Cinema atual: relações com o indivíduo e a sociedade
Pierre Bourdieu, em sua filosofia, diz que uma classe social não é formada apenas pela detenção de capital econômico, mas também pela posse de capital cultural. Fora da filosofia, é nítido a grande importância da cultura, com ressalva para o cinema, na vida das pessoas, tendo em vista que este engloba questões individuais e coletivas muito presentes na atualidade, como uma forma de entretenimento e levantamento de debates atuais.
A princípio, a vida contemporânea, ocupada e perturbada, acarreta em problemas individuais internos, o que abala o emocional e psicológico dos indivíduos. Nessa perspectiva, grande parte das pessoas utiliza de filmes para fugir da realidade e esquecer dos impasses cotidianos, tal como era feito na 2ª geração do Romantismo no Brasil, em que os poetas voltavam para o passado como meio de “escapismo da realidade”. Assim, a cultura do cinema traz entretenimento para os cidadãos, funcionando como um momento de tranquilidade em torno da rotina conturbada hodierna.
Ademais, é notório que o cinema também pode trazer em seus conteúdos questões sociais e coletivas que precisam ganhar visibilidade para serem resolvidas. Nesse viés, tem- se o exemplo do filme “1984”, de George Orwell, que a imposição do governo autoritário proíbe a circulação de qualquer tipo de cultura contra o governo, ocultando mazelas sociais e impedindo a expressão da população. O cinema é um veículo essencial para debater obstáculos sociais e, também, para liberdade de expressão, a qual permite a construção de uma sociedade mais democrática e coletiva.
Portanto, o cinema é fundamental na vida das pessoas por levantar questões individuais e coletivas. Frente ao mundo globalizado, o cinema é uma forma de esquecer as dificuldades e ter um tempo para si mesmo. Além disso, problemáticas sociais e a liberdade de expressão caminham junto do cinema, assim, permitindo uma sociedade mais coletiva que traz ao ser humano a esperança de desenvolver positivamente o futuro.
OBS: essa redação é da banca UNICENTRO, sendo necessário título, texto em apenas 22 linhas e sem proposta de intervenção.
Marcoslindo55
Redação muito boa, usando bem a norma padrão!
Problemas estilísticos não são marcados no texto, pois podem abranger várias palavras.
‘é necessário que’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer “deve”
…e com outras doenças raras. Desse modo, é necessário que haja mais investimentos por parte do go…
‘anos de idade’ é um pleonasmo. É preferível dizer “anos”
…mpe, virem à morte antes de atingirem 9 anos de idade, o que também ocorre com outras doenças…
NOTA:800
Canuc
E ai! Tranquilo?
Farei breves comentários sobre sua redação.
Introdução:
Observa-se um grande domínio no que concerne a organização e a escrita. Apenas uma ressalva, seria o caso utilizar no final do parágrafo um reforço para enaltecer a ideia principal.
D1:
Excelente argumentação, com um repertório rico e posicionamento estável.
D2:
Excelente argumentação também, além de um exemplo bem encaixado no contexto. Todavia, a inserção de um conctivo no último período daria uma fluidez a mais para o texto.
Conclusão:
Ótima conclusão, abordando um resumo de todo o texto sem repetir termos e mostrando uma gama de conhecimento.
No geral, seu texto ficou bem encaixado e com excelentes argumentos. Levando em consideração ao que a banca cobra, você atingiu todas as expectativas. Com isso, sua nota seria aproximadamente 980.
Um abraço!