Iniciante

A importância de um sistema público de saúde

  • 1

A essência dos direitos humanos é o direito a ter direito. Nesse sentido podemos perceber que a importância de um sistema público de saúde é fundamental para que uma sociedade obtenha cidadões éticos e com uma afável qualidade de vida. Nesse sentido é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação que possuem como principais causas a falta de investimento e o individualismo.
Em primeiro lugar, devemos apontar a falta de investimento como principal configurador da problemática. De acordo com Nicolau Maquiavel ” a unidade política é fundamental para a grandeza de uma nação”. Nessa ótica o sistema governamentais se torna indiferente no que conserne a questão da importância de um sistema público de saúde. como há um lacuna financeira no que tange ao problema, sua erradicação tem sido complexa.
Em segundo lugar devemos ressaltar o conceito aristotélico de pólis, essa era a melhor organização social possível desde que fosse regida por critérios justos que visassem o bem comum. Desse modo, quando todos os cidadões pudessem fazer parte de uma grande assembleia, era garantido a existência digna para todos os habitantes. Por outro lado quando não existe participação do sujeito na decisão coletiva, o individualismo é privilegiado e a justiça social e deixada em segundo plano. Esse último cenário e representado no século XXI, em que um meio público de saúde é fundamental para um país justo e persiste em virtude da falta de apoio popular nas decisões tomadas.
É evidente, portanto, que tais entraves sejam solucionados. Dessa forma a OMS juntamente com a ONU, podem estabelecer medidas para que todos os países possuam um sistema público de saude, onde quaisquer cidadões de baixa renda possa usufruir desse meio de forma gratuita. Para que tal destinação seja coerente com a realidade mundial, órgãos de saúde de cada país, devem criar consultas públicas nas quais a população interaja e aponte quesitos como a questão de problemas de saúde pública, que precisa ser resolvidos com urgência. Por fim é preciso que a comunidade, olhe para o problema com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Leminiski: ” em mim, eu vejo o outro”.

Compartilhar

5 Correções

  1. PONTUAÇÃO:
    CONSIDERAÇÕES DE REDAÇÃO:
    Hello student!
    O nível de sua redação é mediano, pois há alguns erros gramaticais e de estrutura, apesar de você ter defendido bem seu ponto de vista.
    Como dica para aperfeiçoar sua redação, lhe indico ler as redações da cartilha de redação de Lucas Felpi. É um ótimo meio para você ver como são os padrões estruturais e argumentativos de uma redação de ENEM perfeita.
    Continue estudando!
    Desejo muito sucesso pra você!!!!
    Competência I – 120
    Competência II – 140
    Competência III – 160
    Competência IV – 120
    Competência V – 140
    TOTAL: 680

    • 0
  2. Olá, vestibulanda!
    Gostei da sua redacao, você realmente sabe o que estava escrevendo, isso mostra a sua autenticidade e autoria :)
    No entanto, percebi erros de pontuações ( carência de vírgulas… dando ênfase as vírgulas depois do seu conectivo de entrada depois do ponto, ** há vírgulas depois deles!)
    Algumas pequenas frases faltam coesão e coerência, bem rasas, mas que não passam despercebidas pelos corretores
    Sua proposta de intervenção não está bem detalhada, falta o “ a fim de que…” para concluir cada medida.
    Todo sucesso pra vc,
    Bjss

    • 0
  3. Boa tarde, Maina!
    É visto muito erros ortográficos, que certamente diminuiria sua nota na primeira competência.
    Você não fugiu do tema e do que o tema propõe
    Também demonstra um bom repertório cultural, citando vários argumentos que reforçam sua tese.
    Os mecanismos que você utiliza para tornar o texto coeso é empregado de forma inadequada. Faz com que as pessoas que leem sua redação, leia mais uma vez para compreender o que você está tentando passar. Para o corretor, o texto de cara deve fazer sentido. Uma dica: utiliza vocábulos que você domina. Usar palavras que normalmente não se usa, certamente não fará que o seu texto fique rico. Claro, ficará dessa forma caso tu tiveres domínio. O seu maior pecado foi nesta competência. Tente melhorar isso.
    A sua conclusão está dentro do que a bancada exige, respeitou os direitos humanos.
    Portanto, em minha conclusão, sua nota estaria entre 600 e 650. Apesar do mau uso dos mecanismos linguísticos, você tem um ÓTIMO repertório cultural. Citou vários nomes de peso para sustentar sua argumentação. Continue assim. Priorize a gramática que decerto, sua pontuação aumentará de forma absurda.

    • 0
  4. Com parágrafos tão grandes a estética da redação não fica bonita e as partes essenciais da redação acabam se misturando e consequentemente lhe fazendo se perder enquanto escreve. Tente usar parágrafos mais curtos e os separe melhor, isso já vai dar uma boa ajudada. Algumas palavras apareceram fora de contexto e achei que a citação de Leminiski não era tão necessária. Sua redação não foi ruim, mas existem alguns pontos a serem melhorados. Parabéns pela sua redação :)

    • 0
  5. seu repertório é muito comum e os paragráfos não estão organizados em 4 partes, são muito grandes. No Enem para uma redação organizada todos os parágrafos devem ter ao menos a mesma quantidade de linhas.
    Utilizou palavras sem contexto como “afável” pesquiso o significado de cada uma antes de usar, o corretor procura alguém que saiba dissertar e não apenas usar palavras bonitas.
    e escreve palavras de forma errada como ” sistema governamentais”
    e uma proposta de intervenção totalmente escassa, você esqueceu das 4 partes de uma redação : o que fazer, quem vai fazer, como vai fazer e porque vai fazer.
    sua nota seria um 550

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.