A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS STARTUPS-CORRIJO DE VOLTA

  • 0

A Revolução Técnico-Científica ocorrida na década de 70 trouxe avanços tecnológicos, responsáveis por transformar, sobretudo as relações de trabalho. Nesse sentido, destaca-se o surgimento de novos modelos de empresa: as startups, que não precisam de uma sede física, e se adaptam perfeitamente ao perfil do mercado de trabalho mais jovem. Esse novo modo de emprego destaca-se tanto pela praticidade do home-office, que possibilita conforto e eficiência, quanto pela possibilidade de abrir uma empresa própria, que garante independência financeira.
Segundo o filósofo Platão, o importante não é viver, apenas, mas ter qualidade de vida. Nesse sentido, as startups possibilitam um grande conforto aos seus funcionários, que podem trabalhar em seu próprio lar, com pausas para alongamentos ou lanches, por exemplo, cenário totalmente divergente da rotina exaustiva dos escritórios que ,associada ao trânsito das grandes cidades, prejudica muitoa saúde física e psicológica do indivíduo. Nesse sentido, as empresas sem sede física proporcionam um trabalho menos estressante, que as demais não podem oferecer, o que evitará danos futuros tanto ao empregador, que não terá gastos com tratamentos médicos de funcionários, quanto ao próprio trabalhador ,ao garantir seu bem-estar.
Ademais, o Estado de bem-estar social , proposto pelo economista John Keynes defende a empregabilidade plena, na qual todo cidadão tem um trabalho. Porém, esse plano se afasta exponencialmente da realidade brasileira, que tem altos índices de desemprego.Nesse cenário, as startups surgem como forma de sustento de inúmeros jovens, por exemplo, que sem experiência no mercado de trabalho, vêem no empreendedorismo uma forma de levar o sustento à sua família e garantir independência financeira em um país repleto de mão de obra, contudo escasso de empregos, assim, essa nova forma de investimento democratiza o acesso à renda, e fomenta o interesse da juventude pelo trabalho e pela vontade de empreender.
Destarte, é necessário que o Estado incentive o empreendedorismo e a abertura de novas startups no mercado, por meio da Receita Federal, que deve diminuir os impostos cobrados às novas empresas, a fim de instigar o interesse, principalmente dos jovens, de ter sua própria empresa e alcançar sua independência financeira , sem a rotina desgastante de um emprego físico.Cabe ainda a essa instituição de poder mostrar à população através de propagandas veiculadas pela mídia a importância das startups na geração de novos empregos,com o objetivo de compensar os avanços provocados pela Revolução tecnico-Científica .

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom dia, muito boa a sua redação, você tem um ótimo potencial. Não sou uma profissional , nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências avaliadas.
    C1: Aqui, para atingir a nota máxima, você só pode ter 2 desvios e 1 problema de análise sintática. Desse modo, iria perder um pouco de nota, por causa das seguintes observações:
    -Falta de vírgula( cada vírgula não colocada conta como se fosse 1 desvio, de acordo com o material disponibilizado pelo inep) na parte ” (vírgula)ocorrido na década de 70(vírgula)”,”(vírgula)sobretudo(vírgula)””(vírgula)sem sede física(vírgula)”, “(vírgula)através de propagandas(vírgula)” e “John Keyners(vírgula)”.
    -Vírgula em local incorreto conta como um desvio cada, tu fez isso antes de “responsáveis” e antes do “e”.
    -Adaptarem-se, eu acho que é próclise, mas posso estar errada.
    -Veem não acentua mais.
    – A parte do “Assim” no terceiro parágrafo seria interessante fazer um novo período, pois o manual fala que pode perder ponto na questão sintática por causa dos períodos justapostos. O último também, tenta formar mais períodos ao invés de tornar tudo parte do mesmo.
    C2: Aqui analisa se não houve fuga/tangenciamento de tema, se teve conhecimento de mundo produtivo e se respeitou o gênero dissertativo-argumentativo. Acredito que tudo isso você fez de uma maneira excelente.
    C3 pontua o projeto de texto e a progressão temática. Você foi bem também, porque é bem visível a estrutura pensada antes da escrita.
    C4: Aqui analisa os mecanismos coesivos, como conectivos, pronomes e outros. No seu texto tem alguns probleminhas de repetição:
    -O conectivos Nesse sentido foi repetido 3 vezes( pode ser trocado por “Nessa lógica, Nessa perspectiva, Desse modo, Dessa maneira…”)
    -Tanto… quanto, 2 vezes( pode ser trocado por “não só… mas como, não só… como também”)
    – Por exemplo 2 vezes(pode ser trocado por ” de maneira análoga”).
    -Os pronomes relativos “que” repetiram muito e em um mesmo período, cuide disso, ele geralmente pode ser trocado por “o qual” “a qual” e seus respectivos plurais, quando o “que” corresponde a essa classe gramatical.
    – E tu colocou vírgula antes do “e” no segundo parágrafo, o que gera um errinho com relação ao sentido da frase, porque ele perde a noção de adição e torna-se adversativo ou conclusivo, quando referente ao sujeito anterior.
    Na competência 5 acredito que todos os pontos exigidos foram abordados, porém, para não correr riscos, recomendo detalhar um pouco mais uma de suas propostas, porque pode passar despercebido o detalhamento.

    Acho que sua nota serial algo como: 120, 200,200,120, 180, respectivamente.
    Parabéns e Sucesso!

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.