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A importância do acesso à leitura para a formação do cidadão crítico.

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Embora a Constituição Federal de 1988 assegure a educação como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, uma vez que a leitura não se faz presente na vida do cidadão brasileiro. Dessa forma, em razão de uma lacuna educacional e da ineficaz atuação governamental, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.

A priori, é preciso salientar que o falho desempenho educacional é uma causa latente da problemática. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que recebeu. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao crítico acesso à leitura no Brasil, nota-se uma forte influência dessa causa, uma vez que as escolas não têm cumprimento seus papéis no sentindo de reverter a situação, visto que não fomentam devidamente a leitura no ambiente educativo.

Ademais, outro fator para a configuração do impasse é a ineficaz atuação governamental. De acordo com o escritor Monteiro Lobato, uma nação se faz com homens e livros. Nesse sentido, ao não haver o incentivo e financiamento da leitura por parte das autoridades governamentais brasileiras, deixando de prover locais públicos e gratuitos que proporcionem a população o acesso a livros, evidencia-se a precariedade do sendo crítico dessas pessoas, impedindo a plena evolução da nação.

Logo, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação, financie a construção de bibliotecas em escolas públicas, que contem com uma diversidade e numerosa gama de livros. Outrossim, tais espaços devem permitir o livre acesso da população, garantindo que toda a comunidade usufrua desses ambientes, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do hábito da leitura e se tornem cidadãos mais críticos e atuem na construção de um país melhor.

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2 Correções

  1. Sou novo na plataforma, mas vou tentar fazer uma correção de acordo com o que percebi. Eu achei que foi uma boa redação.
    O tema era sobre a importância do acesso à leitura e seus argumentos foram 1 ‘lacuna educacional (na qual você falou que problemas educacionais causam problemas sociais e que é importante combater os problemas sociais e que a leitura não é fomentada no ambiente educacional) e 2 ‘ineficaz aduação governamental’ ( você falou sobre…
    E disse que 1 e 2 emergem em um problema complexo, mas não disse qual problema complexo e não mostrou grandes problemáticas na redação.
    Na minha opinião faltou uma melhor argumentação (não me convenceu muito). Você sabe fazer um bom modelo de texto mas precisa focar no tema (faltou falar sobre importância e acesso) e argumentar. Você tem um excelente repertório sociocultural.
    Sobre a proposta de intervenção eu acho que vale 200. Apresenta: 1 quem (MEC), 2 o que (bibliotecas públicas), 3 como (financiar), 4 para que (compreender a importância da leitura, cidadãos críticos. Podia ter falado sobre acesso já que é justamente o que pede o tema) e 5 detalhamento (gama de livros, livre acesso).

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  2. Ademais, outro fator para a configuração do impasse é a ineficaz atuação governamental. De acordo com o escritor Monteiro Lobato, uma nação se faz com homens e livros. Nesse sentido, ao não haver o incentivo e financiamento da leitura por parte das autoridades governamentais brasileiras, deixando de prover locais públicos e gratuitos que proporcionem a população o acesso a livros, evidencia-se a precariedade do sendo crítico dessas pessoas, impedindo a plena evolução da nação.

    Erro gramatical= “sendo crítico”

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