A importância da valorização dos museus no Brasil

  • 0

 

O filme “Curtindo a vida adoidado”, dirigido por John Hughes, mostra o desejo incontrolável de Ferris Bueller em cabular aula. Contudo, ao conseguir, ele juntamente com sua namorada e seu melhor amigo, fazem um passeio em grande parte da cidade e vão até mesmo ao museu, isso evidencia o valor cultural dos museus e como eles valorizaram as obras ali expostas. De maneira análoga ao filme, a valorização do museus no Brasil, por parte da sociedade, não acontece. Isso se deve, majoritariamente, à negligência das autoridades e às falhas no âmbito educacional. 

 

Sob esse viés, convém analisar de que maneira a passividade dos governantes influencia no entrave. De acordo com o pacto social, definido pelo contratualista John Rawls, o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos, como lazer e bem-estar. No entanto, é notório o rompimento desse contrato quanto a valorização dos museus brasileiros, visto que os governantes não investem de forma efetiva em reformas e reparos dentro dos museus. Por conseguinte, os bens históricos do país sofrem com o desgaste gerado pelo tempo e assim é visível a ineficácia estatal na integração desse tipo de lazer para toda população, gerando a falta de interesse por parte do corpo social.

 

Outrossim, é lícito postular as falhas no sistema educacional como impulsionadora desse revés. Nesse sentido, o pensamento do educador Paulo Freire, o qual defende a ideia de uma educação crítica, responsável pela formação de seres pensantes e interessados pela cultura do país, relaciona-se a essa problemática. Nessa perspectiva, as falhas no ambiente escolar, como ínfimo incentivo para visitas aos museus e falta de debates que enfatizam a notoriedade dos museus para a sociedade impossibilitam o interesse dos indivíduos. Logo, devido à carência desse estímulo nas escolas, a população opta por outros meios de lazer, como praças e parques.

 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a participação social no processo de valorização dos museus. Assim, sugere-se que o Governo Federal, na figura da Secretaria Especial da Cultura, realize uma reestruturação de museus, iniciando uma campanha de incentivo à população a conhecer e frequentar esse ambiente, por intermédio de um plano reestrutural que consista em fazer reparos e reformas, a fim de manter o acervo histórico e, consequentemente, a memória cultural da sociedade brasileira. Ademais, o Ministério da Educação deve criar ações expositivas, educativas e informativas sobre o patrimônio cultural, por meio de palestras e debates mostrando as riquezas e diversidades dos museus brasileiros, com o intuito de valorizar os recursos culturais e promover ações informativas para a população sobre a importância desses símbolos. Dessa forma, espera-se que os jovens entendam a significância de tal valorização e assim como no filme “Curtindo a vida adoidado” eles possam de fato valorizar os museus nacionais.

Por favor, se puderem dar nota por competência. Desde já, muito obrigada!!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1- 160 demonstra um bom domínio.
    Competência 2- 200 Desenvolve o tema por meio de uma argumentação consistente.
    Competência 3- 200 Apresenta informações consistentes e organizadas.
    Competência 4- 200 Articula bem as partes apresentadas no texto, demostrando conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentos.
    Competência 5- 200 Elabora muito bem a proposta de intervenção para o problema abordado.
    Total: 960 Parabéns!

    • 1
  2. Olá! Gostei muito do texto. Foi apresentado argumentos convincentes e distante do senso comum, possui um bom domínio da tipologia textual, bem como da gramática. Notei poucas inadequações…
    – O que chamou minha atenção ao ter uma visão geral do seu texto foi a extensão do último parágrafo. Sugiro que você proponha duas soluções, todavia, deve focar/ detalhar em somente uma, já é o suficiente.
    – “De maneira análoga” não ficou adequado, passou uma ideia errada, gerou ambiguidade.
    – Amei a citação de Paulo Freire, achei excelente a relação, mas fIcou um pouco confusa. Organize as ideias!
    “Nesse sentido, o pensamento do educador Paulo Freire, o qual defende a ideia de uma educação crítica, responsável pela formação de seres pensantes e interessados pela cultura do país, relaciona-se a essa problemática.” Ao invés da vírgula pode adicionar “educação crítica como responsável pela”, na minha perspectiva o texto fica mais fluido.
    – Evite a repetição de palavras, apesar de não ter sido contante em seu texto. Ex.: “Museu”- desenvolvimento 1.
    Enfim, parabéns! Muito bom, continue assim. Você irá tirar uma nota altíssima. Obs. Opiniões são relativas, sendo assim, posso considerar que algo foi errado/ não ficou bom no seu texto, porém outra pessoa pode gostar. Espero que tenha te ajudado.
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    * Tirei ponto da C1, pois fiquei em dúvida em algumas coisas.
    Ps. Tem como você analisar minha penúltima redação? O tema é sobre o bullying. Ninguém atribuiu notas por competência nem nota geral, nem apontou os erros, aí não sei aonde preciso melhorar. Ficaria muito agradecido, visto que você possui um entendimento e conhecimento absurdo sobre o texto dissertativo- argumentativo. Abraço!

    • 1
  3. Achei sua redação muito boa: o repertório, as citações e como você desenvolveu os argumentos.
    Na introdução, você escreveu: “De maneira análoga…”, mas como é algo contrário ao visto no filme e como “análogo” dá sentido de semelhança, acho que ficaria melhor se usasse: ” Em oposição ao filme…”.
    No segundo desenvolvimento, há repetição de “museus”, tente usar algum sinônimo.
    As propostas de intervenção estão bem completas, só ficou um pouco grande a conclusão quando comparada aos outros parágrafos.
    Nota: 960
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.