Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na contemporaneidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a não realização do censo demográfico apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla embates nas esferas humanas e sociais, analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida que se faz imediata.
Nesse sentido, é de extrema importância pontuar que o receio de informar dados deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tal recorrência. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta do exercício das autoridades, os recenseadores do IBGE enfrentam uma demora para receber pelo serviço prestado e acabam desistindo da função por terem que tirar dinheiro do próprio bolso para a sua alimentação e locomoção. Desse modo, torna-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desinformação como promotor do problema. Partindo pressuposto, é notório que o desconhecimento do censo demográfico para a sociedade causa um medo no cidadão de informar dados pessoais para um desconhecido, já que estamos em um período político há uma grande insegurança por parte da população. Tudo isso retardada a resolução do empecilho, o que contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a falta de conhecimento sobre o censo demográfico, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do IBGE, será revertido na criação de um orçamento robusto para a realização da pesquisa de forma profissional e sem imprevistos. Além disso, cabe ao Governo Federal quanto instituição máxima de poder, informar as pessoas através de campanhas, programas, debates nos canais de televisão, rádio e nas redes sociais sobre a relevância do censo para o País. Espera-se com isso, que em médio e longo prazo o impacto negativo desse infortúnio seja superado, assim a coletividade alcançaria a Utopia de More.
A Importância do Censo Demográfico Para a Sociedade Brasileira
Compartilhar
mateuspias
C1-160 desvios na língua formal
C2-200 aborda o tema em todo o texto
C3-160- Ótimos repertórios, mas busque ampliar mais eles e inserir em um contexto crítico
C4-160- boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
C5-160, pouco detalhamento, sua conclusão está incompleta.
NOTA FINAL: 840
boa sorte no domingo
Sabrina Maciel da Costa
obs: cuidado para não repetir demais os conectivos
Na proposta de intervenção é preciso ter pelo menos uma proposta completa.
C1(ortografia): 140
C2(estrutura, compressão do texto e repertórios): 160
C3( organização): 160
C4( conhecimento linguístico e argumentação): 180
C5( proposta de intervenção): 160
Total = 800
Sua redação está boa, mas cuidado pra atender o que o tema está pedindo e com alguns desvios gramaticais. No geral, está muito boa💕