Iniciante

A Importância de Políticas Públicas Para o Meio Ambiente

  • 0

 Ao afirmar, em sua celebre canção, “O Tempo Não Para”, o poeta Cazuza faz uma comparação entre futuro e passado – de fato, ele estava correto, pois a problemática a respeito da preservação do meio ambiente não é um problema atual. Desde o final do século XVIII, os efeitos dos processos de industrialização começaram a ser sentidos, isso impactou diretamente na poluição dos biossistemas mundiais. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar a problemática a qual resulta na degradação da biodiversidade e nas mudanças climáticas.

Convém ressaltar, a princípio, que a degradação biótica está entre as consequências do problema, uma vez que a evolução humana busca ser constante e é  agravada pelo crescimento da população. Outrossim, o bioma é responsável pelas inovações na biotecnologia e pelo equilíbrio dos ecossistemas, contudo a perda de riquezas naturais tem impacto não só no meio ambiente mas também na economia. Nessa esteira, percebe-se que, mesmo após avanços legislativos, ainda há uma deficiência na Constituição que assegura a preservação de fauna e flora, sendo assim, os direitos permanecem apenas no papel.

Ademais, salienta-se que as florestas são grandes filtros, que são responsáveis pelo controle das mudanças climáticas, todavia, quando desmatadas, funcionam como um motor do aquecimento global. Consoante a Martin Luther King, “Se soubesse que o mundo acabaria amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore” haja vista que a natureza é aliada ao bem-estar é importante preservar e cultivar as vegetações para garantir vida saudávelPortanto, soluções efetivas devem ser tomadas  pelas autoridades competentes para evitar tragédias naturais que podem fadar o planeta a inexistência.

Portanto, urge a necessidade de serem tomadas medidas para a problemática, visto que conservar biomas é necessário para sobrevivência coletiva. Em suma, cabe à Comissão Mundial do Meio Ambiente, criar cartilhas que promovam a diminuição da degradação ambiental, por intermédio de leis rígidas sobre planejamento urbano, para evitar a degradação natural e diminuir a emissão de gases poluentes por empresas. Nessa lógica, o intuito de tal medida é inteirar a sociedade sobre o real papel da fauna e da flora. Logo, há várias medidas a serem tomadas, porém de acordo com Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Nota 01 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 180 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

    • 1
  2. Ótima Texto, muito bem elaborado com coesão e coerência textual. Um vocabulário riquíssimo e fez uso de alusões históricas o que é muito importante e enriquece o texto. Conclusão muito bem clara e foi usado os 5 componentes perfeitamente: agente, ação, meio, finalidade e detalhou.
    Parabéns! Boa sorte no Enem.

    • 1
  3. Oláa, gostei da temática do seu texto.
    C1: 200, demonstra muito bom domínio da língua culta;
    C2: 140, desenvolve bem o tema, mesmo presentando argumentos previsíveis;
    C3: 100, apresenta informações, fatos e opiniões relacionados a um embrião do projeto de texto;
    C4: 180, articula muito bem as partes do texto;
    C5: 120, apresenta todos componentes da conclusão, porém, é senso comum e já está previsto;

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.