TEMA: BULLYING EM QUESTÃO NO BRASIL

  • 0

A importância de olhar para o outro

É perceptível que no meio de crianças e adolescentes, é comum haver brincadeiras e piadas. Sendo assim, tais situações são uma forma de entretenimento entre eles. Entretanto, o uso de violência física e verbal, tem ferido muitos desses jovens, tanto pela falha na comunicação com os adultos quanto por promover problemas psicológicos a eles.

Em primeiro lugar, a escola e principalmente os responsáveis, em alguns casos, passam despercebido quanto aos impactos causados pelos diferentes tipos de lesões que algumas frases, palavras e atitudes podem causar nos juvenis. Isso ocorre devido a falta de diálogo entre o adulto e  o “mais novo”, e muitas vezes pela imagem que os mesmos passam aos filhos e alunos de pessoas que não os compreendem. Por este motivo, diversos casos de ofensas não são tratados, nem resolvidos. Essa retenção de informação por parte do jovem, por não conseguir confiar no “mais velho” pode acarretar graves problemas internos para a vida do mesmo, como isolamento, falta de confiança em si, não interesse pelo estudo e etc.

Essa junção de insegurança pessoal atrelada a não percepção das pessoas ao redor da situação em questão, pode gerar uma depressão e a longo prazo a própria morte. Um exemplo interessante é a série “Os Treze Porquês” que retrata a vida de uma menina que após sofrer diversas violações, tanto físicas quanto morais, acaba cometendo um suicídio. Bom, isso só demonstra como são desencadeados alguns problemas que por muito pouco não são evitados.

Portanto, o bullying é um entrave na Sociedade Brasileira, e o mesmo por não ser percebido acomete a vida de crianças e adolescentes. Dessa maneira, é preciso que o Ministério da Educação(MEC) organize palestras em todas as escolas(privadas e públicas) enviando psicólogos para discutir o assunto ” O bullying pode estar mascarado, mas ele existe”, sendo destinadas a todos os responsáveis, aos alunos e aos funcionários do colégio. A divulgação poderia ser feita pela internet e etc. Bem como, seria necessário a correção com suspensões, diálogos e alguns casos a expulsão de alunos com comportamentos indevidos com os colegas. Assim, é possível existir uma possibilidade de diminuir as razões do porque aquilo acontece e suas determinadas consequências.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    Sua redação foi bem direta, e escrita de uma forma bem interessante.
    Em relação ao seu desenvolvimento, te recomendo a citar dados estatísticos sobre o tema, e suas referências, para assim dar maior credibilidade ao assunto tratado.
    Além disso, na sua intervenção, você poderia citar outros meios, como, uma atenção maior por parte da família, e ainda, que as mídias sociais propagassem que bullying não é brincadeira e que deve sim ser denunciado.
    No mais, parabéns pela sua redação, espero ter ajudado.

    • 0
  2. FICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
    MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIITTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    GGGGGGGGGGGGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSTTTTTEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.