— PROPOSTA ENEM
No filme “Esquadrão suicida” o relacionamento abusivo é retratado a partir da relação
de Arlequina e Coringa, uma vez que ele chega a maltratá-la física e psicologicamente, sem que ela perceba a manipulação, assim como muitas vezes acontece na realidade. De maneira análoga ao filme, o atual momento em que vivemos tem sido marcado por um aumento destes abusos, seja pela rotina diária que o confinamento trouxe, seja pela dificuldade de percepção de quem está em um relacionamento abusivo. Logo, se faz necessária a discussão sobre o abuso nas relações atuais, uma vez que estas têm conquistado seu espaço na sociedade de forma silenciosa e causando um grande estrago ao longo da história.
Em virtude da pandemia, os casos aumentaram drasticamente, visto que com a rotina diária, alguns casais passavam apenas uma parcela do dia juntos, e com o confinamento, passaram a ficar juntos diariamente, podendo abalar o relacionamento que antes era saudável. Com isso, é relevante abordar que de acordo com a ONU, 243 milhões de mulheres, 80% do total no último ano, sofreram violência física, sexual ou psicológica por um parceiro íntimo, deixando o Brasil como o 5° no ranking de feminicídio, onde três em cada cinco mulheres sofrem, sofreram ou sofrerão de relacionamentos assim, com aumento de 50% dos casos durante pandemia. Apesar de existir abuso contra homens, as mulheres estão em destaque, representando mais de 70% dos casos, situação que deve-se ao machismo estrutural e cultural da sociedade
Devido ao aumento de casos, diversos especialistas tem se pronunciado, como é o caso da psicóloga Beatriz Brandão, ao afirmar que é raro conseguir identificar as características de um relacionamento abusivo desde o início, e, quando o indivíduo recipiente do abuso começa a reconhecer sua posição dentro do relacionamento tóxico, já é tarde -o abusador já deixou traumas psicológicos, podendo deixar a vítima ansiosa, depressiva e com baixa auto-estima. Outra característica marcante do abusador é induzir sua vítima gradativamente a se afastar de familiares, amigos, para que a parceira fique ainda mais presa na relação e sem apoio exterior. Com isso, cabe à família que é observar tais mudanças e saber como reagir perante a isso.
Portanto, a fim de reduzir tais problemáticas faz-se necessário a intervenção do Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC), produzir e anunciar propagandas comerciais educativas em canais abertos de televisão que ensinem o público a identificar um relacionamento abusivo e a como agir corretamente diante desse problema. Também se faz preciso que o Ministério da Segurança,em parceria com as secretarias municipais, criem programas de denúncias contra esses relacionamentos,que forneça o amparo e proteção necessária às vítimas.Logo, quando estas práticas forem colocadas em ação, é esperado que casos como de Arlequina e Coringa serão evitados.
Precisodeajuda
Gostei muito da redação, mas me preocupa o número de linhas. Tome cuidado com as estatísticas, pode ser considerado plágio. Para o inicio do segundo e do terceiro parágrafos, sugiro iniciá-los com algumas conjunções, tentando ao máximo não repetí-las ao longo de sua redação. Sua redação está muito boa, parabéns.
rafaella13souza
Oi, tudo bem? Não sou especialista mas vou citar algumas coisas que percebi.
Gostei muito da sua introdução e do repertório, porém eu terminaria ela em “Logo, faz-se necessária a discussão sobre o abuso nas relações atuais.” Lembrando que o correto é faz-se e não “se faz”.
Seus parágrafos estão todos muito grandes, por causa disso a redação ficou com 39 linhas, sendo que o máximo permitido é 30.
O segundo e terceiro parágrafos devem ser iniciados com conjunções. Você pode usar por exemplo: “Inicialmente” e “Além disso”.
Na proposta de intervenção você pode trocar “produzir e anunciar propaganda” por ” por meio de propagandas e…” Dando sentido de modo.
No mais, sua redação está muito boa, parabéns!
Jutdlx
Olá, não sou especialista mas gostei muito da sua redação, sugiro que tome cuidado com o número de linhas, talvez na folha do enem não caiba o seu texto. Também preciso alertar para tomar cuidado na citação das estatísticas, que praticamente foram copiadas da Folha Vitória, se isso acontecer com os textos motivadores, pode-se considerar plágio, ademais, parabéns.
Ana Goncalves
Por favor escrevam a nota que acham que eu tiraria, mas preciso para comparar com a minha nota da escola que nunca tiro nota boa e acho que o problema não está na minha redação, porque não acho que seja tão ruim assim. Meu professor me dá 500 e pouco em uma redação dessas vcs concordam com isso? Pq eu acho que daria mais