A importância do combate às fake news no cenário contemporâneo brasileiro

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O documentário “O Dilema das Redes” aborda os impactos negativos que as redes sociais têm sobre as pessoas, sendo uma das estratégias de manipulação, o crescimento das fake news. De maneira análoga ao documentário, a sociedade brasileira ainda tem sofrido com as fake news no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à influência midiática imposta sobre a sociedade e ao baixo índice de indivíduos que checam a veracidade dos fatos.

Sob esse viés, é lícito postular as influências que as mídias desencadeiam sobre a sociedade como impulsionadoras desse revés. Nessa perspectiva, o pensamento do filósofo francês Pierre Bourdieu, o qual afirma que o indivíduo tende a incorporar pensamentos, alude-se a essa afirmação, uma vez que os veículos midiáticos de uma sociedade estão diretamente ligados à formação crítica da mesma. Nesse sentido, a propagação de fake news é, muitas vezes, incentivada pelas mídias, por meio, principalmente, das redes sociais, como: Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, etc. Logo, a população, motivada pela mídia, acaba recebendo notícias falsas, legitimando a teoria de Bourdieu.

Outrossim, é imperativo pontuar a pouquíssima checagem de informações por parte dos brasileiros como agravante da problemática supracitada. Acerca disso, conforme o escritor Augusto Cury: “Nada é tão perigoso para aprisionar a inteligência do que aceitar passivamente as informações”. Nessa lógica, a falta de checagem sobre as informações recebidas fazem com que mais notícias falsas sejam disseminadas e a veracidade dos fatos, comprometidas, haja vista que a verdade e a mentira já estarão entrelaçadas. Com isso, o conhecimento torna-se duvidoso, visto que a ausência da procura pela credibilidade das informações causam uma lacuna no entendimento do brasileiro.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar o combate às fake news no cenário contemporâneo brasileiro. Sendo assim, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério da Educação, cuja função é melhorar a educação e consequentemente o conhecimento dos cidadãos, promova mudanças no âmbito educacional, aguçando o senso crítico dos indivíduos desde o fundamental, por meio de modificações na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a qual passará integrar aulas sobre como identificar noticias falsas mais facilmente. Essa medida faria com que os brasileiros checassem de fato às informações que recebem e diminuiria a manipulação das mídias. Dessa forma, espera-se que a sociedade brasileira não sofra com os impactos negativos relacionados a fake news assim como o evidenciado no documentário “O Dilema das Redes”.

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Desde já, muito obrigada!!!

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2 Correções

  1. INTRO
    –>ao citar “fake news” deve vir entre aspas pois são estrangeirismo
    –> repetição muito próxima (2; fake news e 2; sociedade)
    –> estruturação corretinha: apresenta repertório, tese e problemáticas

    D1 [influência midiática]
    –> “as influências que as mídias desencadeiam sobre a sociedade como impulsionadoras desse revés” a frase caberia melhor escrita no singular, visto que você esta se referindo a mídia (como instituição) e a uma unica influencia em foco
    –> NUNCA use “mesmo(a)” para retomar uma palavra, pois esta é usada apena para comparações
    –> repetição proxima (2; mídia)

    D2 [baixo índice de indivíduos que checam a veracidade dos fatos]
    –> repetição proxima [4; informações]
    –> argumentação e uso de repertórios pertinentes, você fez um otimo trabalho na problematização

    CONCLUSÃO
    –> ação: promova mudanças no âmbito educacional
    –> meio/modo: por meio de modificações na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
    –> agente: Ministério da Educação
    –> finalidade: faria com que os brasileiros checassem de fato às informações que recebem e diminuiria a manipulação das mídias
    –> detalhamento: aguçando o senso crítico dos indivíduos desde o fundamental / a qual passará integrar aulas sobre como identificar noticias falsas mais facilmente

    –> retire a crase: “checassem de fato às informações”

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 960

    Parabéns, você escreve muito bem!!! =)

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  2. Olá!
    Atente ao número de linhas para cada estrutura, o recomendado é NÃO usar mais que 8 linhas, então cuidado, tente resumir mais.
    Falta detalhamento na sua conclusão, seria uma boa você citar por exemplo, o nome do ministro da educação.
    Ademais, você soube colocar bem as problemáticas e a resolução delas, porém, é uma redação que, infelizmente, cansa um pouco ao ler, pela quantidade de linhas e informação.
    Espero ter te ajudado. :)

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