A importância da representatividade para a construção de referências negras

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De acordo com o filósofo Silvio Almeida, autor de “O que é racismo estrutural”, o racismo estrutural que faz com que pessoas negras sejam vistas sempre em lugares subalternizados e marginalizados, a ponto de se sentirem inferiorizados em locais públicos. No contexto nacional atual, muitos negros estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade por conta da representatividade negra e usando-a como referência sociocultural. Isso ocorre, não só devido ao aumento da integração de negros no cenário cinematográfico e televisivo, mas também pela redução no índice de desigualdade racial.

Primeiramente, vale ressaltar que a integração de pessoas negras no cenário televisivo e cinematográfico contribui de maneira positiva para a representação negra na sociedade. Sob essa ótica, o filme Pantera Negra, produzido pela Marvel DC, impacta na realidade de muitos jovens que se sentem representados por terem um herói negro nas telinhas. Com isso, o cinema ao criar uma narrativa que dar voz as questões culturais e históricas dos povos Afrodescendentes, leva em consideração não apenas a representação visual comumente, mas também uma produção política e estética que pretende trazer à tona uma reflexão crítica sobre as desigualdades provenientes dos processos como o racismo estrutural.

Ademais, segundo Douglas Belchior, “O jovem negro tem, hoje, oportunidades que seus pais não tiveram, mas isso não significa que elas sejam iguais”.  Com efeito, essas oportunidades constroem pontes entre as realidades de brancos e negros no Brasil, contribuindo para a minimização do índice da desigualdade social. Evidencia-se, então, que a diminuição desse índice se torna um fator favorável tanto na representatividade dos negros que conseguiram uma posição de destaque social, quanto para os jovens que almejam lugares de ênfase.

Urge, portanto, que o Ministério da cultura, promova a criação de datas comemorativas e propagandas de conscientização cultural, por meio de recursos físicos: museus e livros que retratem toda a trajetória desde a escravização e digitais: como filmes, séries, anúncios publicitários e etc, a fim minimizarem a desigualdade social e promoverem um ambiente de representatividade sociocultural. Com isso, torna-se possível a integração de jovens negros na sociedade contribuindo para que eles possam ser representados e incentivados por pessoas que tiveram realidades parecidas.

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2 Correções

  1. Olá, tudo bom? Espero que minhas dicas possam te ajudar de alguma forma! Qualquer dúvida/contestação/feedback pode me chamar por aqui ou pelo meu insta @eiiglauber

    De acordo com o filósofo Silvio Almeida, autor de “O que é racismo estrutural”,[1] o racismo estrutural que faz com que pessoas negras sejam vistas sempre em lugares subalternizados e marginalizados, a ponto de se sentirem inferiorizados em locais públicos. No contexto nacional atual, muitos negros estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade por conta da representatividade negra e usando-a como referência sociocultural[2]. Isso ocorre,[3] não só devido ao aumento da integração de negros no cenário cinematográfico e televisivo, mas também pela redução[4] no índice de desigualdade racial.

    [1] Faltou um verbo, como “é o racismo…”, para a frase ter sentido

    [2] Não há problematização do tema. Lembrando que, apesar de o tema parecer “positivo”, no Enem, você deve problematiza-lo. Exemplo: “Apesar da representatividade negra ser de grande importância, ela não é concretizada na realidade”

    [3] Não há essa vírgula

    [4] o correto é “à redução…” para manter o paralelismo

    Primeiramente, vale ressaltar que a integração de pessoas negras no cenário televisivo e cinematográfico contribui de maneira positiva para a representação negra na sociedade. Sob essa ótica, o filme Pantera Negra, produzido pela Marvel DC, impacta na realidade de muitos jovens que se sentem representados por terem um herói negro nas telinhas[1]. Com isso, o cinema[2] ao criar uma narrativa que dar voz[1] as[3] questões culturais e históricas dos povos Afrodescendentes[4], leva em consideração não apenas a representação visual comumente[6], mas também uma produção política e estética que pretende trazer à tona[1] uma reflexão crítica sobre as desigualdades provenientes dos processos como o racismo estrutural[5]

    [1] Expressões informais/coloquiais demais. Busque usar palavras no seu sentido LITERAL

    [2] necessidade de vírgula

    [3] necessidade de crase

    [4] “afrodescendentes” é nome comum, deve vir em minúsculo

    [5] faltou explicar mais o que é racismo estrutural e como ele interfere no “problema’

    [6] o que seria essa “representação visual” e “comumente” é diferente de “comum”

    Obs: a argumentação poderia trazer mais exemplos, aprofundar mais nas ideias.

    Ademais, segundo Douglas Belchior[1], “O jovem negro tem, hoje, oportunidades que seus pais não tiveram, mas isso não significa que elas sejam iguais”. Com efeito, essas oportunidades constroem pontes[2] entre as realidades de brancos e negros no Brasil, contribuindo para a minimização do índice da desigualdade social[3]. Evidencia-se, então, que a diminuição desse índice se torna um fator favorável tanto na representatividade dos negros que conseguiram uma posição de destaque social, quanto para os jovens que almejam lugares de ênfase[4].

    [1] qual a área desse Douglas? Filósofo, teórico? (Falta de legitimidade)

    [2] conceito abstrato demais, como essas “oportunidades” constroem essas ligações entre brancos e negros?

    [3] Que índice é esse? Qual a pertinência dele para o problema?

    [4] que lugares seriam esses?

    Obs: A argumentação ficou muito abstrata, faltou explicar conceitos levantados. Procure ser mais objetivo nas suais ideias.

