A Lei 11.645 de 2008, estabelece o estudo obrigatório da história e cultura indígena e afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio. Todavia, é visto que os estudos socioculturais não são aplicados nas escolas brasileiras, quando se há intolerância cultural com os indígenas. Desse modo, é dever do Estado e a das Instituições Formadoras de Opinião intervirem com medidas que diminuirão tal problema.
Desse modo, é notório que a sociedade brasileira tem grandes problemas em relação a cultura indígena. Na peça Édipo Rei, escrita por Sófocles, o protagonista Édipo, após passar por tanta miséria, escolhe tornar-se cego ao enfrentar os problemas que rodeiam sua cidade, podendo assim fugir de todo o caos. Atualmente, o Governo e grande parte da Sociedade, escolhem desprezar todos os problemas que a sociedade indígena enfrenta ao resolvê-los, levando Instituições Públicas e Privadas à busca de soluções para reverter isso.
Sob esse viés, destaca-se que algumas medidas foram tomadas, como a criação de leis que obrigam o verdadeiro estudo da história e da cultura indígena. Entretanto, as medidas já impostas não são suficientes para inibir essa problemática, uma vez que a fraca punição aos criminosos e a falta conscientização da sociedade são alguns dos principais motivos que ocasionam a persistência de atos desrespeitosos, e até mesmo violentos com a sociedade indígena. Além disso, a falta de comunicação dos pais e das escolas com os jovens sobre esse assunto é um agravante do problema, possibilitando que estes continuem agindo de maneira desrespeitosa.
Diante disso, para resgatar a cultura indígena no Brasil, cabe ao Governo intensificar esforços, criando leis severas e aumentando o tempo de punição para quem comete qualquer tipo de desrespeito com a sociedade indígena. Ademais, é necessário a criação de campanhas midiáticas governamentais de conscientização, com o apoio da imprensa socialmente engajada, e a divulgação destas através dos diversos meios de comunicação e das redes sociais que mostrem a importância dos índios na sociedade brasileira. Além disso, a participação das instituições formadoras de opinião é de grande importância para a educação dos jovens com relação a importância de resgatar a cultura indígena no Brasil, com as escolas realizando palestras e seminários sobre o assunto e as famílias intensificando os diálogos em casa.
A Importância de Resgatar a Cultura Indígena no Brasil.
Compartilhar
Jamber
Ola GustaLemes, ótima redação. Vamos para a correção com base nas competências:
I – 120 pontos. Bom domínio da escrita formal da língua, porém ocorre alguns problemas. Logo na segunda linha do seu texto, o correto é “Ensino Fundamental e Médio”, pois se trata de um nome próprio, sem contar que fica confuso o plural de “ensinos”. Na penúltima linha do segundo parágrafo o correto é “a sociedade indígena enfrenta a resolvê-los”, e não ao. Na quinta linha do seu último parágrafo na frase “e a divulgação destas através dos diversos meios de comunicação” a utilização de através está incorreta, porque essa palavra remete o sentido de atravessar e passar por dentro, assim, o correto seria “por meio dos diversos”. Na linha abaixo desse, acredito que não seja um erro de gramática, mas a frase “e das redes sociais que mostrem a importância”, esse pronome “que” junto com o verbo “mostrar” soou muito estranho e acredito que poderia ser trocado por “para mostrar a importância”. Um pouco abaixo, também temos outro erro, aqui se trata de um erro de concordância: “a participação das instituições formadoras de opinião é” o verbo é deveria estar no plural, ou seja, “são”.
II – 160 pontos. Produção consistente dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo, embora tenho feito um texto com 32 linhas, portanto, distanciando-se do máximo de 30 linhas proposto pelo ENEM. Porém conseguiu entender bem a proposta e aplicou conceitos razoáveis. Por outro lado, achei seu texto muito bagunçado, mas, acredito que isso foi por conta da sua organização e não tenha sido intencional – eu tive dificuldade para encontrar os parágrafos e saber onde termina a introdução.
III – 160 pontos. Texto bem produzido e com boa argumentação. No começo achei confuso ler o segundo parágrafo cheio de fatos e contexto e não encontrar sua opinão, porém, logo em seguida, no terceiro parágrafo você colocou toda seu argumento. Nunca havia produzido e corrigido algum texto do tipo, portanto, não tenho o que falar a respeito.
IV – 120 pontos. Procure usar mais conectivos, pois há trechos da sua redação que estão desconexo: “Desse modo, é notório que a sociedade brasileira tem grandes problemas em relação a cultura indígena. Na peça Édipo Rei…” Da saída desse primeiro período para entrar nesse outro eu achei muito sem sentido, até parece que você copiou um pedaço e colocou aqui. Acredito que você deveria colocar argumentos para interligar seu texto, além do mais, esse não foi o único trecho: “realizando palestras e seminários sobre o assunto e as famílias”, senti falta de ligação, nesse trecho na sua última linha do texto, o período antes do “e” fica fazendo sentido, mas quando você liga ele com a frase após esse “e” embaraça tudo .
V – 160 pontos. Proposta razoável, mas excessiva com as informações. Eu achei tão difícil interpretar e encontrar os seus cinco agentes, parece que eu só encontro o que o governo deveria fazer, e não como e nem para quê. Por um lado eu penso que você tenha tentado fazer um aprofundamento, mas ficou muito confuso e acho que você poderia produzir algo mais claro. Acerca dos agente, eu encontrei os 4 – Quem, o que, como e o detalhamento. Agora, o último agente – a finalidade – foi confuso, uma hora eu achava que era uma coisa outra hora achava que era outra. Sugiro você compactar a informação e escrever de forma linear demonstrando os 5 agentes para facilitar a leitura de seu corretor.
Continue sempre praticando, você é capaz de melhor!!
Abraços
henriquessantana_
Vamos lá! Eu gostei muito da sua redação.
Apresenta os repertórios suficientes para você fechar a competência 2, presença de diversos conectivos que enriquecem a redação, bons argumentos que foram desenvolvidos ao longo do texto, conclusão ótima com todos os 5 elementos necessários
Parabéns, ótima redação!