TEMA: A precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações

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O trágico incêndio ocorrido em 2015 no Museu Nacional da Língua Portuguesa, localizado na cidade de São Paulo é um exemplo atual de uma grande perda para o patrimônio histórico brasileiro. No entanto não são somente perdas materiais , mas também diversas variedades culturais do País, devido a falta de consciência do povo brasileiro, em parte o governo. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências na sociedade brasileira.

A educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país, incluindo a educação cultural. De acordo com filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Contudo no Brasil tal situação não condiz com a realidade, visto que, constantemente há perdas incalculáveis de patrimônios históricos  juntamente com seus conhecimentos culturais, resultado do descaso de órgãos governamentais.

Ademais, vale ressaltar a população brasileira como principal agente de construção cultural. Logo que, fica como dever a proteção do patrimônio artístico, histórico e cultural responsabilidade de todos, como previsto na Constituição Federal de 1988. Diante disso é crucial que brasileiros obtenham conhecimento cultural e sociocultural, para que assim possa preservá-lo.

Sendo assim, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Para isso o Ministério do Turismo e Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio histórico, deve fiscalizar as estruturas de patrimônios, a fim de evitar incidentes. De forma complementar, o Governo Federal deve fomentar maior repasse de verbas a museus e instituições, que por meio de campanhas publicitárias e mídia, possam incentivar a visitação de lugares históricos. Com isso espera-se um aumento da valorização dos patrimônios históricos.

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2 Correções

  1. Boa tarde, gostei da sua introdução achei bastante completa, no segundo parágrafo (…) De acordo com filósofo Immanuel Kant (…) eu colocaria “de acordo com o filósofo…” Os seus argumentos estão bem colocados e a sua conclusão também. Porém se a sua redação for para o ENEM eu não ariscaria colocar um título, porque além de não ser obrigatório também pode fugir do tema proposto e acabar fazendo você se perder. Um grande abraço e continue assim!

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  2. Boa tarde Raquel!
    Bom, o tema da redação é ‘a precarização do patrimônio histórico brasileiro e suas implicações’, mas o seu título ‘a importância de patrimônio histórico em nossa cultura’ não está totalmente incluso nele.
    Nas redações do Enem, não é necessário colocar títulos, isso nos ajuda a não desviar do tema principal.
    Na segunda oração do primeiro paragrafo seria interessante adicionar algumas palavras como ‘nas’, ‘nosso’ e ‘em’:
    Não somente perdas materiais , mas também NAS diversas variedades culturais do
    NOSSO País, devido a falta de consciência do povo brasileiro e EM parte do governo. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências na sociedade brasileira.
    O segundo parágrafo está excelente.
    No terceiro parágrafo não é necessário a palavra ‘que’. Como adicionei ‘os’ na frente de brasileiros, foi necessário colocar algumas palavras no plural.
    LOGO, fica como dever a proteção do patrimônio artístico, histórico e cultural COMO responsabilidade de todos, previsto na Constituição Federal de 1988. Diante disso é crucial que OS brasileiros obtenham CONHECIMENTOS CULTURAIS e SOCIOCULTURAIS para que assim POSSAM PRESERVÁ-LOS.
    O quarto parágrafo ficou muito bom também!
    Como sou aluna, o meu conhecimento é limitado. No meu ponto de vista, a sua redação está muito boa! Parabéns!

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