Muito se tem discutido, recentemente, sobre a pandemia do Covid-19, semelhante a varíola de séculos atrás, que mesmo em um período não muito desenvolvido, teve se controlada devido a estudos de Edward Jenner, juntamente com a devida vacinação da população. Torna se então, necessário o conhecimento de todos acerca das vacinas, visando manter o controle de diversas doenças, que assolam não só o Brasil, mas o mundo.
Pode se mencionar, por exemplo, ações já realizadas pelo programa nacional de imunização, tais como campanhas de vacinação realizadas todos os anos, junto ao SUS (Sistema Unificado de Saúde), que tem como objetivo, alcançar de forma gratuita o maior número de pessoas. Exemplos da eficácia de tais campanhas são percebidas no controle do Tétano, Sarampo e Tuberculose, combatidas respectivamente pelas vacinas pentavalente, tetra viral e BCG, além de inúmeras outras.
Em outro aspecto, grande parcela da população negligencia o uso de vacinas, afirmando pela falta de conhecimento, os seus efeitos colaterais; o que torna se preocupante a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma vez que, devido a tal fato grupos ante-vacinas são criados, dificultando a ação de órgãos responsáveis pela imunização de pessoas e erradicação de doenças.
Logo, torna-se necessário a criação, pela OMS, além de outros órgãos, de projetos, tais como palestras e documentários nos meios de divulgação, que visem o esclarecimento de dúvidas e a conscientização da população quanto a extrema necessidade da vacinação. Outros dois pontos importantes a serem abordados são: a modificação pelo SUS na duração das campanhas, com o intuito de melhor atender os brasileiros e maiores investimentos em tecnologias necessárias para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas.
ThayllaBronholo
Oi, gostei muito da sua redação e achei legal você ter citado a OMS, mas na frase ”o que torna se preocupante a OMS” faltou o hífen em ”torna se” e eu acredito que esse ”a” seja craseado. A conclusão também poderia ser mais direta e no máximo 5 linhas, mas fora isso eu adorei.