[Deleted User]
  • 0

A importância do debate sobre relacionamento abusivo no Brasil”,

  • 0

No filme “Esquadrão suicida” o relacionamento abusivo é retratado a partir da relação de Arlequina e Coringa, uma vez que ele chega a maltratá-la física e psicologicamente, sem que ela perceba a manipulação, assim como muitas vezes acontece na realidade. De maneira análoga ao filme, o atual momento em que vivemos tem sido marcado por um aumento destes abusos, seja pela rotina diária que o confinamento trouxe, seja pela dificuldade de percepção de quem está em um relacionamento abusivo. Logo, se faz necessária a discussão sobre o abuso nas relações atuais, uma vez que estas têm conquistado seu espaço na sociedade de forma silenciosa e causando um grande estrago com o tempo.
Em virtude da pandemia, os casos aumentaram drasticamente, visto que com a rotina diária, alguns casais passavam apenas uma parcela do dia juntos, e com o confinamento, passaram a ficar juntos diariamente, podendo abalar o relacionamento que antes era saudável. Com isso, é relevante abordar que de acordo com a ONU 80% no último ano, 243 milhões de mulheres sofreram violência física, sexual ou psicológica por um parceiro íntimo, deixando o Brasil como o 5° no ranking de feminicídio, três em cada cinco mulheres sofrem, sofreram ou sofrerão de relacionamentos assim, e durante a pandemia esses casos aumentaram em 50%, apesar de se ter abusos contra homem. Apesar de existir abuso contra homens, as mulheres estão em destaque, representando mais de 70% dos casos, podendo ser explicado devido ao machismo estrutural cultural da sociedade.
Devido ao aumento de casos, diversos especialistas têm se pronunciado, como é o caso da psicóloga Beatriz Brandão, é raro conseguir identificar as características de um relacionamento abusivo desde o início, e quando a pessoa que sofre o abuso começa a reconhecer o que está acontecendo já é tarde, o abusador já deixou traumas psicológicos, podendo deixar a vítima ansiosa, depressiva e com baixa auto-estima. Outra característica bem marcante do abusador é que ele induz a pessoas gradativamente a se afastar de familiares, amigos, para que a parceira fique ainda mais presa naquele relacionamento e sem ter para onde correr.
Portanto, a fim de diminuir tais fatores se faz necessário uma intervenção do governo juntamente com o Ministério da saúde, por meio de palestras sobre como identificar uma situação de abuso, seja qual for, e apresentar maneiras de como “fugir” deste, além disso, é preciso que os órgãos de educação insiram o assunto nas escolas para instruir os jovens a não terem hábitos abusivos. Também é imprescindível a observação da família e amigos à comportamentos diferentes após entrar em um relacionamento, e dar apoio a vítima para quando for necessário sair da situação de relacionamento abusivo. Logo, quando estas práticas forem colocadas em ação, é esperado que casos como de Arlequina e Coringa serão evitados.

Compartilhar

3 Correções

  1. única coisa que pode te tirar pontos, é as repetições de palavras, tente memorizar sinônimos, expandir o dicionário, ajuda bastante e dá para aprender com o tempo.
    Porém você relacionou bem a frase do filósofo Kant.
    Gostei bastante da redação em si, mas a conclusão deveria ser menor, normalmente ocupa umas 2 linhas somente, capriche mais na intervenção.
    C1: 200
    C2: 160
    C3: 140
    C4: 180
    C5: 160

    • 2
  2. Olá. Tudo bem?

    1. Primeiramente, percebo alguns erros gramaticais, como: “física” ao invés de “fisicamente”, fazendo com que seu texto perca coerência.
    2. Conclui que você deixa de focar em palavras chaves para desenvolver e utiliza muitos dados que muitas vezes pode ser difícil de ser fornecido. Sugiro, por exemplo: “negligência governamental” para a ausência de políticas que forneçam proteção as mulheres, gênero mais afetado. Ou mesmo, “mudança de comportamento” pela constante violência psicológica sofrida por parte das vítimas.
    3. Quanto as propostas de intervenção, considerei fracas e pouco diretas. Mas, finalizou bem.

    C1 = 120
    C2 = 140
    C3 = 160
    C4 = 180
    C5 = 120

    • 1
  3. Primeiramente é o número de linhas, sua redação possui 37 linhas, se for realizar o ENEM teria estourado.

    Excesso de informações, filtre-as melhor para tornar seu texto menor e as informações mais fluídas.

    Muita repetição de informações semelhantes . No excerto que eu copiei, por exemplo, vc cita vários tipos de violência, depois utiliza um mesmo verbo 3 vezes, o “sofrer”, não há necessidade disso, apenas polui a redação com informação excedente.

    Há um momento onde eu não sei se o que vc escreveu foi uma citação: “como é o caso da psicóloga Beatriz Brandão, é raro conseguir identificar as características de um relacionamento abusivo desde o início, e quando a pessoa que sofre o abuso começa a reconhecer o que está acontecendo já é tarde, o abusador já deixou traumas psicológicos, podendo deixar a vítima ansiosa, depressiva e com baixa auto-estima.”, se for utilize “aspas”, este símbolo (“).

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.