A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a importância da saúde mental em atividades de alta performance, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante desse perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o desgaste mental de atletas, em grandes disputas, o mesmo não está apenas competindo, mas, representando seu país. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde mental, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que a pressão do público, é um dos fatores como impulsionador do desgaste mental de atletas no Brasil. Segundo o jornal da USP, mais de 46% dos atletas tiveram problemas, em relação a saúde mental na retomada dos esportes em plena pandemia. Diante desse tal exposto, não só o momento trágico que estamos vivendo os afeta, mas também a responsabilidade e a representação do público e país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a (OMS) Organização Mundial da Saúde, por intermédio do Ministério da Saúde, levar aos atletas ajuda profissional a fim de, melhorar o emocional dos atletas. Assim, se consolidará uma sociedade mais compreensiva com os atletas, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social” tal como afirma John Locke.
LucasTH.
Bom dia, boa tarde, boa noite!!
Sua redação está boa, vou fazer apenas alguns comentários para tentar agregar, para melhorar sua redação (SOU APENAS UMESTUDANTE QUE ESTÁ TENTANDO MELHORAR MINHA REDAÇÃO)
Na introdução, importante colocar os 2 temas dos argumentos, que na sua introdução foram: “tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a importância da saúde mental em atividades de alta performance” e “universalização desse direito social tão importante.” No qual você deveria abordar no desenvolvimento.
Desenvolvimento 1- deveria aboradar sobre importância da saúde mental para a prática de esportes, com os direitos que os atletas tem. E você conseguiu abordar muito bem do tema.
Desenvolvimento 2- deveria falar sobre a universalização desse direito social, porém você falou do que esta ocasionando o desgaste mental nos atletas, ENTÃO, seria interresante colocar isso na introdução, para deixar claro que este é o segundo argumento que você iria desenvolver.
Conclusão- Na parte em que você coloca (OMS) Organização Mundial da Saúde, penso que você deveria mudar, deixando OMS (Organização Mundial da Saúde), ou Organização Mundial da Saúde (OMS).No mais penso que está tudo correto.
Parabéns.
Espero ter ajudado!!
Teles_Guiga
olá, esse modelo pronto é bem famoso e pode te ajudar a ter uma nota fixa, porém será que você não poderia ir além? Utilize as citações dele, tenha domínio delas, como exemplo a constituição. Ademais, falta explicitação da tese e o modo na conclusão, ele vai fazer como????? Fora isso está bem escrito e organizado.
1-) 180
2-) 200
3-) 180
4-) 200
5-) 180
Nota: 940