A importância da valorização do SUS.

  • 2

A constituição federal de 1988, através do Sistema Único de Saúde assegura o direito à saúde. Entretanto, a má valorização desse sistema impede o acesso total pela população. Pois, a defasagem estrutural e a má gestão pública são os principais fatores que culminam na problemática em questão.

Em primeira análise, a falta de investimentos em postos de saúde e hospitais públicos impede o acesso de parte da sociedade. Segundo Émile Durkheim, filósofo francês, é dever do Estado assegurar o progresso e funcionamento das instituições sociais. Nessa lógica, é negligência governamental não assegurar que a instituição social de saúde progrida. De acordo com Auguste Comte, sociólogo francês, afirma que as instituições sociais regem a sociedade. Nesse sentido, a população é afetada com a inacessibilidade e má condições de saúde, se privando ou tendo que recorrer a meios particulares que oferecem atendimento.

Paralelo isso, a ineficiente administração dos locais de saúde pública reduz a eficiência do SUS. Na perspectiva do investidor norte-americano Warren Buffett, o risco vem de não saber o que está sendo feito. Nessa lógica, é coerente que a desinformação e desqualificação profissional administrativa do setor de saúde, põe em risco toda população dependente da instituição. Durante a Revolta da Vacina no ano de 1904,a gestão pública de saúde impôs a vacinação sem divulgar nada a respeito dela. Nesse contexto, a falta de estratégia e transparência da administração fez com que surgisse uma revolta entre o Estado e a sociedade. 

 Portanto, o debate sobre a importância da valorização do SUS é imprescindível. Nesse cenário, é imperativo que o governo federal junto com o Conselho Nacional de Saúde, invista mensalmente em reformas e reparos infraestruturais nos órgãos públicos de saúde, com o intuito de assegurar uma local que atenda as necessidades públicas. Outrossim, cabe ao Ministério da Saúde e ao Ministério de Telecomunicações, elaborar pesquisas mensais com a população, com perguntas sobre as gestões e baseado nisso será regido se está sendo uma boa ou má administração, a fim de assegurar que a gestão seja avaliada pelos seus usuários.

 

OBS.: Pessoal, estou mudando minha estrutura para essa que pelo visto de acordo com a internet é a correta, agradeço todas as correções.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução Sugerida:
    A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à saúde. Entretanto, tal garantia nem sempre é eficaz, visto que a defasagem estrutural e a má gestão pública trazem dificuldades para o Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, medidas são necessárias para resolver a problemática.

    No D1, é mais interessante utilizar apenas uma citação e desenvolvê-la comparando com a realidade e comentando suas consequências, afinal, você está argumentando um problema. Você faz isso, pôs uma das consequências, faltou só o arremate : frase que concorda com sua tese.

    Paralelo “à” isso > sugestão: Ademais.
    D2, gostei, mas você poderia ter usado só a alusão da Revolta da Vacina e suas consequências para, depois, relacionar com a atulidade, a falta de organização, atraso, desinformação e etc. Também senti falta do arremate.
    O arremate é uma conclusão do seu parágrafo, mostrando que seus argumentos reforçam sua tese.

    Assegurar “um” local.

    Na conclusão, selecione dois agentes. Cada um deles vai propor uma solução.
    Cada solução vai estar relacionada a um problema.
    A solução deve conter:
    1. Quem vai fazer : Agentes
    2. O que vai fazer : Solução para problema 1 e para problema 2.
    3. Como vai fazer: detalhes das soluções e meios utilizados.
    4. Resultado disso: Idealização, geralmente você retoma uma citação. “Assim, o direito a saúde não se restringirá ao campo teórico da Carta Magna brasileira.”

    Eu te daria uns 750.

    Você comete alguns erros de que são poucos.
    Sua introdução está um pouco mal construída, poderia lapidar melhor, como sugeri.
    Seus desenvolvimentos possuem muitas citações e pouca explicação/consequência + falta arremate. Escolha uma citação para a intro, uma para o D1 e outra para o D2. Fim.
    Na conclusão, utilize somente 2 agentes, um para cada problema.

