A importância de valorizar a população indígena no Brasil.

  • 1

A primeira geração do modernimo possuía como uma das suas características valorizar a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil atualmente além de sofrerem diversos tipos de preconceito. Desta forma, essa é uma problemática resultante da falta de medo das do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um preconceito retrógrado da sociedade.

Em primeira análise, a falta de valorização da população indígena vem de um pensamento retrógrado da sociedade. Na época do Brasil Colônia, ocorreu uma perseguição aos indígenas além de um apagamento cultural, o que acarretou um desvalorização e um desrespeito desses cidadãos. Desta maneira, o Estado não promoveu nenhuma prática que valorize a cultura da população indígena, o que intensificou a falta de resentatividade e reconhecimento dessa população.

Em segundo plano, o estigma enraizado presente na sociedade brasileira sobre os indígenas dificulta o reconhecimento desse povo. Segundo o filósofo Tomás de Aquino “todas as pessoas de uma sociedade democrática têm a mesma importância”, pois todos os cidadãos são iguais e deverão ter os mesmos direitos. Entretanto, na sociedade hodierna com base em um preconceito que ainda  alimenta um pensamento passadista que influenciados por estigmas ditam os indígenas como inferiores fornecendo-os menos oportunidades, impedindo assim o enaltecimento da população indígena.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério das Comunicações por meio de investimentos, promover comerciais em rede abertas de televisão sobre a importância de valorizar e incluir a população indígena na sociedade para conscientizar a população. Com essa medida, a população indígena ser a enaltecida no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. c1; 120
    pontos Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    c2; 160
    pontos Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio
    do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    c3; 120 pontos
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
    argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4; 120
    pontos Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
    c5; 120
    pontos Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto.

    • 0
  2. A primeira geração do modernimo(1) possuía como uma das suas características valorizar (2) a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil atualmente(2) além de sofrerem diversos tipos de preconceito. Desta forma, essa é uma problemática resultante da falta de medo das(2) do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um preconceito retrógrado da sociedade.

    1) seria modernismo?
    2) Coloque vírgula
    3)Erro de digitação? pois, não há coerência em “falta de medo das do”.

    Em primeira análise, a falta de valorização da população indígena vem de um pensamento retrógrado da sociedade.(1) Na época do Brasil Colônia, ocorreu uma perseguição aos indígenas além de um apagamento cultural, o que acarretou um(2) desvalorização e um desrespeito desses cidadãos. Desta maneira, o Estado não promoveu nenhuma prática que valorize a cultura da população indígena, o que intensificou a falta de resentatividade(3) e reconhecimento dessa população.

    1) Aconselho a utilizar sinônimos para não ficar repetitivo. ( pois, está dando a impressão que a tese 2 está no d1).
    2) *Uma desvalorização
    3)representatividade

    Em segundo plano, o estigma enraizado presente na sociedade brasileira sobre os indígenas dificulta o reconhecimento desse povo. Segundo o filósofo Tomás de Aquino(1) “todas as pessoas de uma sociedade democrática têm a mesma importância”, (2) pois todos os cidadãos são iguais e deverão ter os mesmos direitos. Entretanto, na sociedade hodierna(3) com base em um preconceito que ainda alimenta um pensamento passadista que(4) influenciados por estigmas ditam os indígenas como inferiores fornecendo-os menos oportunidades, impedindo assim o enaltecimento da população indígena.(

    1) coloque vírgula
    2) isso é continuação da citação? pois se não for, utilize conectivos, como: “Consoante ao pensamento de Aquino”, “Paralelo ao pensamento..” etc.
    3) coloque vírgula
    4) utilize sinônimos, ao invés de “que”, pode substituir por: “na qual”.

    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério das Comunicações(1) por meio de investimentos (2), promover comerciais em rede abertas de televisão sobre a importância de valorizar e incluir a população indígena na sociedade para conscientizar a população. Com essa medida, a população indígena ser a enaltecida no Brasil (3).
    1) Coloque vírgula
    2) quais tipos de investimentos? especifique.
    3) Detalhe, se aprofunde.
    Sua conclusão está um pouco rasa, aconselho, a se aprofundar mais, por exemplo, poderia detalhar o órgão ou se aprofundar mais detalhar o efeito da ação.

    C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 120
    Domínio mediano, com alguns desvios gramaticais e de convenções do registro em língua portuguesa.

    C2)Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 120
    Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.

    C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
    Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
    Obs: só cuidado com as palavras repetidas, mas, seu texto está ótimo.

    C4)Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 120
    Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana.

    C5)Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 120
    Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.

    TOTAL: 640

    • 0
  3. [introdução]
    A primeira geração do modernimo[1] possuía como uma das suas características valorizar a importância e representar os indígenas nativos brasileiros. Analogamente, esse povo é pouco enaltecido no Brasil[2] atualmente[3] além de sofrerem diversos tipos de preconceito. Desta forma, essa é uma problemática resultante da falta de medo das[4] do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um[5] preconceito retrógrado da sociedade.

    repertório: OK

    contextualização com tema: OK

    direcionamento de teses: OK (mas não entendi o que vc quis dizer com “falta de medo do Estado para enaltecer a cultura desses povos”. acho que ficaria melhor resumir em negligência do Estado, por exemplo, por falta de políticas públicas (essa é a negligência estatal) para integrar os indígenas na sociedade mesmo, já que como minoria social elus estão e foram marginalizados, exterminados desde a chegada dos europeus aqui.)

