O filme “Moana”, lançado pela empresa Disney, retrata de forma lúdica a importância do respeito e da preservação do meio ambiente no qual estamos inseridos. Entretanto, é inegável a falta de cuidado do homem com a natureza, visto que ele explora seus recursos naturais em demasia. Sob essa perspectiva, é notório o interesse humano na exploração apenas para fins lucrativos e consumistas, bem como a mínima preocupação com a preservação da vida das gerações futuras. Desse modo, é evidente a importância de políticas públicas para a preservação do meio ambiente.
Convém ressaltar, que a exploração natural é um meio bastante lucrativo devido ao alto consumo populacional cada vez mais inconsciente. Sob esse viés, segundo o filósofo Sócrates, “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”. Dessa forma, torna-se imprescindível esclarecer que a exploração e a poluição do meio ambiente estão ligadas ao consumismo, problema conseguinte ao movimento de expansão capitalista que visa lucrar cada vez mais. Além disso, políticas públicas de preservação não são interessantes para os grandes empresários uma vez que diminuem seus lucros, e ao mesmo tempo aumentam sua irresponsabilidade.
Outrossim, a destruição e poluição ambiental desenfreada, mostra a mínima preocupação com a preservação da vida das gerações futuras. Nessa perspectiva, conforme o artigo 3º da Constituição Federal de 1988, “É dever do Estado brasileiro garantir o bem-estar dos cidadãos”. No que tange a bem-estar, pesquisa do site Agência Brasil aponta que a natureza beneficia no bem-estar e na saúde da população. Portanto, é possível afirmar que o Estado viola a Constituição Federal quando nega ao seu povo políticas públicas para a preservação ambiental.
Logo, para resolver tal problemática medidas devem ser tomadas. Diante disso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente criar políticas públicas por meio de leis que permitam a multa e o encerramento irregular das empresas que violarem as diretrizes, no intuito de diminuir a poluição e consequentemente aumentar a preservação ambiental. Além disso, os canais de mídia devem conscientizar a população sobre o consumismo, por meio de campanhas públicas midiáticas, com o fito de informar a todos e consequentemente diminuir tal transtorno. Por conseguinte, o respeito e a preservação do meio ambiente deixarão de ser lúdicos como no filme “Moana”, e poderão se tornar realidade na coletividade em que estamos inseridos.
NiziaT
Primeiramente queria dizer que adorei sua redação, me parece muito boa e atende ao modelo enem
–Introdução muito bem estruturada, com inicio que dá progressão pra introduzir o tema e tese bem explicita! Isso é ótimo, pois sabemos que a primeira impressão é a que fica, já anima o corretor de começar haha
1 -Acredito que houve algumas inadequações de vírgula,
“preservação não são interessantes para os grandes empresários ( , ) uma vez que diminuem seus lucros e ( , ) ao mesmo tempo ( , ) aumentam sua irresponsabilidade.”
Acredito ter mais alguns, mas desses nao tenho tanta certeza haha De resto, nao vi uso errado de palavras.
2 -Sua sacada se recitar Moana na intervenção foi muito boa, pois quase obriga o corretor de te dar total por ter feito um repertório lá de cima se fechar e amarrar o texto.
Sobre o D1 e D2
Senti que o desenvolvimento 2 ficou muito expositivo, faltou uma argumentação, lembre-se que o repertório tem como unica função concordar com o que vc fala, sustentar seu argumento, mas apenas isso, ela nao deve fazer parte da maior parte do seu parágrafo. Uma dica que eu te dou é sempre se perguntar “porque isso acontece? como isso impacta na sociedade ou na economia ou na política?” …. Outra dica é usar termos como “Essa perspectiva calamitosa” ou “infelizmente” pra marcar uma argumentação, ajuda muito. A ultima dica é a seguinte: quer saber se sua argumentação está boa? Tira o repertório e lê seu desenvolvimento sem ele, dá pra ver sobre o que é seu ponto de vista, se ele esta coeso? ótimo, mas nessa análise vc deve perceber se sua argumentação ta menor ou maior que o repertório, se estiver menor, é bom rever .
No desenvolvimento 1 achei sua argumentação mais encorpada, mas também ficou um pouco expositiva demais pq senti falta de desdobramentos que marcassem seu ponto de vista…
– Seu projeto de textual é bem feito, tese explicita, argumentos organizados um cada paragrafo e retomada de repertório. Mas tente explorar mais seus argumentos e organiza-los melhor dentro do proprio desenvolvimento, a C3 é a mais subjetiva e perigosa, pois por exemplo, o corretor pode ter te dado total na c5 pq vc colocou todos os elementos, mas se ele nao gostou de como vc fez a intervenção, ou achou algum erro que foge da correção da c5 ele tira aqui, na c3
– Usou conectivos e isso é importante dms dms ! Mas Tente usar mais ou menos 3 ou 4 em cada paragrafo de Desenvolvimento, parece besteira, mas ajuda mto na questao da correção e articulação das ideias. Vc usou o “alem disso” 2 vezes se nao me engano, tente nao repetir, parece bobo tbm, mas ele tiram pontos…
– Por fim, vc apresentou quase todos os elemento na C5, senti falta do detalhamento, aprendi a escrever assim, por exemplo :
“por meio das escolas, umas vez que essas possuem influência na formação do indivíduo”
Detalhamento do meio ou do agente geralmente é o mais comum
Chegando agora ao final, gostei mto da sua redação, so precisamos aparar as pontinhas, mas isso é com treino e tempo nós temos de sobra!!!!!! Continue praticando, logo logo vai estar pertinho da nota máxima haha
MalluChiari
Ola, tudo bem?
Parabéns pela redação! Achei a tese muito bem apresentada, mas creio que ficaria mais claro para o leitor se já deixasse seus argumentos expostos na introdução. Entretanto, os argumentos e repertorios foram muito bem aprofundados no desenvolvimento e a proposta de intervenção está completa. Não encontrei nenhum erro gramatical, você escreve muito bem.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Total: 980
Parabens e espero ter ajudado, boa sorte! :)
Nanda1723
Olá Alice !
Em relação a sua redação, eu gostei bastante da sua introdução bem estruturada com os dois argumentos e a Tese.
No desenvolvimento da sua redação eu percebi que você citou o filósofo Sócrates no seguinte trecho :
“Convém ressaltar, que a exploração natural é um meio bastante lucrativo devido ao alto consumo populacional cada vez mais inconsciente. Sob esse viés, segundo o filósofo Sócrates, “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”
Cuidado! eu não sei se você confundiu ou digitou errado, mas essa frase é do economista Adam Smith
E no terceiro parágrafo você citou :
Nessa perspectiva, conforme o artigo 3º da Constituição Federal de 1988, “É dever do Estado brasileiro garantir o bem-estar dos cidadãos”
Tome cuidado também porque o artigo 3° diz:
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
Eu não sei, mas eu acho que você quis citar o artigo 6°
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Mas tirando isso, a sua redação está muito boa, eu gostei bastante!! Parabéns!
Nota : 950