    Com esses ajustes, você chega nos 900+ rapidinho.
    bons estudos e abs.

    • 1
  2. Se não me engano , eu já corrigi uma redação sua(seu nome é familiar).
    Sua redação é 1000( você têm um repertório enorme é um conhecimento maravilhoso).
    Eu vou fazer duas correções :
    Eu sendo uma pessoa leiga, eu dou 1000 pontos.

    Mas eu não sou leiga. Desculpa mas tem muita informação errada no seu texto.

    1 A constituição federal de 1988, através do Sistema Único de Saúde assegura o direito à saúde. Entretanto, a má valorização desse sistema impede o acesso total pela população. Pois, a 2 defasagem estrutural e a má gestão pública são os principais fatores que culminam na problemática em questão.
    1: o SUS não têm nada haver com constituição, o SUS nasceu de anseio popular . A constituição de 1988 fala que saúde é dever do estado, garantindo por meio de politicas sociais. Quando você escreve essa frase, para um professor de politicas de saúde está errado.
    2: O que você que dizer com defasagem social?
    Em primeira análise, a falta de investimentos em postos de saúde e hospitais públicos impede o 3 acesso de parte da sociedade. Segundo Émile Durkheim, filósofo francês, é dever do Estado assegurar o progresso e funcionamento das instituições sociais. Nessa lógica, é negligência governamental não assegurar que a instituição social de saúde progrida. De acordo com Auguste Comte, sociólogo francês, afirma que as instituições sociais regem a sociedade. Nesse sentido, a população é afetada com a inacessibilidade e má condições de saúde, se privando ou tendo que recorrer a meios particulares que oferecem atendimento.
    3: O acesso aos serviços de saúde, é uma coisa muito complicada, vai muito além do que falta de investimentos . Você não vai ter um serviço de alta complexidade em um município que têm menos de 10.000 habitantes, porque vai ter prejuízo, você vai ofertar um serviço para pouca demanda.
    O Agente comunitário de saúde(acs), existe para isso, para ligar população ao serviço de saúde, mas acs não consegue ir em todo lugar , por ser uma área de alta criminalidade ou por questões geográficas…
    Paralelo isso, a ineficiente administração dos locais de saúde pública reduz a eficiência do SUS. Na perspectiva do investidor norte-americano Warren Buffett, o risco vem de não saber o que está sendo feito. 6 Nessa lógica, é coerente que a desinformação e desqualificação profissional administrativa do setor de saúde, põe em risco toda população dependente da instituição. 7: Durante a Revolta da Vacina no ano de 1904,a gestão pública de saúde impôs a vacinação sem divulgar nada a respeito dela. Nesse contexto, a falta de estratégia e transparência da administração fez com que surgisse uma revolta entre o Estado e a sociedade.
    6: eu concordo
    7: A revolta da vacina foi algo cultural, não é culpa da gestão pública
    8: Portanto, o debate sobre a importância da valorização do SUS é imprescindível. Nesse cenário, é imperativo que o governo federal junto com o Conselho Nacional de Saúde, invista mensalmente em reformas e reparos infraestruturais nos órgãos públicos de saúde, com o intuito de assegurar uma local que atenda as necessidades públicas. Outrossim, cabe ao Ministério da Saúde e ao Ministério de Telecomunicações, elaborar pesquisas mensais com a população, com perguntas sobre as gestões e baseado nisso será regido se está sendo uma boa ou má administração, a fim de assegurar que a gestão seja avaliada pelos seus usuários.
    8: Com as pec’s que congela os gastos com a saúde você têm que mudar sua conclusão, você têm que criar jeitos de maiores investimentos na saúde.
    Não vai ter dinheiro para fazer o que você quer.
    Nessa nota correção: eu te dou 700 pontos

    • 0
  3. Uau eu adorei sua redação está muito boa de verdade.
    Só se atente em deixar mais a parte da argumentação autoral, no caso sua argumentação com relação ao tema, você utilizou um recurso ótimo que são as citações mas não necessariamente é certo usar em todos os parágrafos, mas tirando isso está muito boa sua redação. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.