A IMPORTÂNCIA DO ANTIRRACISMO NO COMBATE Á INTOLERÂNCIA RACIAL NO BRASIL

  • 0

Conforme Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem. Nesse contexto, sua tese comprova a existência de uma intolerância racial na sociedade brasileira, esse problema não somente danifica a estrutura desse corpo social como também sustenta a desigualdade desse. Visto que a luta antirracista abrange a resolução desses dois problemas, sua ação se faz imprescindível.
A princípio, o racismo é um problema invisível, que ocorre na base da sociedade. Ao contrário da década de 60 nos estados unidos, a qual descaradamente discriminava negros reduzindo seus espaços no ambiente público, contemporaneamente, o estado não apoia mais esse prática, considerando-a crime. Entretanto, mesmo que indiretamente, o estado brasileiro nunca parou de ser racista. Da mesma maneira que não houve integração dos segregados no período pós-abolição, essas pessoas ainda são carentes de medidas que as integrem na sociedade de forma igualitária. Desse modo, a presença da luta contra a discriminação étnica se faz fundamental, pois ela é capaz de ajudar na resolução desse problema ao conscientizar o público geral.
Outrossim, a intolerância racial perpetua a desigualdade social que existe com essas pessoas. Como supracitado, o período após o fim da escravidão não integrou a população negra no meio social, sem nenhum suporte certo. Por causa disso, essas pessoas não tiveram oportunidades igualitárias para se desenvolverem socialmente, o que teve como consequência a marginalização dessa população. Já que a participação de tal parcela da população na sociedade é extremamente necessária para a manutenção de uma verdadeira democracia, a luta igualitária entre etnias se faz fundamental para o desenvolvimento da nação.
Portanto, a luta antirracista é de extrema importância para o combate à intolerância racial, pois ela auxilia a tomada de atitudes para resolver esse problema. Dessa forma, cabe ao governo federal fazer políticas públicas de inclusão à curto-prazo, como a criação de mais cotas e oferta de bolsas de estudo, que integrem essa parcela e suas futuras gerações na sociedade, tornando-a mais igualitária. Ademais, é dever da mídia, responsável por influenciar milhares de brasileiros, apoiar a representatividade, divulgando obras e artistas que contenham e sejam negros, respectivamente. Assim, a discriminação racial vai se reduzir e, em uma sociedade finalmente harmônica, a tese de Hobbes poderá ser contrariada.

Compartilhar

2 Correções

  1. Parabéns pela redação, vamos as competências!

    Competência 1: 140 (Bastante erro referente a sintaxe.)

    Competência 2: 180 (Faltou ligar seu repertório ao tema.)

    Competência 3: 200 (Argumento de forma eficaz.)

    Competência 4: 200 (Usou bastante conectivos!)

    Competência 5: 160 (Faltou dizer de que modo o governo irá agir)

    Nota Final: 880

    OBS: Separa os parágrafos com espaços na próxima redação, para facilitar o entendimento. Parabéns a sua nota!!

    • 0
  2. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 140
    Percebi muitos erros de sintaxe e erros gramaticais básicos, além de muitas informalidades! Procure melhorar isso.
    C2: 180
    Você não fugiu do tema, porém na introdução sua contextualização está muito rasa, não conectou o repertório ao tema. Explique melhor a alusão filosófica.
    C3: 200
    Argumentação ótima! Parabéns.
    C4: 200
    Boa variedade de conectivos.
    C5: 160
    Faltou o meio nas duas propostas.

    Nota: 880
    Apenas uma observação: quando digitar a redação, separa os parágrafos, pula um espaço entre um parágrafo e outro para facilitar a identificação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.