Estudante

A importância das unidades básicas de saúde no Brasil

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     A Constituição Federal de 1988 define a palavra “saúde” como a condição de completo bem-estar físico, mental e social de um cidadão, sendo dever do Estado garanti-la a todos. Sob essa perspectiva, nota-se que, no Brasil, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são fundamentais para a promoção desse direito, pois têm como finalidade possibilitar a aproximação entre a população em geral e os serviços de atendimento clínico. Assim, faz-se necessário analisar os benefícios das UBS para a manutenção da saúde dos brasileiros, bem como os obstáculos para a sua efetivação.

     Em primeiro plano, é possível analisar o papel das UBS para a garantia do acesso pleno à saúde no Brasil. Nesse contexto, durante o período da Idade Média, devido à falta de saúde coletiva, a sociedade europeia estava marcada pela baixa expectativa de vida e pela vulnerabilidade à disseminação de doenças, a exemplo da peste bubônica. Porém, devido ao avanço da ciência e, no país tupiniquim, à implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), o cenário hodierno proporcionou à população o acesso a cuidados básicos capazes de evitar as mazelas ocorridas no passado. Pode-se citar, por exemplo, que, com as UBS, torna-se viável a realização de acompanhamento médico para as famílias, fator que facilita o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento de doenças. Desse modo, observa-se a importância das Unidades Básicas de Saúde para a aquisição do bem-estar populacional.

     Por outro lado, ainda encontram-se obstáculos para a efetivação desses benefícios, tendo em vista o baixo investimento estatal. Nesse sentido, a historiadora Lilia Schwarcz define como “política de eufemismo” o ato de suavizar situações de grande importância para a população. Paralelamente, é perceptível que, por se tratar de um atendimento primário à saúde, o Estado não busca aperfeiçoar esse serviço de maneira eficiente, visto que as Unidades Básicas de Saúde ainda são acometidas pela falta de infraestrutura e de profissionais qualificados para atender a demanda populacional. Em consequência disso, os benefícios das UBS são ignorados, e os cidadãos são negligenciados à medida que não recebem uma experiência completa com o serviço. 

     Diante dos fatos mencionados, fica evidente que, apesar de benéficas, as Unidades Básicas de Saúde ainda são precarizadas no Brasil. Por conseguinte, é dever do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde – órgão responsável pela garantia do bem-estar dos indivíduos –, promover políticas públicas para o aprimoramento das UBS. Essa ação será feita por meio da liberação de verbas para a melhoria na infraestrutura das unidades e para a contratação de profissionais capazes de atender as necessidades dos cidadãos, e terá como objetivo assegurar um atendimento primário de qualidade. Somente assim, conforme proposto pela Constituição Federal, a população alcançará o seu bem-estar pleno.

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1 Correção

  1. Oi, tudo bem?
    Dicas sobre as competências. (Se vc já dominou a estrutura do Enem, não precisa ler)

    Competência 1
    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2
    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3
    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4
    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5
    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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