    Urge, portanto, que o Ministério da cultura[1], promova a criação de datas comemorativas e [2] propagandas de conscientização cultural por meio de recursos físicos: museus e livros[3] que retratem toda a trajetória desde a escravização[3] e digitais: como[4] filmes, séries, anúncios publicitários e etc[5], a fim [6] minimizarem a desigualdade social e promoverem um ambiente de representatividade sociocultural. Com isso, torna-se possível a integração de jovens negros na sociedade [3] contribuindo para que eles possam ser representados e incentivados por pessoas que tiveram realidades parecidas[7].

    [1] o correto é “Ministério da Cultura”, e tome cuidado, pois esse ministério já não existe mais. Agora ele faz parte do Ministério da Cidadania, se não me engano

    [2] faltou o “de”, para manter o paralelismo. Cuidado! Conscientização é considerada uma ação invalida pelo Enem

    [3] Falta de vírgula

    [4] não há necessidade do “como”, já que você usa os dois pontos para eumerar os elementos

    [5] Sigla não pode ser usada antes de ser abordada por extenso. No caso a troca seria por “dentre outros”

    [6] Faltou o “de”

    [7] Que pessoas que seriam essas?

    Notas:

    C1- 160 (poucos desvios)

    C2- 80 (pela falta de compreensão temática, houve uma tangência ao tema)

    C3- 120 (consequente da tangência e de um projeto de texto confuso)

    C4- 200 (não vi nenhum erro de coesão)

    C5- 200 (apesar dos erros listados, a proposta tem os 5 elementos, mas preste atenção no que eu te disse!)

    Total- 760

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  2. De acordo com o filósofo Silvio Almeida, autor de “O que é racismo estrutural”, o racismo estrutural [1] que [2] faz com que pessoas negras sejam vistas sempre em lugares subalternizados e marginalizados, a ponto de se sentirem inferiorizados em locais públicos. No contexto nacional atual, muitos negros estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade por conta da representatividade negra e usando-a como referência sociocultural. Isso ocorre, não só devido ao aumento da integração de negros no cenário cinematográfico e televisivo, mas também pela redução no índice de desigualdade racial.

    [1] ao invés de repetir a expressão “racismo estrutural” poderia utilizar um sinônimo, como “tal fenômeno descrito no livro”, por exemplo;
    [2] esse “que” não fez muito sentido no trecho
    *Seu parágrafo introdutório está muito bom, no geral está tudo muito coeso, seu repertório foi produtivo e sua escrita foi bem fluida.

    Primeiramente, vale ressaltar que a integração de pessoas negras no cenário televisivo e cinematográfico contribui de maneira positiva para a representação negra na sociedade. Sob essa ótica, o filme Pantera Negra, produzido pela Marvel DC, impacta na [1] realidade de muitos jovens [2] que se sentem representados por terem um herói negro nas telinhas [3]. Com isso, o cinema [4] ao criar uma narrativa que dar [5] voz as [6] questões culturais e históricas dos povos Afrodescendentes, leva em consideração não apenas a representação visual comumente, mas também uma produção política e estética que pretende trazer à tona uma reflexão crítica sobre as desigualdades provenientes dos processos como o racismo estrutural.

    [1] a*
    [2] falta vírgula
    [3] poderia ter usado um termo menos coloquial. EX.: se sentem representados por terem um herói negro nos filmes de grande apelo popular.
    [4] falta vírgula
    [5] dá*
    [6] às
    Adorei esse seu parágrafo de argumentação. Foi coerente com a tese, usou um repertório condizente com o seu argumento. Realmente muito bom.

    Ademais, segundo Douglas Belchior, “O jovem negro tem, hoje, oportunidades que seus pais não tiveram, mas isso não significa que elas sejam iguais”. Com efeito, essas oportunidades constroem pontes entre as realidades de brancos e negros no Brasil, contribuindo para a minimização do índice da desigualdade social [1]. Evidencia-se, então, que a diminuição desse índice se torna um fator favorável tanto na representatividade dos negros que conseguiram uma posição de destaque social, quanto para os jovens que almejam lugares de ênfase.

    [1] desigualdade social ou racial?
    No geral, também está ótimo esse parágrafo, você conseguiu desenvolver o que estava previsto na sua tese, mas foi mais sucinto do que no D1. Poderia ter desenvolvido mais quais são essas “oportunidades” que promovem a diminuição do índice da desigualdade citada, mas do mesmo jeito está muito bom!

    Urge, portanto, que o Ministério da cultura[1], promova a criação de datas comemorativas e propagandas de conscientização cultural, por meio de recursos físicos: museus e livros que retratem toda a trajetória desde a escravização [2] e digitais: como filmes, séries, anúncios publicitários e etc, a fim [3] minimizarem a desigualdade social e promoverem um ambiente de representatividade sociocultural. Com isso, torna-se possível a integração de jovens negros na sociedade [4] contribuindo para que eles possam ser representados e incentivados por pessoas que tiveram realidades parecidas.

    [1] Ministério da Cultura*; não precisa dessa vírgula
    Cuidado! O Ministério da Cultura foi extinto em 2019!
    [2] falta vírgula
    [3] a fim de*
    [4] falta vírgula
    Proposta muito boa, completa e detalhada. Achei interessante que no D1 e no D2 você não necessariamente problematizou o tema, e mesmo assim conseguiu inserir uma intervenção para a situação.

    C1- 120
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 200
    Nota: 880

    Você escreve muito bem! Continue assim!
    Se puder marcar como melhor correção, agradeço :)

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