a importancia de um sistiema público

  • 0

Na musica “sem saúde” o compositor Gabriel pensador, descreve ao longo de sua letra, um conjunto de problemas e falhas presentes no sistema de saúde enfrentados pela população, alegando ter pago o “plano de saúde”, que de forma implícita refere-se aos impostos, porém não recebe os atendimentos de acordo com as necessidades. Analisando os pensamentos do músico pode-se notar que a música é o reflexo da nossa sociedade evidenciando como as condições são precária e afetam os necessitados que dependem totalmente desse sistema. Deixando claro a importância da discussão desses conceitos.

Em primeiro lugar, é importante salientar que o SUS (sistema único de saúde) é de extrema importância a nação brasilheira, mostrando- se fruto de uma luta democrática pela saúde. A necessidade e a falta de recursos caminham simultaneamente nessa problemática, uma vez que, em teoria o sistema seja de alta expectativa defendendo-se eficaz, porém na prática observa-se inúmeras falhas, que são resultados de uma distribuição errônea e desvios de verbas, aumentando-se e tornando-se constantes os problema presentes que são enfrentados por indivíduos que dependem de hospitais públicos.

Ademais, diante da constituição de 1988, é direito de todos e dever do estado garantir por meios sócias e econômicos projetos que visem a saúde da população. Mediante a esse paradigma, isto não vem ocorrendo no Brasil, de forma que a sociedade brasilheira demostra-se desprovida de mínimos recursos hospitalares e de profissionais que atuem na área de saúde em regiões mais distantes de áreas urbanas. Dessa forma, as condições de calamidades derivam-se de poucos investimentos e baixas atuações governamentais, de modo que justifica a escassez de materiais necessários, expondo indivíduos as condições precárias e tornando nítida a relevância do sistema de saúde pública da população.

Compreende-se, portanto, que medidas devem ser providenciadas para a contenção dessas dificuldades que afetam a maior parcela da sociedade. Assim, cabe ao ministério da saúde ampliar sua administração para que haja uma maior monitória de verbas, ampliando acesso dos hospitais com equipamentos qualificados e através de campanhas incentivar profissionais a optarem em atuar em locais públicos, para que a população possa vir a desfrutar dos seus direitos estabelecidos pela instituição. Dessa forma será possível atenuar essa barreias e deixar o contexto da música do Gabriel Pensador no passado

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    – Introdução: Amei você ter optado colocar uma música na sua introdução, foi algo que gostei bastante. Entretanto, toma um pouco de cuidado com as vírgulas e com o plural, tudo bem? Além disso, o seu último período não tem necessidade de existir – da forma como escreveu -, poderia colocar assim: “Posto isso, deixando evidente a importância da discussão desses conceitos.”, entende?
    – D1: Gostei bastante desse seu parágrafo, só cuidado com os períodos grandes e com a ênclise, tudo bem?
    – D2: Camila, também achei esse seu desenvolvimento bastante interessante, mas a última frase dele – ao meu ver – não ficou coerente, pois você abordou sobre os impasses da saúde pública de qualidade, então falar que ficou nítido a relevância do sistema não faz muito sentido. Posto isso, se tivesse colocado: ” assim, expondo o corpo social as condições precárias e tornando nítida a falta de compromisso do Governo em garantir uma saúde pública de qualidade à todos.” teria mais coerência como o que você vinha trabalhando, entende?
    – Conclusão: Gostei da sua conclusão, apesar de você ter feito uma completa e outra incompleta, uma vez que quando você coloca: “…e através de campanhas incentivar profissionais a optarem em atuar em locais públicos” isso é meio que outra proposta, mas incompleta, entende? Para economizar linha kkkkkk é melhor fazer só uma – também tenho essa mania. Por fim, você fez uma conclusão círculoooo aaaa, amei.
    Resumo => Você escreve muuito bem, mas precisa organizar um pouquinho as ideias, ter mais cautela com os períodos para não ficarem muito extensos e tomar mais cuidado com as vírgulas e com alguns desvios gramaticais, a exemplo de algumas palavras erradas.
    ps.: lembre – se de que é só a visão de outra aluna tambémm
    ps.2: continue assim que vai muuuito longee!
    Abraçoss <3

    • 1
  2. Gostei muito da argumentação e das palavras escolhidas ,poderia tomar mais cuidado com erro de gramática como por exemplo (sociedade brasileira) e não (brasilheira) mas esse é o caminho está muito bom , sobre o tema gostei muito da forma que foi escrito mas achei um pouco repetitivo o fato de colocar inúmeras vezes os problemas de faltas de infraestrutura e problemas do hospital achei que expôs essecivamente e várias vezes esse fato é poderia ter dissertado mais não apenas nessa parte mas realmente foi uma ótima redação gostei bastante ,digna de uma nota excelente

    • 1
  3. Ótima alusão na introdução, mas atente ao uso de conectivos para torná- lá mais coesa
    D1> períodos muitos longos
    Também tente usar mais conectivos no meio do parágrafo.
    D2> fiquei um pouco confusa quanto à concordância da última frase(“justifica”) > cuidado com a crase e com a ortografia
    Também ficou um pouco repetitivo por conta do 1 parágrafo falar mais ou menos da mesma coisa. Na minha opinião, ficaria melhor se tivesse outro argumento.
    Conclusão: uma das propostas está completa e bem desenvolvida e ela possui um bom fechamento, já que você retomou a alusão feita na introdução.
    Assim, você possui um bom domínio do texto dissertativo-argumentativo e, provavelmente, conseguirá uma boa nota, mas atente à gramática, à ortografia e à coêrencia.
    Espero que tenha ajudado.

    • 0
  4. Gostei muito da argumentação e das palavras escolhidas ,poderia tomar mais cuidado com erro de gramática como por exemplo (sociedade brasileira) e não (brasilheira) mas esse é o caminho está muito bom , sobre o tema gostei muito da forma que foi escrito mas achei um pouco repetitivo o fato de colocar inúmeras vezes os problemas de faltas de infraestrutura e problemas do hospital achei que expôs essecivamente e várias vezes esse fato é poderia ter dissertado mais não apenas nessa parte mas realmente foi uma ótima redação gostei bastante ,digna de uma nota excelente

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.