Regente

A importância do corpo e mente sãos no contexto da pandemia.

  • 1

Com a nova realidade de vida atual em que tivemos que se adaptar, é notório  que a nova pandemia do COVID-19,  mergulhou todo o mundo na incerteza e em constante desequilíbrio mental, ocasionando por sua vez, desvios emocionais alterados. Nesse contexto, observando a situação atual em que o país  vive, são representados como pilares do problema:  a depressão e o alto nível de obesidade. Na sequência, é de extrema importância o desenvolvimento de ações que visem incentivar a sociedade, a entender e saber lidar como esse novo contexto de vida.

Em primeira análise, é válido destacar que a pandemia Sars – COVID-19 , com o cenário de confinamento, quebra de rotinas e muitas incertezas envolvendo o futuro, surgiu como efeito a alto nível de causas depressivas. Segundo a ONU, visto como um quadro que afeta as atividades cotidianas , a depressão é desenvolvida pela ansiedade generalizada, que se agravando em alto nível pode levar ao suicídio, sendo a mesma representada por 20% das mortes em uma sociedade.

Outrossim, muitos indivíduos ao apresentarem desequilíbrios mentais , acabam por sua vez acarretando problemas para si próprio, como por exemplo a obesidade elevada, prova disso, é a prevalência de sobrepeso e obesidade em São Paulo ultrapassando de 60% para 78% no ano de 2015 , tendo como principais causas, depressão e ansiedade, afirma dados do Ministério da Saúde. Esse aumento crescente acompanha-se por consequente surgimento de varias doenças associadas as causas e a incapacidade funcional, redução da qualidade de vida e da expectativa de vida e aumento da mortalidade.

Fica evidente, portanto, que medidas ser tomadas para que esse quadro seja revertido. Nesse contexto, é dever do Ministério da Saúde desenvolver programas aberto ao público, vindo com o objetivo incentivar a sociedade a enfrentar esse inimigo invisível ( COVID-19), além da expansão de projetos que visem o bem estar da sociedade, tendo como base a expansão de uma vida saudável. Na sequência, as ações seriam divulgadas através das redes sociais, contando com a participação de psicólogos no desenvolvimento do mesmo. Feito isso, as ações realizadas com êxito, trará como um melhor efeito, uma qualidade de vida elevada tanto corporal quanto mentalmente para a sociedade, refletindo por sua vez na sua vida futura.

 

.OBS> Se possível corrijam me dando a nota.  OBRIGADA :-)

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite, Angel, ótimo texto comentando esses transtornos que todos nós, de formas diferentes, mas que todos nós estamos passando, boa escolha do tema. Acerda das competências do Enem:

    I – 160 pontos. Bom domínio da Língua Portuguesa, continue assim, no entanto, há um erro na última linha do segundo parágrafo: “sendo (a mesma) representada por 20% das mortes em uma sociedade.”, fica incorreto utilizar o pronome “mesmo”, pois ele não deve ser utilizado como pronome pessoal, ele é pronome demonstrativo, e sem se ter a informação de quem é esse “mesmo” não é legível. Em frases como: “antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra no andar”. A frase também está errado. Recomendaria você ter escrito “o mesmo causo, o mesmo problema” aí sim está correto. A mesma situação acontece no último parágrafo: “do desenvolvimento do mesmo”. Também, na linha seis do último parágrafo, o uso de através está errado. Essa palavra traz o sentido de atravessar, passar por dentro; o certo seria a utilização de: “por meio das redes sociais”. São erros minoritários, mas deve-se ter atenção.
    II – 200 pontos. Repertório cultural e fatos muito bem utilizados, foram importantes para o desenvolvimento do texto.
    III – 200 pontos. Achei sua intrudução excelente, não concordo em mudar nada, pois você conseguiu perfeitamente demonstrar o tema e propor sua tese. Seus dois desenvolvimentos estão muitos bons, você tem a habilidade de apresentar dados e dialogar sobre eles dando sua opinião de ótimo modo.
    IV – 200 pontos. Boa argumentação no texto, portanto fez seu texto ficar fácil de ser lido e contribuiu para uma maior compreensão.
    V – 80 pontos. Sua proposta de intervenção está muito rasa e muito confusa. Na frase “desenvolver programas aberto ao público” você não deixou claro o que está sendo desenvolvido. É importante ser específico na proposta, pois é isso que os corretores querem, por isso, creio que não cumpriu as exigências. Agora: “além da expansão de projetos que visem o bem estar da sociedade”, você apresentou outra proposta? Eu realmente não entendi essa frase, foi muito generalizada. Por fim, você finalizou bem, mas está totalmente fora das exigências do Enem. Tente ser o mais claro e objetivo possível, isso é fundamental para uma boa redação e lembre-se de apresentar os 5 agentes: Quem, Fazer o quê, Como fazer, Para quê fazer, De que modo fazer e um aprofundamento.

    Continue sempre praticando você é capaz de evoluir.
    Abraços.

    • 1
  2. Olha, a redação está coerente. Porém há um erros de gramática no último parágrafo. E eu acho que você deveria ter colocado menos coisas na introdução.
    Eu posso ter errado em algumas coisas, mas estou tentando corrigir de acordo com o Enem.
    Sua nota eu daria 800.
    Meus parabéns e continue treinando.

    • 1
  3. Não irei dar nota, pois não me acho qualificado pra isso. Porém, eu diria que a sua redação está superior a outras que receberam nota 800 de professores que vi por aí. Estruturalmente ela está excelente, com alguns desvios em relação a regras gramaticais. Não mudaria nada no seu estilo, pois é possível identificar tudo que compõe uma redação modelo enem: tema, tese, argumentos pertinentes relacionados à tese, e uma conclusão bem detalhada. Parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.