    erros ortográficos: X [1] moderniSmo, [2] acho que “no brasil” deveria estar entre vírgulas, [3] virgula, [4] não precisa desse “das”, [5] o

    [desenvolvimento 01]
    Em primeira análise, a falta de valorização da população indígena vem de um pensamento retrógrado da sociedade.[1]Na época do Brasil Colônia, ocorreu uma perseguição aos indígenas além de um apagamento cultural, o que acarretou um[2] desvalorização e um[3] desrespeito desses cidadãos. Desta maneira, o Estado não promoveu nenhuma prática que valorize a cultura da população indígena, o que intensificou a falta de resentatividade[4] e reconhecimento dessa população.

    repertório: OK

    direcionamento de tese: OK (o que vou comentar não é algo diretamente relacionado com direcionamento de tese, mas na introdução vc falou sobre o governo e depois sobre a sociedade, então, acho que seria melhor seguir essa ordem na argumentação. portanto, deveria ser ao contrário da maneira que vc fez, entende? )

    manutenção temática: OK

    argumentação: OK (porém, você pode melhorá-la. usar mais conectivos, sinônimos para indígenas (ex: povos originários), explicar melhor que desvalorização e desrespeito são esses? sla, elus são desvalorizades por conta da crença delus? dar exemplos mesmo, sabe? você escreveu também que o Estado não promoveu e seria bom dizer que ele não promoveu e nem promove nenhuma prática…)

    erros ortográficos: X [1] seria melhor um conectivo aqui. ex: haja vista, visto que e etc., [2] umA ou à, [3] se vc usasse “à” como disse no item 2 aqui seria melhor usar “o”, [4] representatividade

    [desenvolvimento 02]
    Em segundo plano, o estigma enraizado presente na sociedade brasileira sobre os indígenas dificulta o reconhecimento desse povo.[1] Segundo o filósofo Tomás de Aquino “todas as pessoas de uma sociedade democrática têm a mesma importância”, pois todos os cidadãos são iguais e deverão ter os mesmos direitos.[2] Entretanto, na sociedade hodierna com base em um preconceito que ainda alimenta um pensamento passadista que influenciados por estigmas ditam os indígenas como inferiores fornecendo-os menos oportunidades, impedindo assim o enaltecimento da população indígena

    repertório: OK

    direcionamento de tese: OK

    manutenção temática: OK

    argumentação: OK (exemplifique mais. que tipos de estigmas são esses? de que os indígenas são preguiçosos, pq os portugueses achavam isso delus? quais tipos de oportunidades são negadas a essa parcela da população? vc não precisa dar inúmeros exemplos para cada coisa que pontuei aqui. um, dois, no máximo três já está bom.)

    erros ortográficos: X [1] esse é uma sugestão, acho que ficaria melhor usar conectivo aqui ao invés de ponto final, [2] acho que tirar o ponto e deixar “entretanto” entre vírgulas,

    [conclusão/intervenção]
    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. [1]Cabe ao Ministério das Comunicações[2] por meio de investimentos, promover comerciais em rede abertas de televisão sobre a importância de valorizar e incluir a população indígena na sociedade para[3] conscientizar a população. Com essa medida[4], a população indígena ser a[5] enaltecida no Brasil.

    agente: OK

    ação: OK (acho que vc poderia ter escrito assim: promover comerciais nos canais televisivos de rede aberta…)
    modo/meio: OK

    detalhamento: OK (vc poderia deixar mais mastigadinho. como esses comerciais serão feitos? com artistas indígenas ou serão comercias com fatos sobre os povos originários, tipo sobre a agricultura delus? )

    finalidade: OK (mas vc deveria deixar bem claro, ou seja, usar um conectivo para quem for corrigir sua redação bater o olho e identificar a finalidade da sua ação, por exemplo, usar “a fim de”, “com a finalidade de”. outra sugestão é aumentar um pouco essa sua finalidade. ok, visa conscientizar a população, mas sobre o que?)

    fechamento/retomada: OK (mas, para ficar um pouco melhor vc poderia trazer um gancho do repertório inicial. no começo, vc falou sobre a 1 geração do modernismo, então, traga isso de volta. exemplo: Dessa forma, assim como na primeira fase do modernismo brasileiro os povos indígenas serão valorizados no país.)

    erros ortográficos: X [1] conectivo (para tanto/por conseguinte, cabe…), [2] vírgula, [3] a fim/ com a finalidade de, [4] conectivo (dessa forma/maneira, destarte…), [5] será

    C1 – 120
    C2 – 180
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 120
    NT – 660

    oii, giovana! tentei ajudar da forma que sei fazer e espero ter acrescentado ao menos um pouco. :)
    não posso afirmar que essa seria sua nota, pq posso ter deixado algo passar, mas vc se saiu bem só precisa continuar treinando. bons estudos!

    • 0
  4. Titulo: A importância de valorizar a população indígena no Brasil. – Evite frases longas, o ideal é que o título tenha no máximo 3 palavras, lembrando que no título não tem ponto final.

    Introdução: A primeira geração do modernimo possuía como uma das suas características valorizar a importância DE representar os indígenas nativos brasileiros. – valorizar nesse caso é um verbo transitivo direto e indireto.
    Tema identificável.
    Teses: Falta de medo do Estado para enaltecer a cultura desses povos e um preconceito retrógrado da sociedade.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.