SE POSSÍVEL, DAR A NOTA DE CADA COMPETÊNCIA + NOTA FINAL, OBRIGADO!
Coube em 30 linhas kk
Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância além dos mesmos direitos e deveres. Analisando o cenário brasileiro por tal ótica, é possível observar que, em pleno século XXI, configura-se fortemente um quadro de bullying, principalmente nas escolas, sendo um fator que impede a boa convivência na vida acadêmica e, consequentemente, na social. Isso ocorre devido não somente à fraca educação infantil brasileira, mas também à falta de diálogo por parte da família.
Primeiramente, vale ressaltar que a origem do bullying está diretamente ligada com a precária educação infantil. Nesse contexto, a psicóloga Elaine Di Sarno define o bullying como uma violência ocorrida de forma intencional, repetitiva e sem motivo aparente. Indubitavelmente, a falta do ensino de ética desde o fundamental I, reflete em jovens estudantes que não respeitam os demais. Nessa lógica, o teórico da justiça John Rawls criou o conceito “Véu da Ignorância”, na qual o ser humano deve abrir mão de seus próprios interesses a fim de efetivar o bem comum. Todavia, enquanto o conceito de Rawls for negligenciado a sociedade contemporânea continuará a enfrentar o problema do bullying.
Posteriormente, é importante destacar que grande parte das vítimas não relatam as agressões a nenhum responsável, gerando problemas cada vez maiores. Nesse sentido, um artigo publicado pelo site “Portal Educação”, diz que as vítimas não expõem as agressões por vergonha ou acabam pensando que são merecedoras de tais atos. Ademais, muitos pais e adultos responsáveis acreditam ser bobagem da criança ou adolescente. Dessa forma, torna-se evidente que a falta do diálogo em casa implica diretamente na vida e formação do sofredor. Por isso, é importante estar atento aos sinais do bullying, em casa e na escola.
Em suma, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema do bullying. Dessa forma, cabe ao MEC, com verbas governamentais, incluir na grade curricular de todo o fundamental I, o ensino da ética, através da contratação de profissionais especializados na área a fim de ensinar as crianças o respeito às diversidades. Ainda mais, acionar os pais para reuniões bimestrais para abordar temas como o bullying como objetivo de incentivar o diálogo familiar. Posto isso, o bullying será minimizado e, assim, alcançar-se-à um cenário parelho ao proposto pelo teórico John Rawls.
laisrcn
C1-160- Poucos desvios gramaticais,só falta você ter mais atenção nos detalhes. Há inadequações que são muito comuns a qualquer pessoa. Entretanto, você mostra entender muito bem a gramática da norma padrão da língua portuguesa escrita.
C2-200- Você tem domínio do gênero dissertativo-argumentativo
C3-120- Evite se esconder no excesso de citações e receitas prontas. Assim, mais do que apenas apresentar as informações, invista em aprofundar as suas análises sobre elas.
C4-200- texto se encontra perfeitamente articulado.
C5-200- proposta de intervenção completa.
Nota Final: 880
LucasAlvesGaldino
Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!!
Desenvolvimentos: colocou os tópicos frasais, demonstrando planejamento textual. Além disso, utilizou conectivos de uma forma agradável, argumentos e contextualizações interessantes, bem como fora do senso comum. Entretantanto, atente-se para não deixar o desenvolvimento sem uma problematização ativa com a sua opinião indireta.
Ahh, tente conectar o primeiro período de desenvolvimento ao segundo. Embora penso que não tirariam nota sua por isso, mas é bom garantir, blz?
Conclusão: ficou legal, mas ficou concisa. Lembre-se que é necessário detalhar… Hordiernamente o banca corretora do ENEM aceita apenas uma proposta inteventiva, com intuito de possuir todos os critérios exigidos, juntamente ao detalhamento.
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 200 (Não notei erros visíveis a partir de uma visão geral, nem termos incompreensíveis. Contudo, se tiver, são poucos. Lembrando que tem a tolerância de erros)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Enfim, não comentei muitas críticas, pois não notei erros alarmantes e você escreveu magnificamente. Se deixei passar alguma coisa, desculpa! Espero que tenha te ajudado, continue estudando. Está no caminho certo, abraço!!!
Obs.: Se quiser trocar correções mande mensagem!
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oliverx10x
Boa Noite, irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e elas são:
C1-Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita : Não sou muito bom em ver essas inadequações, baseando a minha avaliação, principalmente, no modo como as palavras estão escritas.(200)
C2-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo : No que se refere a essa competência, eu avalio se a tese é relevante à discussão, e o repertório socio-cultural.As duas teses estão relacionadas ao tema, o texto se encontra na estrutura do texto dissertativo-argumentativo, e você cita diversos dados que evidenciam o seu considerável repertório(200)
C3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Aqui, eu avalio o quão convincente foi a sua argumentação.As duas argumentações foram boas, mas eu acho que existem pontos que podem ser melhor trabalhados.Por exemplo, no primeiro desenvolvimento, você poderia explicar, resumidamente, o que é a ética, para que, assim, o leitor possa entender a influência da falta da mesma na situação.Eu também acho que, ainda no mesmo desenvolvimento, a citação do John Rawls ficou vaga, pois você não trabalha o porque do bullying ser do interesse do agressor.No segundo parágrafo, eu acho que faltou dados que evidenciem a questão da negligência dos pais, para que, assim, o leitor tenha certeza da veracidade do conteúdo.
(160)
C4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: Aqui, eu avalio o uso de recursos como conectivos, preposições, conjunções, principalmente, pois as mesmas contribuem para que o texto seja fluido – sem engasgos, que prejudicam a leitura.Eu não tive a minha compreensão acerca do texto muito comprometida pelos erros presentes no mesmo, mas eu vi uma concentração de erros já pelo final – em razão de cansaço por sua parte, talvez.Mas, levando isso em conta, eu conclui que eles não são frequentes a ponto de tirar os seus méritos(200).
C5-Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
A sua primeira proposta, apesar de não inovadora, está de acordo com a estrutura ação-agente-meio-detalhamento-finalidade.A sua segunda está um pouco mais desorganizada – até devido aos erros citados no C4 – , mas está relacionada com a discussão.Ademais, se você for citar conteúdos já apresentados para fechar o texto, pegue algo mais abrangentes – a citação do John Rawls foi usada em uma tese em específico, ou seja, só tem relação, na lógica do seu texto, com o problema do ensino, e não com o problema dos pais – , como algo citado na contextualização da introdução.
(160).
Nota:920