns desvios gramaticais prejudicaram o entendimento do seu raciocínio.]
    CIV – 200 (bom uso dos conectivos)
    CV – 160 (faltou o detalhamento na proposta de intervenção)

    Nota final: 760

    Espero ajudar de alguma forma.
    Parabéns pela redação e boa sorte!

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  5. Oiii! Parabéns pela redação. Segue abaixo a correção e sugestões:
    Em relação a Comp. 1, vejo que domina a norma padrão da língua portuguesa e também gostei bastante da maneira como argumentou você, porém possui pequenos desvios aceitos por não caracterizarem reincidência, portanto, 200! Na Comp. 2 e 3 160 pontos para ambas, ok? Falando agora da comp. 4, você argumenta muitoooo bem, articulando as partes do texto, com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado, então é 160 pontos. Por fim, a sua nota na Comp. 5 é 200. Apesar que eu não consegui identificar o seu detalhamente de forma clara e objetiva. No entanto, elabora bem a proposta de intervenção. DICAS: retome sua citação da introdução ou de algum paragráfo do desenvolvimento na redação e que tal apresentar uma outra proposta de intervenção? (a segunda não precisa de detalhamento). Bem é isso hehehehehe, não desista dos seus sonhos e continue estudando!

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