Mestre

A importância de discutir o abandono paternal

  • 1

A música “Sem Final Feliz”, produzida pelo poeta contemporâneo DK47, denuncia a realidade vivida por sua mãe, uma mulher trabalhadora que criou seus filhos sem apoio paterno e inserida numa situação de extrema pobreza.De maneira análoga à arte,na realidade hodierna, a pauta sobre abandono paternal carece de maior discussão,visto que tal rejeição resulta na insuficiência financeira das famílias monoparentais,além de gerar traumas nos filhos afetados pela ausência paterna.

Em primeira instância,é válido elucidar que famílias regidas por apenas um genitor são propensas a desenvolverem dificuldades financeiras. Ademais, de acordo com o IBGE, 57% de 12 milhões de mães que chefiam lares sozinhas no Brasil vivem abaixo da linha da pobreza.Nesse contexto, sabe-se que, na situação de abandono paternal, a figura materna precisa, muitas vezes, abdicar de sua posição no mundo laboral, uma vez que a educação e os cuidados com a criança demandam tempo integral.Dessa forma, sem auxílio financeiro e impossibilitada de trabalhar, é indubitável que a situação econômica da família será abalada, podendo comprometer a criação e o desenvolvimento da prole.

Em segundo plano,é vultoso salientar a importância da presença paterna na criação da criança.Outrossim, segundo Freud, criador da psicanálise, experiências vividas na infância influenciam o indivíduo durante toda a vida. Sendo assim, quando um filho cresce tendo que lidar com o abandono afetivo, material ou intelectual, que deve ser suprido pelos seus genitores, este pode desenvolver traumas gerados pela carência.Nesse âmbito, a ruptura das relações pessoais e da ligação de afeto, assim como a ausência da figura paterna, podem provocar sequelas psicológicas e comprometer o desenvolvimento saudável do indivíduo.

Portanto,conforme o exposto, é mister a criação de metodologias que resolvam a problemática.Nesse sentido, o Ministério da Educação deve disponibilizar materiais didáticos, promover campanhas, debates elucidativos e rodas de conversa nas escolas e redes sociais do governo, contando com a presença de psicólogos e sexólogos. Por conseguinte, essas medidas possuem o objetivo de frisar os prejuízos do abandono paterno e dissertar sobre a importância da educação sexual. Além disso, esses psicólogos serão responsáveis pelo tratamento gratuito de crianças abandonadas, para que esses indivíduos possam lidar melhor com o sentimento de rejeição.Tais medidas buscam amparar as vítimas desse crime e explanar formas de tornar o abandono paternal escasso, para que a realidade da música “Sem Final Feliz” seja superada.

Observação: consegui 960 pelo descomplica, mas quero ver a diferença entre diversos corretores.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Sou iniciante, mas enfim, vamos lá ha ha
    Eu achei sua redação incrível! Ótima escolha de palavras, seu vocabulário pelo visto é bem vasto e tua separação entre cada assunto e argumento foi detalhada e muito bem decidida. Achei que sua argumentação ficou marcada e evidente, mas claro, você conseguiu demonstrar impessoalidade e mostrar um embasamento válido.
    Seguindo as competências do ENEM, de acordo, com que eu fui capaz de interpretar (lembrando que eu não sou nenhuma professora, então me perdoa se eu estiver errada) você tirou 960! Meus parabéns!
    Boa sorte e muitas redações incríveis para ti :)

    • 1
  2. Boa tarde!

    Introdução: Muito boa e completa, porém faltou uma melhoria na estrutura, para mais claro entendimento. Nada muito grave.

    D1: Excelente! Sem maiores problemas, possuí todos elementos necessários.

    D2: Primeiras três frases muito bem escritas e organizadas, entretanto, a última frase carece de uma opinião clara e bem estruturada, repetindo o que foi dito na frase anterior.

    Conclusão: Dentro da primeira frase poderia ser encaixado uma explicação de qual é o problema. A finalidade das ações não tinha necessidade de ser separada da frase, a finalidade das ações deve estar na mesma frase, para não acontecer a ruptura de sentido.

    OBS: Aconselho reduzir o número de palavras muito rebuscadas, elas, por muitas vezes, não combinam com o texto e dificultam a leitura.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.