Iniciante

”A importância da solidariedade em momentos de crise”. obs: colocar a nota.

  • 0

 

Segundo o dicionário Aurélio, solidariedade é a ação de se dispor a ajudar, defender ou apoiar uma pessoa em uma dada circunstancia. Dessa forma, indivíduos que mantém essa prática ganham ainda mais importância em momentos de crise. Tendo vista fatores que evidenciam a necessidade do voluntariado se agravam, afetando geralmente os mais pobres e desprotegidos, além da indisposição que a maioria dos brasileiros tem para realizar ou participar de obras de cunho social.

Inicialmente, cabe mencionar como muitas pessoas passam a depender unicamente de atos de caridade durante crises. Segundo matéria do portal G1 publicada recentemente, trabalhadores informais, desempregados e moradores de rua perderam sua forma de sustento com o fechamento do comercio em virtude da pandemia do Coronavirus. Isso faz com que, esses indivíduos só se alimentem graças a doações arrecadadas por ONG, pela Igreja Católica e por indivíduos solidários. Sendo assim, a solidariedade desses grupos significa o prato de comida na mesa, ou o teto sob a cabeça de grande parte da população. Portanto, é imprescindível a expansão da cultura da caridade no Brasil.

Outrossim, é mister observar como a maioria dos brasileiros não participam de trabalhos voluntários, nem tem hábitos de realizar doações à instituições que os realizam. Como é mostrado em pesquisa do IBGE divulgada em 2018, mais de 95% da população não participam de nenhuma organização de cunho solidário, a mesma pesquisa mostra a grande maioria dos entrevistados também não colaboram com doações à obras de caridade. Ou seja, falta maior consciência quanto ao papel social de cada individuo para o progresso conjunto da comunidade, não havendo, muitas vezes, preocupação com o próximo. Sendo isso, além de falta de empatia, uma maneira de aumentar a desigualdade.

Frente ao exposto, é necessário o desenvolvimento de práticas solidárias por parte da população. As instituições de ensino e a mídia devem divulgar a necessidade da caridade, o que seria feito através de campanhas publicitárias, documentários, palestras, seminários e eventos que divulgassem a necessidade de ajudar o próximo, e as obras daqueles que já o fazem. O que traria mais visibilidade para quem necessita de ajuda e para quem já faz sua parte, o que traria mais pessoas para causas solidárias. O que cumpriria a definição do dicionário Aurélio sobre a solidariedade.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. A redação tá ótima. Demonstra grande conhecimento do tema, por meio de argumentos e dados estatísticos. Abertura TOP, trazendo o significado da palavra solidariedade. C2—200
    Demonstra um ótimo domínio da norma padrão, pois não vi nenhum erro de concordância, pontuação e acento (se tiver me avisa). C1—200
    Demonstra um bom projeto de texto, sabendo escolher o que entra e o que sai. C3–200
    Também demonstra um bom domínio de elementos linguísticos, mas na conclusão você repetiu “o que” 3 Vezes. C4—160
    Por fim, respondeu todas as perguntas que a conclusão precisa. C5–200
    Continue assim, e logo chegará o tão sonhado MIL!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.