Não restam dúvidas de que a preservação da amazônia gerou bastantes discussões no cenário político, visto que as queimadas na floresta, em agosto de 2019 repercutiu as mídias sociais colocando culpa muitas vezes no governo sem saber o real motivo. Isso é ruim porque os incêndios desmatam as áreas da região e destroem o habitat dos animais que podem morrer ou ter dificuldade para encontrar um ecossistema, bem como é maléfico à saúde humana.
Em primeiro lugar, o desmatamento é o fator que mais prejudica o meio ambiente no mundo, desde 1530 quando os portugueses vieram colonizar o Brasil e destruiu grande parte da mata atlântica. Nesse contexto, há práticas ilegais que comprometem a biodiversidade e podem provocar a extinção de espécies silvestres presentes na região como por exemplo a biopirataria que é a venda ilegal de animais. Ademais, as queimadas têm um grande poder de destruição porque o foco do incêndio pode se espalhar rapidamente pela floresta e desflorestar boa parte dela se não apagar de imediato.
Além disso, a fauna sofre diversas transformações quando ocorrem estes impactos ambientais e isso modifica a dinâmica ecológica dos seres vivos que habitam esse bioma e fazem transação com outros biomas como o cerrado e o pantanal. Outrossim, o agronegócio é uma das principais causas do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura(FAO), somente na América Latina ele é responsável por 70% da devastação. Análogo a isso, o extrativismo vegetal também é um problema que desarboriza a floresta caso não for praticada de maneira legal.
Infere-se,portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Ministério do Meio Ambiente crie e divulgue propagandas por meio de mídias digitais sobre a importância da floresta amazônica. Somente assim, será possível reduzir o desmatamento, como também ajudará a controlar o avanço do agronegócio no bioma.
Naty Melo
# Garantido 200 pontos na competência com tranquilidade, ótimo domínio da norma culta, sem deixar o texto muito formal de forma que não dê para compreender. Parabéns!
# Só cuidado na conclusão, pois nos parágrafos de desenvolvimento você dá muito exemplos sobre a exploração massiva da floresta poderia ter citado as leis já existentes mas que infelizmente não estão garantindo a preservação ambiental eu juro que lendo eu achei que você fosse ir por essa direção pois teu texto está caminhando para isso, ai lendo a conclusão e vendo que você só citou as propagandas deu a aquela sensação de hummm mas cadê o fechamento sobre o avanço do agronegócio, será se só com divulgação é o suficiente?
# Outro ponto importante é que através da divulgação do ministério do meio ambiente as pessoas vão ter noção( ou informação) sobre a importância da preservação, mas no texto em nenhum momento você cita a falta de conhecimento sobre o assunto, desinformação da população, ficou meio inconsistente sabe? como se tivesse caído ali de paraquedas.
# Minha dica é, leia, e releia os parágrafos de desenvolvimento de forma crítica, veja os problemas citados e trabalhe as soluções para cada um deles, de forma detalhada. se falou sobre um problema, traga a solução,
De resto está perfeito, ótima introdução, eu leio e já sei o que vai ter nos outros parágrafos, e tese está ali bem definida, o problema existe, bom uso de conectivos só muito cuidado com a conclusão.
jullw
C1: 120- Cuidado com os erros de pontuação.
C2: 200- Compreendeu o tema.
C3: 160- Cuidado para não fugir do tema, selecione 2 problemáticas para trabalhar no desenvolvimento1 e desenvolvimento2. Digo isso pois na introdução você cita 2 problemas-[..] é ruim porque os incêndios desmatam as áreas da região e destroem o habitat dos animais que podem morrer ou ter dificuldade para encontrar um ecossistema, bem como é maléfico à saúde humana.[…] Sendo que no desenvolvimento 2, não é desenvolvido essa parte do risco a saúde dos seres humanos.
C4: 200- Demonstra conhecimento necessário para a construção da argumentação.
C5: 80- A sua conclusão é muito simples, precisa melhorar. Na redação você cita diversos problemas que causam o desmatamento, logo a solução não pode ser simplesmente -[…]crie e divulgue propagandas por meio de mídias digitais sobre a importância da floresta amazônica.[…]
NOTA:760
Vale ressaltar que, a minha correção não é verdade absoluta. Você escreve bem, mas precisa melhorar na conclusão (procure alguns vídeos sobre) e se atentar aos erros de pontuação.
DICA: Tente fazer um projeto de texto que você consiga usar em outras redações, assim você não fica dependente do tema.
Eu sou apenas uma estudante e acredito que melhorando nesses pontos você vai conseguir tirar uma nota boa. Espero ter ajudado de alguma forma e desculpe qualquer coisa ;)